Como elaborar um relatório de clipping em 7 passos

Saber como elaborar um relatório de clipping faz toda a diferença nos seus resultados profissionais. Afinal, o olhar analítico é essencial para tomar decisões mais precisas com agilidade.

Por isso, criamos este post para te ajudar a construir relatórios de monitoramento de notícias precisos e com facilidade.

Afinal de contas, relatório não precisa ser complicado, certo?

Como elaborar um relatório de monitoramento de notícias em 7 passos

Se você deseja entender como elaborar um relatório de clipping de forma dinâmica, rápida e prática, saiba que o nosso conteúdo vai te ajudar.

Também saiba que temos um modelo editável de relatório para facilitar ainda mais o processo. É só clicar aqui para fazer o download.

Além disso, antes de continuarmos com o nosso conteúdo, precisamos lembrar de um ponto importante: relatórios precisam de periodicidade. Só assim conseguiremos manter um pensamento analítico em todos os momentos.

1. Defina a periodicidade do relatório

Já que abordamos a temática da periodicidade, nada mais justo do que esse ser o nosso primeiro tópico, não é?

Então, primeira lição para entender como elaborar um relatório de clipping preciso: tenha constância.

É a periodicidade na construção da estratégia que vai nos ajudar a tornar o processo cada vez mais ágil e simples. Afinal, já vamos ter um base analítica.

Dessa forma, antes de pensar na estrutura do documento, identifique qual vai ser a periodicidade do olhar analítico.

Existem profissionais que elaboram relatórios semanais, mensais ou semestrais. Tudo depende dos objetivos da sua marca e do cenário no qual você está inserido.

Com esse ponto definido, você vai ver que vai ser muito mais fácil construir um documento sobre a mensuração do monitoramento de notícias.

Além disso, essa constância vai te ajudar a entender, com mais profundidade, qual está sendo o desempenho das suas ações de comunicação ou do planejamento estratégico da empresa.

2. Use ferramenta de monitoramento para facilitar o processo

O segundo passo na busca por entender como elaborar um relatório de monitoramento de notícias é perceber a importância de otimizar o processo.

Em outras palavras, um bom relatório depende, necessariamente, de um clipping completo e preciso sobre a imagem de uma marca na imprensa.

Dessa forma, nosso conselho para te ajudar na construção do documento analítico é o seguinte: use uma ferramenta de monitoramento.

Ferramentas como o Knewin News garantem a automação do clipping e ainda contam com funcionalidades que otimizam a criação de relatórios.

O Knewin News, por exemplo, garante o disparo diário de Newsletters e de relatórios inteligentes. Esses documentos contêm informações analíticas e métricas bem detalhadas sobre as matérias jornalísticas que mencionam a sua marca.

Então, procure uma alternativa para te ajudar a elaborar um relatório de clipping completo sobre a sua empresa.

Para conhecer o Knewin News, é só clicar aqui e solicitar um teste gratuito.

3. Estabeleça métricas para a análise

Quer saber como elaborar um relatório de monitoramento de notícias alinhado com a sua empresa? Então, defina métricas para a análise dos conteúdos jornalísticos.

Um bom relatório está relacionado à definição de métricas individualizadas e que tenham alinhamento com os objetivos de uma marca aparecer na imprensa.

E se você está esperando que a gente te diga quais são essas métricas, ligue o alerta vermelho.

Quando falamos em análise e mensuração do clipping, não podemos agir como se fosse uma receita de bolo.

É importante analisar caso a caso. Assim, é possível identificar se vale a pena detectar o impacto dos conteúdos jornalísticos, a centimetragem, o ROI, entre outros.

Mas a gente pode te dar uma ajuda para conhecer alguns tipos de métricas importantes. Afinal, temos um e-book gratuito sobre mensuração do clipping de notícias.

É só clicar aqui para fazer o download do nosso e-book 5 métricas que você deveria prestar atenção.

Além disso, vamos deixar um lembrete: fique longe de métricas de vaidade. Elas apenas inflam o seu ego, mas não refletem o real impacto da sua marca.

