Clipping de notícias: 6 passos para uma boa estratégia

O clipping de notícias, ou monitoramento, é uma estratégia que permite a identificação e a análise de conteúdos jornalísticos que mencionam marcas, personalidades e assuntos variados.

Essa estratégia é muito utilizada por profissionais de comunicação. Eles fazem uso do clipping para construir um termômetro e um panorama sobre a imagem dos clientes na imprensa.

O grande ponto é que o clipping de notícias, para trazer resultados efetivos na era da informação digital, precisa ser estruturado de forma assertiva.

E é por isso que criamos este post. Nosso conteúdo vai te ajudar a construir um monitoramento de notícias realmente efetivo para analisar a imagem da sua marca nos veículos jornalísticos.

6 passos para um clipping de notícias assertivo

Para construir um clipping de notícias de resultados, a primeira coisa que você precisa entender é a seguinte: a estratégia não precisa ser complexa.

Analisar a imagem de uma marca nos veículos jornalísticos não é um bicho de sete cabeças. É possível simplificar o monitoramento em passos eficazes que facilitam a sua rotina e permitem uma boa análise qualitativa e quantitativa.

O que você ganha com isso? Bem, um bom clipping de notícias consegue trazer informações valiosas sobre a sua marca, sobre a concorrência e sobre o nicho de mercado no qual você atua.

Ou seja, monitorar notícias de forma efetiva garante mais competitividade empresarial para você.

Para este post, estruturamos o clipping em 6 passos simples que vão te ajudar a conquistar resultados muito mais precisos.

Passo 1: Defina os objetivos do clipping de notícias

Se você deseja monitorar notícias com efetividade, o primeiro passo é definir os objetivos da estratégia.

Aliás, o mapeamento de objetivos deveria ser a base de qualquer estratégia de comunicação ou de qualquer ação empresarial.

Afinal, é a partir disso que vamos construir um caminho sólido, para que possamos dar passos precisos e com foco no que queremos obter.

Então, antes de partir para o clipping de notícias, pense: o que quero analisar a partir dos conteúdos jornalísticos?

Isso vai te ajudar a entender quais são os veículos mais relevantes para monitorar. Além disso, vai facilitar a identificação das métricas mais interessantes para analisar os conteúdos clipados.

Além disso, entenda que a definição de objetivos é muito individual. O que é importante para mim pode não ser relevante para você, certo?

Mas a gente pode te ajudar com o seguinte ponto: seu objetivo pode ser analisar a concorrência ou detectar movimentações de mercado, a fim de traçar um plano de ação empresarial.

A partir disso, vai ficar mais fácil atuar no próximo ponto de um bom clipping de notícias: o mapeamento de palavras-chave.

Passo 2: Mapeie palavras-chave

O mapeamento de palavras-chave é um dos pilares de uma boa estratégia de clipping de notícias.

Afinal, é a forma mais eficaz de encontramos o que queremos no oceano de informações que temos à nossa disposição no meio digital.

Além disso, os termos-chave nos ajudam a delimitar e a deixar os resultados de nossa pesquisa mais abrangentes.

E isso ocorre porque uma marca pode ser conhecida por diferentes maneiras, já que o público e a imprensa podem usar diversos termos para falar sobre você.

Então, se você deseja fazer um bom monitoramento de notícias, selecione as melhores palavras-chave para o seu clipping.

Como escolher palavras-chave para o clipping de notícias

A escolha dos termos-chave para o clipping está alinhada à definição dos objetivos do monitoramento.

E não é para menos, certo?

Se temos um objetivo X, temos de escolher termos que nos ajudem a encontrar conteúdos que contenham as informações que desejamos analisar.

Então, para mapear as palavras-chave do seu monitoramento, revisite os objetivos da estratégia e delimite os campos de termos que podem ser interessantes para você.

O importante é perceber que o mapeamento de termos-chave vai te ajudar a organizar e a categorizar os conteúdos jornalísticos.

Além disso, saiba que a escolha das palavras pode ser estruturada da seguinte forma:

  1. Termos relacionados à sua marca (nome do produto e formas como a marca é mencionada pelo público).
  2. Termos alinhados às principais empresas concorrentes.
  3. Palavras que representam o segmento de mercado da sua empresa.

Você vai ver que, dessa forma, vai ser mais fácil monitorar notícias de forma constante, simplificada e organizada.

Passo 3: Escolha a melhor ferramenta para monitorar notícias

O terceiro passo de um bom clipping de notícias é a definição de como vai ser feito o monitoramento.

Em primeiro lugar, temos de lembrar que monitoramento de notícias manual não é a escolha mais viável no cenário da comunicação digital.

Afinal de contas, tarefas manuais demandam muito tempo das empresas e representam furos para a sua marca.

E quando falamos de competitividade empresarial, furos no clipping podem custar muito caro nos aspectos financeiro e de reputação.

Mas antes de você se desesperar achando que não há solução, saiba que há 2 alternativas para otimizar o monitoramento de notícias: as ferramentas de clipping e as clipadoras.

