7 táticas para melhorar a clipagem de notícias do cliente

Se a clipagem de notícias do cliente, ou clipping, está complicando a rotina da agência de assessoria de imprensa, é fundamental procurar alternativas para contornar a situação. Existem estratégias simples (mas relevantes) para evitar que essa atividade seja um gargalo no dia a dia dos profissionais.

Conheça 7 estratégias para evitar gargalos na clipagem de notícias

Estruturar a clipagem de notícias é importante para evitar comprometimento da rotina e para garantir a saúde da agência e da empresa assessorada.

Dessa forma, elaboramos um miniguia  com 7 dicas sobre monitoramento de conteúdos noticiosos para potencializar a sua rotina e garantir um cliente satisfeito com o investimento em assessoria de imprensa.

1. Crie um planejamento

Para pensar em clipping, é fundamental lembrar de planejamento. Não adianta você monitorar notícias sem saber qual o objetivo na execução da estratégia.

Isso é válido para qualquer tática da assessoria de imprensa. Seja com as ações que vão ser executadas, com os releases que serão disparados, com o gerenciamento de redes sociais ou com o monitoramento de notícias, é preciso planejar.

Só com objetivos bem definidos é possível obter bons resultados com a estratégia. Afinal, você vai saber qual caminho seguir na hora de monitorar os conteúdos noticiosos para o seu cliente.

2. Saiba o que monitorar

Depois de estruturar o objetivo da clipagem, é hora de decidir o que será monitorado. Sim, isso é imprescindível para conquistar ótimos resultados.

Quer saber o motivo? Pense em quantos conteúdos temos à disposição no meio digital. São muitos sites, blogs, portais de notícia, jornais, revistas, mídias sociais, canais de TV, estações de rádio… É fácil perder a conta.

Portanto, antes de colocar o clipping em prática, saiba o que monitorar. Nesta etapa, você deve incluir quais jornais são mais importantes, quais os influenciadores digitais mais relevantes e quais os portais relacionados ao nicho de mercado do cliente, por exemplo.

Além disso, não esqueça que é possível monitorar mais do que menções feitas sobre seu cliente. Que tal ficar de olho nas notícias relacionadas à concorrência ou ao que há de novo no nicho de mercado do assessorado?

Se fizer isso, as chances de conquistar melhores resultados aumentam. Afinal, você consegue manter um olhar perspicaz para as coisas relevantes que têm algum tipo de relação com o assessorado.

3. Escolha termos importantes

Com a clipagem de notícias do cliente estruturada (objetivos e alvos definidos), é hora de colocar a mão na massa. Outro ponto importante para essa estratégia da assessoria de imprensa é a escolha dos termos que serão utilizados na busca pelos conteúdos.

Esses termos são as palavras-chave do clipping. Eles vão guiar a pesquisa realizada pelo profissional de assessoria de imprensa e vão interferir no resultado obtido. Portanto, use seu conhecimento técnico para decidir o que vale a pena pesquisar e o que pode ser deixado de lado.

Escolha termos relacionados ao seu cliente, variações de palavras, nome das empresas concorrentes, expressões que resultam no nicho de mercado da empresa, entre outras coisas que você pode pesquisar na clipagem de notícias.

4. Filtre os resultados

Depois de escolher as palavras-chave mais adequadas para o clipping de seu cliente, é hora de fazer a pesquisa. Aqui, o profissional terá de ser perspicaz para filtrar os resultados obtidos com os termos escolhidos.

Isso é essencial para evitar que notícias não relevantes para o objetivo especificado no início do clipping sejam coletadas pelo profissional.

Um exemplo é definido por conteúdos muito antigos. Eles podem não ser interessantes se você está fazendo o monitoramento de uma campanha recente.

Na maioria dos casos, os mecanismos de busca oferecem opções para filtragem, o que facilita a vida do assessor de imprensa.

Além disso, é possível utilizar outro tipo de filtragem: tipos de veículos noticiosos. Às vezes, você só quer clipar um jornal específico, e não a imensidão de conteúdos disponíveis na internet.

5. Facilite a rotina

O grande problema da clipagem de notícias no mundo digital é que temos muitos conteúdos à disposição. Isso acaba dificultando a vida do assessor, que precisa garimpar a listagem de resultados.

Esse comprometimento é conhecido na assessoria de imprensa como gargalo, já que exige um maior fluxo de trabalho para que o profissional consiga cumprir a atividade com eficiência.

Às vezes, por mais que o trabalho seja feito com a melhor eficiência, ainda é possível que existam furos no clipping. Afinal, o assessor de imprensa é humano. Humanos são passíveis de erros.

Então, como solucionar esse problema? A resposta é mais simples do que você imagina: ferramenta para clipagem. Um software desse tipo é o Knewin News.

Com uma plataforma desse tipo, o monitoramento de notícias acaba se tornando um processo automatizado. Isso significa otimização para a assessoria de imprensa, eliminação de furos e eficiência profissional.

Por isso, se o clipping é um gargalo em sua rotina, talvez seja a hora de investir em um software capaz de melhorar o trabalho do assessor de imprensa.

6. Crie relatórios

Depois de clipar as notícias essenciais para o crescimento de seu cliente, é hora de lembrar de mais uma coisa importante para a assessoria de imprensa: relatórios.

Esses documentos são essenciais porque documentam as notícias que mencionam o cliente. Isso permite que você possa mensurar os resultados de forma eficiente.

Um bom relatório deve conter as notícias, assunto central, autor, veículo, teor das menções (se é positivo, neutro ou negativo) e outras informações úteis para seu cliente.

Não esqueça de compartilhar esse documento com seu cliente. Afinal, ele é o maior interessado nos resultados obtidos com o investimento em assessoria de imprensa.

7. Tenha um panorama da empresa

Depois de estruturar a clipagem e executá-la, o que você faz? Se a resposta foi algo parecido com “deleto ou não me importo mais”, ligue o alerta vermelho.

Para que a assessoria de imprensa melhore a saúde da empresa, é necessário que o profissional tenha um panorama do que foi realizado, do que está sendo feito e do planejamento futuro.

O clipping serve como parâmetro para que você consiga decidir quais ações podem ser elaboradas em um momento futuro. Por isso, nunca delete os relatórios e os resultados obtidos com o monitoramento de notícias.

Você ainda tem dúvidas sobre monitoramento de notícias? Faça o download do nosso Guia definitivo do clipping digital. O conteúdo do material pode ser o que faltava para potencializar sua rotina.

banner clipping digital