Como usar o monitoramento de dados a favor do seu negócio

Mostrar o diferencial da sua marca para os clientes é uma obrigação nessa época em que vivemos, quando os consumidores têm cada vez mais informações em mãos. Nesse contexto, o monitoramento de dados se torna um grande aliado da gestão de marcas e negócios.

Porém, para alguns profissionais, o monitoramento ainda é visto apenas como uma estratégia que auxilia no acompanhamento do perfil dos consumidores e de como a marca está sendo percebida pelo público.

Mas, se a partir dos dados obtidos, for feita uma análise adequada, separando as informações que são realmente relevantes, é possível obter resultados verdadeiramente enriquecedores para a empresa.

Ao observar o comportamento do seu público-alvo e dos concorrentes, é possível, entre outras vantagens, encontrar nichos de mercado com pouca concorrência e demandas que precisam ser atendidas, bem como avaliar as forças e as fraquezas da sua empresa.

Leia mais:
>>
Presença digital de marcas: como monitorar e avaliar o impacto?
>> Inteligência em comunicação: 6 passos para orientar ações por dados

Por que o monitoramento de dados é importante?

Imagine que uma loja de calçados lançou uma promoção de botas e monitorou a repercussão nas mídias sociais.

Com isso, foi possível saber quais eram os clientes mais interessados em botas, onde esses clientes moravam (no Sul ou no Nordeste do País, por exemplo), se eram homens ou mulheres, qual era a classe social, entre outras informações.

Então, com esses dados em mãos, a empresa pode avaliar o que precisa ser modificado para as próximas promoções e, principalmente, terá informações riquíssimas sobre o público consumidor.

Assim, é possível criar um relacionamento com essas pessoas e investir em uma comunicação mais personalizada e efetiva com cada um.

Em resumo, entre os benefícios do monitoramento de dados para o seu negócio estão:

  • A percepção de oportunidades de mercado.
  • A identificação de melhorias em produtos/serviços e ações de marketing.
  • A construção de um relacionamento sólido com o seu público.

Nessa lista, podemos incluir, ainda, a identificação de influenciadores da marca, que podem ajudar (e muito) na divulgação espontânea da empresa, e o gerenciamento de crises, já que o monitoramento auxilia na identificação de reclamações que podem viralizar.

Como fazer o monitoramento de dados

Além de entender a importância do monitoramento de dados, é necessário saber como aplicar a estratégica na rotina profissional.

Então, aqui fica a nossa pergunta: será que você sabe como fazer uma estratégia de monitoramento eficiente?

Em resumo, saiba que o primeiro passo é saber em quais canais o seu público-alvo e os seus concorrentes estão. Afinal, eles estão entre as suas principais fontes de dados.

A partir daí, começa o processo de coleta, análise, planejamento e aplicação.

  1. Coleta: o trabalho de monitoramento começa pela coleta de dados. Afinal, sem informações, não há o que analisar. A obtenção desses dados referentes aos clientes e à concorrência é feita a partir da definição de palavras-chave. Dessa forma, você pode delimitar e classificar as informações colhidas de acordo com o propósito do monitoramento.
  2. Análise: com os dados em mãos, começa o processo de análise. Nessa etapa, é possível identificar quais são as informações mais relevantes para gerar valor à marca e o que, de fato, serve para gerar insights e colocar ações de marketing em prática.
  3. Planejamento: após a análise e a definição de quais informações são verdadeiramente relevantes para a empresa, é chegado o momento do planejar estratégias de marketing a partir do conhecimento obtido com os dados. Essa é a hora de pensar em ações que sejam capazes de fortalecer a marca e solidificar o relacionamento com o público.
  4. Aplicação: agora, é a hora de colocar em prática o que foi planejado no passo anterior. Lembre-se que usar plataformas digitais para promover ações de marketing tende a gerar uma identificação e uma aproximação maior do público com a marca. Afinal, nas mídias sociais, a comunicação é mais simples e os resultados aparecem na hora.

Não esqueça de monitorar a concorrência

Nunca se esqueça que os consumidores que procuram a sua marca também podem procurar os seus concorrentes.

Portanto, além de se relacionar com o público e promover ações que atraiam os consumidores, as estratégias de monitoramento de dados com foco na concorrência devem ser levadas igualmente em consideração no plano de comunicação da sua empresa.

Estar à frente da concorrência é importante para o seu negócio. Então, procure saber o que as outras empresas estão fazendo no meio online.

A partir disso, implemente melhorias no seu negócio também.

Para resumir, entender o que o seu concorrente está produzindo e como ele está se relacionando com o público pode trazer insights muito interessantes para o seu negócio.

Nesse sentido, o monitoramento da concorrência tem o objetivo de interpretar como o mercado recebe e reage às ações das outras empresas a fim de identificar novas oportunidades.

Sendo assim, investir no monitoramento e dados da concorrência se torna importante para que se encontrem novas possibilidades de relacionamento com o cliente e de atendimento da demanda do mercado.

Quer saber mais sobre monitoramento de dados? Baixe nosso e-book e conheça 13 motivos para monitorar marcas no meio digital.