Assessoria no mundo digital: como sobreviver à era da informação

Em meio a tantas atividades que o mundo digital proporciona às pessoas, ser um assessor de imprensa eficiente não é uma tarefa fácil. O comprometimento da rotina é um problema real quando não sabemos como lidar com tanta informação disponível para o cliente.

Para evitar que maiores problemas apareçam em sua rotina, causando crises para seu cliente e para você, existem algumas estratégias que podem ser incorporadas em seu dia a dia profissional. Elas são ótimas alternativas para sobreviver à era desafiadora da informação digital.

4 atitudes para sobreviver à assessoria de imprensa do mundo digital

Com o intuito de potencializar seu dia a dia como assessor de imprensa, decidimos elaborar este post com 4 princípios para enfrentar os desafios da comunicação no mundo digital (e conquistar ótimos resultados para seu cliente).

Nossas 4 dicas são essenciais para qualquer serviço de assessoria de imprensa de sucesso na era da informação digital. Afinal, são habilidades que ajudam o profissional a se destacar no mercado, a aproveitar toda a potencialidade do mundo digital e a conquistar um cliente satisfeito.

1. Elabore releases estratégicos

A elaboração e o disparo de releases na assessoria de imprensa digital continua sendo importante. Claro que não é mais a única fonte de divulgação da imagem do cliente, mas se o texto for pensado de forma estratégica, é uma ótima carta na manga para o profissional da comunicação.

Para sobreviver ao mundo digital, o release teve de sofrer algumas modificações. Hoje, é preciso pensar em SEO, em conteúdos em diversos formatos, em infográficos, em personalização de conteúdo e em critérios jornalísticos.

Aqui no blog, já publicamos alguns textos relacionados a esse assunto. Já conferiu os conteúdos? Se ainda não fez isso, vamos deixar os links para nossos materiais sobre a temática.

5 dicas para elaborar um press release e ter sucesso na divulgação da marca

5 dicas sobre o que é release poderoso para a comunicação digital

6 princípios das técnicas de SEO para escrever releases poderosos

2. Aproveite a visibilidade dos influenciadores digitais

Uma das coisas mais interessantes que o mundo digital proporcionou foi a possibilidade das pessoas deixarem de ser apenas consumidoras de conteúdo. No mundo virtual, elas têm a chance de divulgar materiais e se tornar formadoras de opinião.

No Instagram, em blogs ou em canais no Youtube, as pessoas expõem opiniões e conquistam fãs leais às informações publicadas. Se você ainda não sabe do que estamos falando, lembre do termo influenciador digital.

Essas duas palavras nunca foram tão utilizadas como no momento em que estamos vivendo. E a assessoria de imprensa pode (e deve) ter um olhar estratégico em relação ao tema.

Afinal, os influenciadores digitais podem ajudar a divulgar a imagem de seu cliente em parcerias benéficas para ambas as partes. Aqui no blog já elaboramos um post sobre isso. É só clicar aqui para ler o artigo.  

3. Monitore menções ao cliente

Nossa terceira dica para sobreviver ao mundo digital da assessoria de imprensa é um fator que, se deixado de lado, pode prejudicar o rendimento profissional no dia a dia.

Na era da assessoria de imprensa tradicional, os profissionais tinham materiais impressos para monitorar as menções ao cliente. Folhear jornais ou revistas, ouvir rádio e ver TV eram coisas que faziam parte da rotina de quem trabalhava com comunicação.

Hoje, temos sites, portais de notícia, revistas, jornais impressos e digitais, rádio, TV, blogs e redes sociais para monitorar para o cliente.

O problema é que, se o assessor de imprensa não souber como fazer isso de forma estratégica e otimizada, vai acabar comprometendo outras atividades importantes para sobreviver à era digital.

Para evitar que o clipping de notícias seja um fator de comprometimento do dia a dia, invista em ferramentas tecnológicas capazes de acelerar o processo demorado e manual.

Um exemplo de ferramenta de monitoramento de notícias é o NewsStream. Ela permite que o clipping seja uma estratégia otimizada, que as menções ao cliente sejam analisadas com rapidez, que relatórios sejam criados com facilidade e que o profissional consiga realizar outras táticas essenciais para o cliente, como a inteligência de mercado.

Se você está relutante porque a ferramenta profissional envolve aspectos financeiros, mantenha a calma. Pense de forma estratégica. Quanto tempo o software economizaria na sua rotina com o clipping? Quantas coisas você poderia fazer nesse período?

Às vezes, o barato sai caro. E não estamos falando necessariamente de dinheiro, mas sim de furos no monitoramento, em crises que podem acontecer, em competição com a concorrência, entre outras coisas. Vale a pena considerar o investimento, não concorda?

4. Use os dados a seu favor

Na assessoria de imprensa digital, gerenciamento de mídias sociais se tornou um dos pilares da profissão.

Não adianta mais dizer que produção de conteúdo para Facebook é função do Social Media. Não adianta dizer que analisar dados não é sua responsabilidade porque “você é de Humanas”. Para sobreviver ao mundo da tecnologia, é preciso se reinventar.

Uma das coisas que as mídias sociais possibilitaram à assessoria de imprensa foi a disponibilização de dados mensuráveis sobre o que foi publicado, sobre a audiência e sobre demais informações relevantes para o crescimento de empresas.

Esses dados, sozinhos, representam apenas números. No entanto, se o assessor de imprensa selecionar métricas para analisá-los, eles se tornam ferramentas poderosas para a empresa assessorada.

Lembre-se que métricas não são receita de bolo. Não podemos dizer como você deve fazer a análise.

Afinal, tudo depende dos objetivos traçados quando você elaborou o planejamento de assessoria de imprensa do cliente. Esse é o primeiro passa para transformar os dados em informações fundamentais para o cliente.

As dicas que selecionamos para este artigo são apenas algumas das características da profissão na era digital. Para conhecer outras, faça o download do nosso e-book Assessoria de imprensa digital: 12 coisas que todo comunicador precisa conhecer.