Como utilizar o Knewin News para montar um estudo de mercado

Atualmente, ter um conhecimento mais profundo do campo em que seu empreendimento está inserido é fundamental para a criação de estratégias e planejamentos mais precisos. E nesse cenário, o estudo de mercado é o maior aliado das marcas e dos profissionais de comunicação.

Criado justamente para atender a essa necessidade, o estudo de mercado tem como principal função identificar as oportunidades e os riscos que determinado setor pode oferecer, mediante pesquisas, análises e coletas de dados.

Já que para antecipar os movimentos futuros de um determinado setor, essa estratégia utiliza como base dados atuais. Portanto, ao compreender as ações futuras de seus consumidores, se torna simples traçar um plano de negócio sólido e inteligente.

Então, se você está interessado em obter sucesso na sua área de atuação ou investimento, o estudo de mercado definitivamente foi feito para você. E é neste ponto que a tecnologia pode auxiliar nesse processo fundamental para qualquer marca.

A tecnologia Knewin no estudo de mercado

A tecnologia é fundamental no processo de monitoramento e análise de dados. Enquanto o assunto é estudo de mercado, ela não pode ficar de fora.

O Knewin News é uma ferramenta de monitoramento de notícias muito completa e fácil de utilizar, possuindo a maior base de veículos do país, você terá acesso a informações estratégicas e competitivas para garantir o sucesso da sua marca. 

Desenvolvida para atuar de forma intuitiva, a plataforma conta com um suporte disponível para apoiar cada etapa do processo, em caso de dúvidas. 

Sem limite de palavras-chaves, são milhares de fontes de notícias para serem monitoradas sem restrições. Os relatórios são automatizados, tendo a opção de armazenar os dados coletados na nuvem e também com autonomia para as marcas que visam acompanhar as notícias mais de perto. 

O Knewin News possui uma capacidade de monitoramento muito abrangente, contando com a assistência da inteligência artificial para realizar tanto o monitoramento de mídias digitais como também impressas, rádio e televisão em mais de 80 idiomas diferentes. 

A plataforma possui uma análise de notícias dinâmica e otimizada, que conta também com as funcionalidades de Smart-Report e Smart-Newsletter, relatórios personalizados e automatizados para auxiliar na tomada de decisões. 

Algumas das características principais são: envio automático, indicadores qualitativos e quantitativos, análises estratégicas sobre as notícias, rendimento de campanhas e o ROI. 

Ainda, o Knewin News possui monitoramento em tempo real, ou seja, você pode visualizar os dados das notícias monitoradas a qualquer momento. Além de também poder receber alertas diários sobre tópicos do seu interesse, analisar menções sobre a marca nos últimos 6 meses, acompanhar temas estratégicos e mapear ações de concorrentes e rastrear e monitorar releases.  

Para mais informações sobre os recursos da plataforma, acesse: Conheça o Knewin News

Agora que você já está ciente da importância do estudo de mercado para o êxito do seu negócio e como a nossa plataforma pode auxiliá-lo nesse processo, vamos aprender um passo a passo simples de como montá-lo.

Definindo o tema para o estudo

Definir a pauta do seu estudo de forma estratégica é fundamental para posteriormente montar a busca. A empresa deve estipular o tema a partir do uso de ferramentas de busca e análise de volume de buscas, como por exemplo, o Google Trends, SemRush e o Ubersuggest. Desta forma, encontrar tendências que possuam relação com o segmento da empresa se torna muito mais fácil. 

Vamos aprender como criar a busca no Knewin News? 

Agora que você definiu o tema do seu estudo, vamos ao passo seguinte: a montagem da busca. 

As palavras-chaves são essenciais para que seu estudo de mercado tenha êxito. A plataforma irá monitorar somente os termos que foram cadastrados, portanto, uma escolha estratégica e correta das palavras é importante para que a inteligência artificial filtre a busca e colete bons resultados, evitando o excesso de matérias fora da temática desejada.

Os principais tipos de palavras-chaves

  • Cabeçalho: possuem uma ou duas palavras;
  • Cauda-longa: possuem três ou mais palavras ou que formam frases;
  • Navegação: usadas para marcas ou sites;
  • Informação: utilizadas para a descoberta de um tema específico;
  • Transacionais: utilizadas por consumidores quando desejam comprar algo.

