Dashboard para redes sociais: como os dados auxiliam o marketing

Dados são fundamentais para que profissionais de marketing consigam fazer a gestão adequada das redes sociais. Porém, devido ao enorme volume de informações, verificar as métricas separadamente afeta a avaliação do todo, ainda mais quando os dados estão espalhados por diversas plataformas. 

Portanto, uma das maneiras de visualizar vários aspectos desses canais de forma unificada é o dashboard, painel digital que reúne informações que dinamizam a compreensão dos canais e usuários, o desempenho das campanhas e facilitam as tomadas de decisão. 

Leia mais:
>>
Tendências 2021: o que esperar para comunicação e marketing
>> Como fazer análise competitiva nas redes sociais: 5 passos

6 motivos para investir em um dashboard para redes sociais

Em vez de passar horas procurando os dados das redes sociais, pulverizados em diferentes plataformas e planilhas, os profissionais de marketing podem investir em um dashboard.

Esse dashboard permite monitorar, visualizar e comparar informações, otimizando o desempenho de diversos processos e reduzindo o tempo investido nestas análises.

Um painel deve trazer as informações integradas de diversas mídias, como Twitter, Instagram e Facebook. Além disso, deve oferecer dados, gráficos e representações visuais dos indicadores, além de métricas de fácil interpretação.

Assim, é possível acompanhar o impacto da marca, avaliar o desempenho de campanhas e compará-las com outras, obter e avaliar dados demográficos, traçar metas mensuráveis, entre outros.

Além desses, há diversos outros benefícios na implementação de um dashboard entre as estratégias de marketing. Confira alguns deles:

1. Gerenciar perfis de redes sociais 

O usuário médio das redes sociais tem 8 perfis em diferentes mídias, conforme o Hootsuite. Já 91% das marcas têm duas contas ou mais, aponta pesquisa do Yesmail.

Pensando nessa quantidade de informações circulando, a gestão de perfis é um desafio, o que leva o responsável pelo marketing a precisar, ainda mais, visualizar os dados de forma centralizada. 

Dessa maneira, as informações organizadas em forma de dashboard auxiliam no gerenciamento das redes sociais de forma a traçar melhores estratégias específicas para cada uma delas e, assim, manter uma presença online consistente. 

2. Compreender o público 

Qual é o perfil dos seguidores do Twitter? Quantos usuários acessam o Instagram? Quais sentimentos a sua última postagem despertou? Você consegue responder essas perguntas sem a necessidade de acessar vários arquivos diferentes?

Pois bem, ao utilizar o painel das redes sociais, os dados demográficos ficam visíveis de forma prática, compilando informações para entender o público – como faixa etária, gênero e localização.

E isso garante que o profissional de marketing faça o rastreamento do perfil dos usuários e direcione os conteúdos certos para eles. 

3. Planejamento de conteúdo 

A análise dos temas mais abordados (e também os pouco mencionados) nas redes sociais e relacionados aos assuntos da marca – presentes nas hashtags e menções, por exemplo – faz com que o dashboard também possa ser utilizado como uma bússola para o planejamento e produção de conteúdos inteligentes, relevantes e interessantes, de forma ágil.

4. Social listening aprimorado 

Compilar e verificar os dados das redes sociais é muito importante. Porém, é necessário dar um passo adiante. Para atingir isso, o social listening é a estratégia adequada.

Ao agrupar hashtags, menções e sentimentos, por exemplo, em um dashboard, o marketing colhe informações que podem ser transformadas em ações inteligentes e trazem insights, como: 

  • a melhor forma de interagir com o público; 
  • influenciadores digitais que se encaixam com o perfil da empresa e podem fazer parte de uma campanha; 
  • quais conteúdos podem ser produzidos para engajar os seguidores. 

>> Veja também: Social Listening: como colocar em prática em agências de comunicação 

5. Análise preditiva 

Definir os próximos passos da marca é uma tarefa complexa e difícil. No entanto, os dados fornecidos pelas redes sociais ajudam o marketing nessa missão.

As informações compiladas no dashboard podem ser utilizadas na análise preditiva, que visa a prever cenários e acompanhar o que está sendo dito no momento atual para antecipar o comportamento dos consumidores.

Além disso, também é possível mitigar crises e até se preparar para tendências antes de outras marcas, o que gera vantagem de mercado. 

6. Otimização de recursos 

Como resultado do uso do painel automatizado, os processos se tornam mais rápidos, exigindo menos tempo dos profissionais do marketing, que podem se concentrar em outras tarefas.

Assim, a análise de dados em dashboard ajuda a reduzir e até eliminar tarefas repetitivas e manuais.

Além do tempo economizado, o dashboard, por meio do cruzamento de informações, aponta o ROI (Retorno sobre investimento, do inglês Return on Investment) de uma campanha, o que indica se ela atingiu os resultados planejados, impactando as tomadas de decisão.

Mas como fazer tudo isso?

Com o Knewin Analytics, nossa plataforma de mensuração de resultados, as marcas contam com visualização rápida e personalizada de dados de redes sociais, imprensa e de bases externas. O objetivo é facilitar o entendimento de um contexto específico com precisão e agilidade.

Como exemplo, para visualizar na prática as potencialidades de um painel otimizado, você pode conferir o nosso Dashboard COVID-19, feito com o Knewin Analytics. Ele mostra uma gama de dados sobre o tema, que podem ser filtrados por:

  • área citada (como saúde, economia e política);
  • quantidade de publicações;
  • hashtags utilizadas;
  • principais políticos e influenciadores que falam dessa pauta;
  • países mencionados.

A implementação de um dashboard como tática de marketing é uma forma inteligente e estratégica de utilizar os dados fornecidos pelas redes sociais.

Dessa maneira, as marcas têm uma ferramenta que permite a visualização de informações extremamente úteis no relacionamento com o público, previsão de tendências e economia de recursos. 

Para encontrar mais informações sobre estratégias de comunicação e marketing e a solução de monitoramento mais adequada ao seu negócio, entre em contato com a Knewin. Podemos alavancar os resultados da sua marca com as nossas soluções.