Ferramenta de clipping

A ferramenta de clipping é uma ótima alternativa para agilizar o monitoramento de notícias e deixar os resultados mais precisos.

Afinal, plataformas como o Knewin News são desenvolvidas para automatizar a captura de conteúdos noticiosos e para facilitar a obtenção de resultados analíticos.

O mais interessante é que você consegue ter a liberdade para monitorar todas as palavras-chave interessantes para o seu clipping, e tudo sem complicação.

Além disso, o monitoramento se torna uma estratégia completa ao utilizar a ferramenta de clipping. E isso ocorre porque você consegue ter acesso a todas as mídias importantes para o seu negócio.

Para resumir, você consegue monitorar veículos impressos, digitais, televisivos e radiofônicos em um só lugar.

As ferramentas de clipping são boas opções para quem deseja ter autonomia e liberdade para monitorar o que quiser e quando quiser.

Se você acha que o Knewin News é a melhor opção para a sua rotina, clique aqui e solicite uma demonstração gratuita em nossa plataforma completa para clipping.

Clipadoras

Clipadoras como o Knewin Monitoring são boas opções para empresas que desejam um clipping pronto e analítico sem complicação alguma.

Afinal de contas, o serviço de clipping significa a união da tecnologia com um atendimento individualizado e personalizado. Ou seja, o melhor dos 2 mundos para otimizar a sua rotina de monitoramento de notícias.

As clipadoras alinham, junto com você, as melhores palavras-chave para o seu monitoramento.

Com isso, ficam responsáveis por capturar e analisar todos os conteúdos jornalísticos que vão te ajudar a atingir os objetivos do clipping de notícias.

Se você acreditar que o Knewin Monitoring é a solução para os seus problemas com clipping, clique aqui e solicite um orçamento do nosso serviço de monitoramento.

Passo 4: Defina a periodicidade do monitoramento

A periodicidade do monitoramento de notícias faz toda a diferença nos resultados que obtemos no clipping e, por consequência, na reputação de uma marca.

Dessa forma, defina a periodicidade do seu monitoramento de notícias.

Essa periodicidade, assim como os objetivos, é algo individual. Portanto, deve ser escolhida de acordo com o contexto da marca.

Afinal, existem empresas que precisam de um clipping diário. Outras marcas podem cuidar da reputação com um monitoramento semanal.

Tudo depende do contexto da organização.

No entanto, compreenda que um monitoramento constante significa mais chances de proteger a reputação de uma empresa e menos chances de dar passos em falso.

Então, por mais que você escolha uma periodicidade semanal, entenda que é preciso ter constância.

Não adianta você fazer clipping hoje e só se preocupar com isso de vez em quando.

Na era da informação digital, temos de estar sempre atentos ao que falam sobre a nossa marca, principalmente nos canais noticiosos.

Passo 5: Analise as notícias

Quinto passo de um bom clipping de notícias: analise os conteúdos jornalísticos.

A análise é um passo deixado de lado por muitos profissionais. Afinal, aqui temos de ser analíticos e lançar mão de métricas para entender as entrelinhas da notícia.

Quando se fala de análise do clipping, é comum lembrar da centimetragem. A valoração, como também é chamada, é uma métrica que vem da comunicação tradicional.

Ela representa o quanto custaria uma matéria que menciona a sua marca se o conteúdo fosse pago.

No entanto, entenda que a centimetragem nem sempre representa o real impacto de uma notícia. Afinal, a valoração pode ser alta, mas o conteúdo pode ser negativo. E aí, como solucionamos esse problema?

A resposta está nas métricas qualitativas.

Métricas como impacto, análise de sentimento e alcance são mais eficazes para o meio digital.

Inclusive, temos e-books sobre esses assuntos, sabia?

Clique aqui para fazer o download do material sobre análise de sentimento.

E clique aqui para baixar o e-book com 5 métricas que você deveria prestar atenção.

Passo 6: Construa relatórios de clipping de notícias

Quer fazer um bom monitoramento de notícias? Então, o último passo é a construção de relatórios.

E a gente sabe que relatórios são sempre varridos para debaixo do tapete. Afinal, exigem tempo, concentração, foco em números e gráficos, além de outros aspectos.

Porém, deixar os documentos analíticos de lado significa construir uma estratégia de clipping incompleta.

Afinal, é nesta etapa que você vai conseguir resumir todo o monitoramento de notícias, mantendo o foco nos objetivos da marca.

É aqui que você vai poder entregar uma análise que mostre a evolução de uma marca ao longo de um período.

Então, construa relatórios de clipping. Não sabe fazer isso? A gente tem o e-book certo para te ajudar.. É só clicar aqui para fazer o download.

Por fim, não deixe de baixar o nosso e-book sobre clipping assertivo. Assim, você vai conseguir compreender ainda mais o porquê de precisarmos nos preocupar com a precisão da estratégia de monitoramento. Clique aqui para fazer o download.