Os cinco tipos de palavras-chaves citados acima são importantes à sua maneira, mas, dependendo da pauta do seu estudo, não é necessário o uso de todos para que sua pesquisa de mercado obtenha bons resultados. Além disso, na busca, é importante entender: 

  1. A definição da concorrência, ou seja, com quem sua empresa está competindo;
  2. O tamanho do mercado;
  3. O Market Share;
  4. Os produtos;
  5. O público-alvo da sua pesquisa;
  6. A pesquisa de mercado e os consumidores.

Com a busca criada, você terá como visualizar as notícias relacionadas ao setor no qual sua marca está inserida, e, através da plataforma, poderá receber alertas por e-mail, acessar o histórico, visualizar e exportar as matérias e editar sua busca se julgar necessário. 

Estando a par de como definir o tema do seu estudo de mercado e de como fazer a montagem da busca de forma estratégica e segura, vamos agora ao próximo passo: a análise. 

O que analisar no seu estudo de mercado

Na análise, é importante definir as editorias: matérias coletadas durante o monitoramento que têm relação entre si, ou seja, que são semelhantes para serem categorizadas e organizadas.

Podemos utilizar como exemplo o estudo do mercado de moda realizado recentemente pela Knewin. Nele, observamos as características em comum entre as notícias monitoradas e definimos as seguintes categorias: 

  • Marcas: aquelas que citam alguma marca no título da matéria;
  • Eventos: os eventos de moda que ocorreram durante o período de monitoramento;
  • Sustentabilidade: notícias relacionadas à moda sustentável, como o slow fashion e brechós;
  • Tendências: o que está em alta no mercado;
  • Economia: matérias sobre promoções, vendas no setor, juros, inflação, etc; 
  • Tecnologia e inovação: aquelas que falam sobre marcas ingressando no metaverso e avanços tecnológicos promovidos pelo setor;
  • Diversidade e inclusão: notícias relacionadas a pautas sociais;
  • Trendsetters: matérias focadas em pessoas que ditam tendências;
  • Estilo: aquelas que falam sobre famosos utilizando uma determinada marca ou sobre looks no geral;
  • Mercado de trabalho: notícias sobre criação de empresas, geração de emprego, etc.

Para acessar a análise completa, clique aqui.

Além das editorias, para alcançar um relatório mais preciso, é fundamental a classificação do grau de impacto de cada notícia monitorada pelo Knewin News em “positiva”, “neutra” ou “negativa”. Ou seja, você analisará cada matéria e irá marcar de acordo com o sentimento correspondente. 

Essa análise é essencial para avaliar ações em curto, médio e longo prazo, tendo como mensurar, por exemplo, se determinado produto ou serviço repercutiu melhor na mídia em relação a outro. 

Feita essa análise de sentimentos, a empresa poderá elaborar um plano de ação focado na melhoria de sua reputação, em caso de excesso de matérias negativas. Sendo assim, as tomadas de decisão serão realizadas com base em dados reais.

Coleta de dados e material final 

Neste artigo você aprendeu o que é um estudo de mercado, como utilizar a plataforma de monitoramento de notícias Knewin News para montá-lo, definir temas e pautas, criar a busca, o uso de palavras-chaves e o que analisar durante a sua pesquisa.

Para a parte final da coleta e análise de dados, organize os dados em uma planilha em que você possa visualizar as métricas completas divididas por categoria e sentimento. E, para concluir, você poderá utilizar esses dados para criar um material rico para download, um conteúdo para redes sociais ou um relatório completo para apoiar as estratégias da equipe. 

Concluindo…

Os estudos setoriais são fundamentais para auxiliarem nas tomadas de decisões e na elaboração de planejamentos mais seguros, por isso, é crucial que seja uma estratégia adotada em sua empresa.

E, para realizar um estudo setorial, nada melhor do que contar com ferramentas digitais para auxiliar o desenvolvimento. Nesse sentido, o Knewin News é sua melhor alternativa.

E agora? Deseja montar um estudo de mercado efetivo de sucesso? Não perca mais tempo! Acesse já o Knewin News e desfrute dos benefícios da plataforma solicitando uma demonstração.