Hora de negociar: dicas para defender o orçamento do plano de comunicação

“Show me the money” é uma frase famosa do filme “Jerry Maguire: A Grande Virada” (1996) quando um agente esportivo negocia com um jogador de futebol americano no telefone. Parece fora da nossa realidade, né? Mas quando você precisa defender o orçamento do plano de comunicação, saber vender faz toda diferença.

Independentemente se essa defesa do orçamento é interna ou externa, para fechar projetos ou parcerias que envolvem grande importância é importante adotar uma postura diferente, especialmente quando a decisão cabe a mais de uma pessoa.

Leia mais:

>> Análise de concorrência: por que incluir no plano de assessoria?

>> Como elaborar uma estratégia de comunicação?

>> Planejamento de Comunicação Estratégico: Quais são os principais desafios?

Como se preparar para negociar o seu plano de comunicação

Em primeiro lugar, se sentir seguro e ter as informações certas na manga são passos fundamentais para defender e conquistar orçamentos e estratégias presentes no plano de comunicação. E a gente separou 5 dicas que vão te ajudar nesse processo. Confira!

1- Previsibilidade: antecipe-se às objeções

O primeiro passo para defender o plano de comunicação dentro da empresa é analisar todas as oportunidades e os riscos da estratégia apresentada. Essa avaliação é baseada no levantamento das possíveis objeções que possam aparecer durante o processo de negociação. 

Quando você apresenta diferentes cenários e mostra preparo para todas as possibilidades, evita se sentir “ameaçado” diante de questionamentos como o preço, personalização, acesso, interatividade, segurança, troca de informação etc.

Isso tudo pode ser armado em uma apresentação prévia com a equipe. Peça honestidade e dê abertura para apontar falhas no discurso e dúvidas que possam surgir na negociação.

2- Autoridade: mostre que entende do assunto

Além de conhecer os detalhes da sua área de atuação, um profissional que atua em nível de coordenação ou gerência precisa saber tudo sobre os processos que irão começar a partir do momento em que o plano de comunicação for colocado em prática. Por exemplo:

  • O que você vai precisar para colocar o seu planejamento em prática?
  • Por que é importante seguir esse planejamento?
  • Como você pretende apresentar os seus resultados e prestar contas?
  • Qual é a tecnologia que você pretende utilizar?
  • Onde as pessoas poderão acompanhar as mudanças desse plano?
  • Quem será impactado por essa estratégia?

As respostas já vão dar um bom direcionamento para a sua apresentação.

Além disso, acompanhar as tendências de mercado, saber o que os concorrentes estão fazendo, dominar as iniciativas que deram certo ou errado também fazem toda a diferença, sem falar no histórico da empresa referente às implementações das estratégias de comunicação. 

Essa clareza mostra autoridade e liderança, além de evitar reuniões desnecessárias no futuro, pois não ficam dúvidas sobre o posicionamento. 

3- Organização: as informações precisam ser claras no plano de comunicação

Sabe aquelas apresentações muito bem organizadas, com fórmulas pré-determinadas e um monte de probabilidades separadas por cores? Elas ajudam muito a entender os rumos do plano de comunicação dentro da empresa. É quase como contar uma história com começo, meio e fim. 

Primeiro, você precisa apresentar de maneira objetiva e através de dados qual é o cenário atual da empresa em relação ao posicionamento de marca, imagem ou alcance. O início de tudo justifica o posicionamento e a necessidade do seu plano de comunicação ser implementado. 

Feito isso, é hora de dar o próximo passo. De maneira visual, mostre o target do projeto.

Afinal, onde a empresa quer chegar? Como fazer para atingir esse objetivo?

Tudo o que você precisa é mostrar o caminho, sempre destacando que o projeto é seu e você estará no comando dessa iniciativa. 

4- Dados: menos discurso, mais embasamento técnico

Independentemente da sua estratégia, você vai precisar do apoio da tecnologia e do levantamento de dados para defender o seu posicionamento.

Lembra daquele ditado popular que diz: “contra fatos não há argumentos”? Então, ele funciona na prática quando o assunto é defender o orçamento do plano de comunicação.

Porém, dados não são nada sem inteligência.

Não basta colocar informações perdidas nos slides da apresentação se elas não vierem acompanhadas de uma análise estratégica e tática sobre o cenário atual da empresa em relação aos resultados de comunicação e marketing.

Os dados dão a base necessária para defender um plano de comunicação com propriedade. Lembre-se disso!

Quer saber como usar os dados na sua estratégia de comunicação e PR? Veja mais a seguir.

5- Tecnologia e inovação x burocracia e processos manuais

Por fim, mas não menos importante. O último ponto que precisa ser destacado em uma negociação para defender um plano de comunicação é justamente a aplicação da tecnologia e qual será o legado deixado por ela. 

Segundo o relatório da Capgemini Research Institute intitulado “The data-powered enterprise: Why organizations must strengthen their data mastery” ou “Empresa movida a dados: por que as organizações devem fortalecer seu domínio de dados”, em tradução livre, as empresas que utilizam a inteligência de dados em sua estratégia possuem 70% mais receita por funcionário e geram 22% mais lucros.

Os números mostram como contar com uma solução tecnológica que faça uma análise e leitura de dados para tornar a tomada de decisão mais assertiva é fundamental para garantir a competitividade em qualquer mercado. 

Nesse sentido, é possível conectar dados de notícias, redes sociais e exposição da marca para comprovar e defender o orçamento e as ações presentes no seu plano de comunicação.

Contar com um parceiro estratégico pode fazer a diferença no seu plano de comunicação

Além de todos os passos que abordamos acima, lembre-se de que, para defender o orçamento do seu plano de comunicação em uma reunião decisiva, você vai precisar do apoio dos dados, pois somente essas informações podem enriquecer seu argumento, comprovando os resultados de cada iniciativa dentro da estratégia que você imaginou. 

Falando um pouco sobre essa troca com clientes, a Knewin tem soluções de monitoramento e análise que usam a Inteligência Artificial e outros tipos de tecnologia para tornar a sua negociação muito mais estratégica.

Com a implementação de ferramentas profissionais no processo de automatizar e centralizar o monitoramento de informações compartilhadas em redes sociais, blogs, sites e outros canais digitais, o levantamento e a análise de dados acabam sendo muito mais eficientes do que quando são feitos manualmente. 

Agora você já sabe! Quando se trata de negociar um plano de comunicação, você precisa fortalecer 3 pilares básicos que irão manter a estrutura do seu projeto:

1- Tecnologia

2- Conhecimento Técnico

3- Liderança

Se quiser ir um pouco mais fundo no tema, então baixe o nosso whitepaper “Como ser mais certeiro em suas ações de comunicação”, totalmente GRATUITO. É só clicar aqui.