ESG e seus impactos na reputação de marca

Já foi o tempo em que adotar as práticas sociais, ambientais e de governança corporativa (ESG) era um diferencial para as empresas. Atualmente, com as novas demandas de clientes, investidores,  mercado, ter um propósito sustentável se tornou fundamental para qualquer empresa que deseja manter-se competitiva dentro do seu nicho de mercado.

No entanto, somente implementar esses princípios não é mais suficiente. É preciso ter em mente que a sigla implementada à cultura e ao coração do negócio pode alavancar a reputação da marca e, para isso,  atuar de maneira estratégica dentro desses pilares é fundamental.

Não é exagero dizer que, nos últimos anos, o ESG surgiu como um farol que guia as empresas na busca por uma reputação sólida e duradoura. Você sabia que as buscas pelo termo ESG aumentaram dez vezes nos últimos dois anos, segundo dados do Google Trends? Pois é!

Para descobrir como as práticas ESG não são apenas uma tendência passageira, mas um caminho necessário para as empresas que querem prosperar, acompanhe o conteúdo até o final.

Por que as marcas precisam saber sobre ESG?

Em entrevista para o porta Mundo do Marketing, o CEO da Data-Makers, Fabrício Fudissaku, afirmou  que por mais que as iniciativas cmo base em ESG sejam consideradas importantes por 90% dos executivos brasileiros, poucos possuem o conhecimento necessário para implementá-las de forma prática e assertiva dentro do seu negócio. 

Além disso, uma pesquisa realizada pela consultoria BCG mostrou que empresas que adotam melhores práticas Ambientais, Sociais e de Governança veem diversos impactos positivos, como maior lucratividade e até uma melhora em seu valor agregado. Os números mostram como tem se tornado cada vez mais necessário incorporar essa cultura nas empresas.

Outro dado para levar em consideração é que 4 em cada 5 brasileiros declararam que é importante a atuação de empresas e marcas em ações relacionadas ao meio ambiente, panorama social e de governança, segundo um levantamento feito por Google, MindMiners e Sistema B Brasil. Pensando nisso, nós separamos 3 motivos para destacar as práticas ESG agora mesmo. Confira:

  • Comportamento do consumidor

Gerações mais jovens, como a Geração Z e os millennials, estão preocupadas com questões ambientais e sociais, buscando consumir de empresas com políticas alinhadas ao ESG.

  • Branding: mais valor para a sua marca

A imagem da marca é diretamente afetada pela adesão dos princípios ESG, influenciando a percepção dos consumidores e colaboradores da sua empresa.

  • Mercado financeiro e sua influência

Práticas ESG tem se tornado crucial para os resultados financeiros, com empresas bem-sucedidas podendo aumentar seus lucros e ganhar destaque no mercado. 

Por exemplo, companhias no Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa tiveram um crescimento significativo em comparação com outras empresas.

As mudanças nos comportamentos e nas tendências dos mercados destacam a importância de investir em sustentabilidade. Além disso, é fundamental saber comunicar essas estratégias para influenciar outras empresas e posicionar-se como uma referência no assunto dentro do seu setor. 

Como trabalhar o ESG na comunicação e na estratégia de reputação de marca?

A reputação de uma marca é um dos ativos mais importantes de uma empresa; por isso, é essencial entender o que o mercado, seus clientes e os veículos de comunicação estão falando sobre ela.

Esse trabalho é chamado de gestão de reputação de marca e para fazer isso é necessário implementar uma série de metodologias e processos dentro da área de comunicação. Aqui vão algumas dicas para ajudar você a organizar a pauta ESG na sua equipe.

  • Comece com um planejamento para orientar a comunicação, escolhendo porta-vozes, monitorando o ESG e sempre se preparando para gerir crises;
  • Use a comunicação para alinhar os colaboradores com as mudanças decorrentes das práticas ESG;
  • Organize informações sobre as iniciativas ESG e defina um discurso consistente para se relacionar com os stakeholders;
  • Estabeleça indicadores-chave de desempenho (KPIs) para medir o impacto das iniciativas ESG na reputação corporativa;
  • Monitore a percepção pública das iniciativas ESG, utilizando ferramentas de monitoramento;
  • Busque e divulgue certificações nacionais e internacionais que validem seu compromisso.

Como fazer os valores ESG prosperarem também dentro da sua empresa?

Agora que você já sabe sobre a necessidade do ESG e como trabalhar isso na comunicação, é importante falar sobre alguns pontos que podem ajudar a prosperar esses valores dentro da sua empresa e propagar esse posicionamento nas redes sociais e na imprensa.

Para começar, é importante que a equipe de comunicação escolha canais digitais apropriados. As redes sociais desempenham um papel fundamental, permitindo a interação com clientes, funcionários e concorrentes. Procure estabelecer um calendário de postagens com conteúdo sustentável, abordando dicas, datas comemorativas, estudos de caso, etc. Sempre monitorando cada etapa do processo. 

Outro ponto importante é estabelecer parcerias com influenciadores digitais. Colabore com ONGs e pessoas relevantes em projetos ESG. Para obter visibilidade em meios de comunicação tradicionais, a assessoria de imprensa desempenha um papel crucial. 

Identifique jornais, revistas, rádios, programas de TV e outros meios para destacar suas iniciativas. Ah, e não se esqueça de monitorar o impacto dessas ações com relatórios detalhados. 

ESG é sobre implementar, evoluir e divulgar

Iniciativas ESG não são projetos pontuais de uma empresa. Essas práticas são uma forma de pensar e planejar o posicionamento da organização em mercados que estão cada vez mais competitivos. É um esforço que deve ser aplicado em todas as áreas e no dia a dia, além de fazer parte da cultura e do negócio em sua totalidade. 

Para garantir que a sua empresa saiba como o público está reagindo, o que os clientes estão fazendo ou quais são as oportunidades de outros segmentos, o monitoramento realizado com apoio da tecnologia é fundamental para o sucesso. Para saber como e onde começar, conte com o apoio dos especialistas da Knewin. Com certeza, eles saberão como ajudar.