Como escrever melhor na assessoria de imprensa: 8 dicas úteis

Quando você trabalha com produção de conteúdo em sua carreira profissional, uma questão recorrente é pensar em como escrever melhor e ser mais assertivo nas estratégias executadas para o cliente.

Para facilitar sua vida, decidimos elaborar este post com 8 dicas para te ajudar a escrever com mais facilidade e mais qualidade na assessoria de imprensa.

Aprenda como escrever melhor na assessoria de imprensa em 8 passos

Para algumas pessoas, escrever é um ato tranquilo. Para outras, pode ser mais complicado. Além de tudo isso, existe o temido bloqueio criativo, que faz com que você fique olhando para a página em branco por horas, sem que nenhuma frase seja completada.

São diversas coisas que podem prejudicar a produção de conteúdo. Para evitar que isso aconteça, você pode utilizar algumas dicas no dia a dia que facilitam o processo de escrita. É isso que pretendemos com este artigo.

No entanto, vamos deixar um lembrete antes que você continue com a leitura: ler dicas sobre como escrever melhor não vai solucionar todos os seus problemas. Isso vai apenas facilitar sua rotina.

Por que estamos dizendo isso? Porque cada caso é um caso. Cada pessoa é diferente da outra. Pode ser que uma dica funcione para você, mas outras não. Portanto, use nossas dicas sobre como escrever melhor de forma flexível.

1. Lembre de estrutura jornalística

Nossa primeira dica para você entender como escrever melhor na assessoria de imprensa é lembrar da estrutura jornalística. Pirâmide invertida, lide e escrita objetiva são três pilares da elaboração de releases.

Valorizar esses aspectos é importante para evitar que a produção de releases seja um gargalo em sua rotina como assessor de imprensa. Muitas vezes, você pode escrever um bom conteúdo sem que a tarefa seja complicada para você e para o leitor do texto.

Além disso, lembrar de estrutura jornalística é fundamental para destacar seu release em meio a diversos conteúdos enviados para os profissionais da comunicação. Não esqueça que a rotina, na era digital, é corrida.

2. Valorize a escaneabilidade textual

Outro aspecto importante para a produção de conteúdo na assessoria de imprensa digital é a valorização do termo escaneabilidade textual.

Essa característica é fundamental no atual momento em que vivemos, que é permeado pela instantaneidade e pelo grande volume de informação que consumimos em poucas horas.

Se você não sabe como valorizar a escaneabilidade textual, não fique preocupado. Escrevas títulos, escolha palavras-chave estratégicas e separe o conteúdo em blocos de fácil leitura.

O importante é que você compreenda que o texto precisa ser compreendido com facilidade pelo leitor. Aspectos de escaneabilidade vão ajudar a guiar a pessoa pelo texto, aguçando a curiosidade pelo que está escrito.

3. Tenha objetivos em mente

Uma dica preciosa para saber como escrever melhor é a seguinte: tenha objetivos bem definidos. Seja para um release, para um vídeo institucional ou para uma publicação para mídias sociais, objetividade é essencial.

Isso vai proporcionar maior efetividade para as suas estratégias. Afinal, você vai conseguir definir linguagem, identidade visual, assuntos e formato do conteúdo de forma mais fácil.

Se traçar objetivos é importante para elaborar um planejamento de assessoria de imprensa, por que não seria fundamental para produzir conteúdos?  Pense nisso.

4. Pense no público de interesse

Lembrar do público de interesse do cliente é um dos segredos para saber como escrever melhor na assessoria de imprensa. Se você não tinha noção disso, é hora de renovar seu olhar em relação à comunicação digital.

Elaborar conteúdos sem alinhamento com o público de interesse é uma forma de prejudicar seu rendimento profissional. Afinal, quando você esquece do receptor da mensagem, a efetividade do conteúdo vai ser limitada.

Escrever bem na assessoria de imprensa significa elaborar conteúdos de forma alinhada com os interesses do público, bem como com a linguagem utilizada por essas pessoas nos meios físico e digital.

5. Escreva bons títulos

A quinta dica que selecionamos para este post tem relação com os títulos dos conteúdos que você produz. Muitas vezes, esquecemos deste aspecto textual tão importante para o sucesso de estratégias como o release.

Não adianta elaborarmos um conteúdo incrível se esquecermos que o título é o aspecto que vai chamar a atenção dos jornalistas e dos leitores antes do contato com o material.

Quantas vezes você já decidiu ler um artigo porque o título era atraente? Lembre-se disso na próxima vez que for elaborar um release ou qualquer outro conteúdo textual para seu cliente da assessoria de imprensa.

6. Use recursos visuais

Saber como escrever melhor na assessoria de imprensa é entender que hoje vivemos na era digital, em que é fundamental utilizar diversos recursos para atrair a atenção do público de interesse.

Quando falamos em releases, por exemplo, temos de lembrar que os jornalistas recebem diversos conteúdos em suas caixas de entrada. Por causa disso, assessores de imprensa precisam estabelecer estratégias para chamar a atenção em um cenário de redações jornalísticas enxutas.

Uma forma de fazer isso é aproveitar o poder dos recursos visuais, que ajudam a valorizar o conteúdo produzido por você. Imagens, vídeos e infográficos são ótimas opções para potencializar materiais elaborados de forma textual.

7. Não esqueça dos sinônimos

Outra dica que precisamos abordar neste artigo é a importância do uso de sinônimos na produção de conteúdo. Esse ponto, às vezes, é deixado de lado por muitos profissionais, que acabam utilizando sempre as mesmas palavras.

Além disso, algumas vezes estamos elaborando um conteúdo e só lembramos de palavras complexas, que podem não ser bem captadas pelo público de interesse. Por isso, procurar sinônimos é uma atitude essencial.

Para facilitar sua rotina, saiba que existem ferramentas online para te ajudar. O Dicionário Criativo, por exemplo, é uma ótima alternativa para encontrar sinônimos de palavras, principalmente quando falamos daquelas difíceis que insistem em aparecer em nossa mente.

Aqui no blog nós usamos essa ferramenta para produzir os artigos e os e-books. Se você conhece outra opção, conte para a gente nos comentários.

8. Revise os conteúdos

A nossa última dica para escrever melhor na assessoria de imprensa, em grande parte das vezes, é deixada de lado pelos profissionais. Rotina corrida, fechamento de redação, deadlines curtos e outros empecilhos são motivos para que a revisão do texto não seja prioridade no dia a dia.

No entanto, isso é prejudicial para sua imagem como assessor de imprensa, além de limitar os resultados para seu cliente. Afinal, erros gramaticais não passam despercebido. Tenha noção disso.

Portanto, para evitar deslizes nos conteúdos produzidos por você, revise os materiais. Leia em voz alta para encontrar erros de cacofonia, peça para alguém ler e opinar sobre o conteúdo e lembre-se de que existe algo chamado de leitura viciada.

Encontre a melhor forma que se encaixa em sua rotina. Isso é importante para escrever melhor na assessoria de imprensa.

A elaboração de textos e de releases é apenas uma parte das possibilidades que você tem para divulgar a imagem de seu cliente. Para conhecer outras, faça o download do nosso e-book Produção de conteúdo: 7 formas de produzir conteúdo de qualidade na assessoria de imprensa digital.