4. Categorize os tipos de veículo

Quarto passo para saber como elaborar um relatório de monitoramento de notícias preciso: categorize os veículos jornalísticos.

Reflita conosco: é importante saber que tipo de veículo noticioso menciona a sua marca.

Afinal, isso vai te ajudar a avaliar qual é o impacto das suas ações de comunicação em relação à imagem da empresa e aos públicos estratégicos.

Além disso, analisar os tipos de veículos que mais falam sobre você te ajuda a construir releases e pautas mais efetivos para a imprensa.

Portanto, na hora de fazer um relatório de clipping, organize os conteúdos monitorados em veículos digitais, televisivos, radiofônicos e impressos.

Isso vai te dar um olhar macro sobre todas as matérias que mencionam a sua marca.

Se quiser facilitar o processo, saiba que nossa ferramenta Knewin news conta com o envio de relatórios que contêm essa categorização quantitativa de tipos de veículos jornalísticos.

Pequenos detalhes como esse proporcionados pelo Knewin News fazem toda a diferença no momento de elaborar documentos analíticos.

5. Faça análise de sentimento

Mais uma dica para elaborar relatório de clipping: análise de sentimento.

A análise de sentimento é uma estratégia estruturalmente simples. Afinal, ela tem como base a categorização de conteúdos em neutro, negativo e positivo.

Ela pode ser usada como aliada tanto no monitoramento de redes sociais, como no clipping de notícias. Ou seja, é uma ferramenta versátil.

Para inseri-la no relatório de monitoramento de notícias, basta você fazer um clipping completo e analisar o teor das matérias jornalísticas.

Se a matéria mencionar a sua marca de forma positiva, categorize como positivo.

Se for negativa, marque como negativa.

E se for indiferente para a imagem da sua marca, assinale como neutra.

Por que isso é importante? A análise de sentimento nos ajudar a entender como elaborar um relatório de clipping mais qualitativo. Afinal, conseguimos entender qual é o real impacto de uma matéria jornalística na reputação da nossa marca.

Ou seja, de nada adianta você ter um relatório de clipping com 50 matérias se 48 mencionam a sua marca de forma negativa.

6. Crie um diagnóstico sobre o clipping

Penúltimo passo para um bom relatório de monitoramento de notícias: crie um diagnóstico sobre os dados mensurados.

Em outras palavras, cruze as métricas analisadas no clipping de notícias com os objetivos da sua marca.

Esses objetivos podem ter relação com o que a empresa deseja ao aparecer na imprensa, com as mensagens-chave da marca que devem ser veiculadas, com o tipo de pauta que deveria emplacar, com o posicionamento da organização, entre outras coisas.

No diagnóstico, identifique pontos positivos e negativos do período analisado e avalie se os objetivos da empresa foram alcançados.

Além disso, selecione ações para para contornar situações negativas e identifique o que pode ser feito para melhorar o posicionamento da marca em relação à imprensa.

O importante é entender que esse diagnóstico funciona como uma melhoria contínua. Ou seja, é uma maneira de você sempre perceber pontos que podem ser aprimorados.

Isso vai te ajudar a garantir um posicionamento mais estratégico para a sua empresa, conquistando um papel de autoridade no nicho de mercado no qual você atua.

7. Elabore um documento visual

Por fim, se você quer entender como elaborar um relatório de clipping efetivo, não pode esquecer da criação de um documento visual.

O documento visual facilita 3 coisas:

  1. O entendimento da mensuração do clipping.
  2. A comunicação entre profissionais de comunicação e gestores de marcas.
  3. A obtenção de um documento comparativo para o próximo relatório.

Nesse relatório visual, transforme os dados do clipping de notícias em informações palatáveis para o público-alvo do documento.

Insira as informações de forma didática, sempre identificando o que é essencial para o posicionamento da marca.

Além disso, perceba que transformar a análise de sentimento, por exemplo, em algo visual facilita a obtenção de insights para construir ações de contingência realmente efetivas.

Se você tem interesse em se aprofundar na construção de relatórios de clipping, por que não faz o download do nosso e-book sobre o assunto? São 8 passos que vão deixar esse processo muito mais assertivo. É só clicar aqui.