Como fazer análise competitiva nas redes sociais: 5 passos

A análise competitiva é uma ferramenta indispensável para profissionais de comunicação, especialmente para os que assumem cargos de gestão. Afinal, conhecer os passos da concorrência é fundamental para planejar ações mais assertivas e para evitar deslizes na reputação da marca.

E o foco deste artigo é que você pode utilizar as redes sociais para fazer análises efetivas sobre os seus concorrentes no meio digital. 

Isso vai garantir um olhar mais atento voltado para a visibilidade das outras marcas e para o sentimento do público em relação a essas empresas.

Conheça 5 passos para fazer análise competitiva nas redes sociais

Se você deseja alavancar o resultado da análise competitiva em seu plano de comunicação, é hora de olhar com cuidado e atenção para as redes sociais.

Afinal, é nas redes sociais que as marcas interagem de forma direta com os diversos públicos de interesse.

É lá também que investem em conteúdo próprio, que humanizam a marca, que cativam os consumidores e que se pronunciam durante períodos de crise.

Dessa forma, comece a utilizar essas informações para impulsionar seus resultados de comunicação.

E você pode organizar a análise competitiva a partir dos seguintes passos:

1. Mapeie os seus principais concorrentes

Para usar as redes sociais como ferramentas estratégicas na análise competitiva, mapeie quais são os principais concorrentes que devem ser monitorados.

E foque na palavra principais.

Afinal, existem concorrentes regionais, nacionais e globais, além dos novos entrantes no mercado.

Então, para organizar o seu trabalho de comunicação e deixar os resultados assertivos, selecione as marcas mais relevantes para a análise que você vai fazer.

Com a seleção definida, elenque os termos-chave para monitorar nas mídias sociais: nome da marca, nome de porta-vozes, nome dos produtos etc.

2. Monitore os tipos de publicações sociais

A partir das palavras-chave mapeadas e da concorrência definida, comece a monitorar as publicações no Facebook, no Twitter, no Instagram, no Youtube, entre outras plataformas.

Dessa forma, identifique os tipos de publicações feitas pelas empresas concorrentes:

  • São conteúdos em formato de artigo?
  • São vídeos?
  • A concorrência utiliza o recurso dos Stories no Instagram?
  • Que tipo de assunto é abordado?

Em resumo, essas são perguntas importantes para você entender que tipo de posicionamento a concorrência assume nas diversas redes sociais e que tipo de discurso utiliza para se comunicar com o público.

3. Avalie o engajamento do público

Outro ponto importante na análise competitiva é avaliar o engajamento do público. Afinal, não adianta a marca ter 1 milhão de seguidores nas redes sociais e o engajamento ser baixo.

Dessa forma, vá além das métricas de vaidade e comece e identificar qual é o engajamento que a concorrência tem nas diferentes plataformas sociais.

E faça a seguinte pergunta: que tipo de publicação causa mais engajamento para a concorrência?

Isso vai te ajudar na construção de um panorama para avaliar falhas na sua estratégia de redes sociais e gaps que podem ser supridos pela sua marca.

4. Identifique o sentimento das menções sobre a marca

Quarto passo para uma análise competitiva assertiva nas redes sociais: monitore a concorrência e identifique o sentimento das menções.

A análise de sentimento é um recurso qualitativo que traz mais dados para você entender a visibilidade dos concorrentes nas redes sociais.

Afinal, ela permite que você identifique se o público fala sobre a marca de forma positiva, negativa ou neutra.

Isso te ajuda a mensurar, qualitativamente, se os passos das outras empresas estão trazendo efeitos positivos ou negativos e se há consumidores detratores e promotores.

Com essas informações, você tem cartas na manga para valorizar as suas forças para aproveitar o cenário negativo das outras marcas.

Inclusive, não esqueça de analisar o sentimento do público em relação à sua marca também. Isso te ajuda a evitar gatilhos de crise e permite que você construa ações para engajar ainda mais o público.

5. Faça comparativos qualitativos com a sua marca

Quinto passo para usar as redes sociais como aliadas da análise competitiva: use os dados da concorrência para fazer comparativos qualitativos sobre a sua marca.

Essa última dica é o que vai fazer toda a diferença nos seus resultados de comunicação.

Afinal, de nada adianta você monitorar as menções sobre a concorrência nas redes sociais e não utilizar os dados para gerar insights para a sua marca.

Dessa forma:

  • Faça comparativos sobre o engajamento da sua marca em relação à concorrência.
  • Analise o sentimento das outras empresas e compare com a forma como o público enxerga a sua marca.
  • Identifique os tipos de conteúdo produzidos por você e pelas outras empresas. 

Isso vai te ajudar a enxergar ideias e oportunidades para produzir conteúdos mais alinhados ao interesse do público.

E não esqueça de fazer comparativos que abordem pontos como buzz e visibilidade, por exemplo.

Como fazer análise competitiva nas redes sociais com agilidade

Além dos 5 passos que incluímos neste artigo, há um outro segredo para fazer análise competitiva utilizando as redes sociais.

E ele tem a ver com a tecnologia.

Você sabe que as redes sociais são instantâneas. Isso não é novidade. A cada minuto, novas menções são publicadas no Twitter, no Instagram, no Facebook e no Youtube.

Então, como manter o olhar atento a todas essas redes e acompanhar os passos de todos os concorrentes da sua marca?

A resposta está na automação do monitoramento de redes sociais.

O Knewin Social, por exemplo, é uma plataforma que automatiza e agiliza o monitoramento e a análise de redes sociais.

Com ele, você consegue fazer análise competitiva com muito mais facilidade, extraindo dados relevantes e obtendo gráficos comparativos e qualitativos.

Isso te ajuda a entender, com mais precisão, o panorama da visibilidade social dos concorrentes. 

E o resultado são ações de comunicação mais assertivas e que alavancam a visibilidade e o engajamento da sua marca.

Quer saber como o Knewin Social pode te ajudar a fazer análise competitiva nas redes sociais com facilidade? Solicite uma demo gratuita.

análise competitiva