Brasileiros apostam no investimento em dados para tomadas de decisão

O estudo “Infobrief – Dados como a nova água: a importância de investir em pipelines de dados e análises”, encomendado pela Qlik e realizado pela consultoria IDC, identificou que as empresas brasileiras lideram o investimento em dados para tomadas de decisão

Com um score médio de 52,47, os brasileiros detêm a maior pontuação na pesquisa, que avalia como as organizações estão investindo na criação de recursos de dados para insights (Data 2 Insights – D2I) por meio de pipelines de dados e análises modernos. 

Junto a 1,2 mil líderes de negócios de 11 países, as organizações foram avaliadas em relação ao seu desempenho nas quatro áreas do pipeline de dados: identificação, coleta, transformação e análise de dados corporativos, com uma escala medida de 0 a 100. 

>> Leia também: Ecossistema brasileiro é adequado para implantação de Inteligência Artificial

As descobertas geográficas do estudo mostram que existem diferenças importantes na maneira como cada país e região promove o investimento em dados e os aproveita para as tomadas de decisão. 

Conforme os resultados, os líderes latinos observaram que os benefícios mais satisfatórios foram: melhora do lucro para 90%; eficiência operacional, 88%; e aumento da receita, 86%. 

Os brasileiros aparecem à frente de indianos (47,39), norte-americanos (46,52), australianos (42,39) e britânicos (40,80), e ficam 17 pontos à frente dos franceses, piores colocados (34,93).