Estratégia competitiva: como usar o monitoramento de mídia a seu favor

Pensar em estratégia competitiva é essencial para que as empresas consigam conquistar seu mercado de atuação. Mas, para garantir essa desejada vantagem, é importante entender profundamente o cenário no qual se está inserido, o que exige contar com as informações certas para que os gestores possam tomar decisões precisas.

Estes dados estão disponíveis em várias fontes, mas principalmente na imprensa e nas mídias sociais. Por isso, organizar uma estratégia de monitoramento de mídia é fundamental para identificar riscos e oportunidades.

Como usar o monitoramento na estratégia competitiva

O monitoramento de mídia é a base para que você consiga garimpar conteúdos no oceano de informações em que vivemos.

Portais de notícia, artigos, estudos, pesquisas, veículos jornalísticos tradicionais e digitais, vídeos e redes sociais precisam ser acompanhados rotineiramente. E é essencial contar com olhar analítico, para que você possa identificar as informações corretas no tempo certo.

No entanto, a análise dos conteúdos exige um olhar estratégico, partindo de objetivos e de critérios bem definidos. Para ter o monitoramento de mídias como base de sua estratégia competitiva é preciso partir de 3 etapas:

1. Acompanhamento da concorrência

Monitorar os passos dos seus competidores é essencial para entender em que terreno se está pisando. Avaliar os movimentos da concorrência permite observar como cada marca se posiciona, como é vista pelos consumidores, quais seus pontos fortes e fracos. 

Este cenário bem traçado oferece uma visão clara sobre o outro, mas também sobre seus próprios diferenciais e vantagens competitivas.

Leia também:
>> Análise da concorrência: 6 passos para simplificar a estratégia
>> Monitoramento de mercado: por que inserir na estratégia de clipping?

Como fazer: para auma estratégia competitiva efetiva de acompanhamento dos seus concorrentes é preciso monitorar palavras-chave relacionadas ao nome das empresas e aos seus produtos. Não esqueça de incluir na busca possíveis variações (como nomes fantasia, razão social, versões com escrita incorreta etc).

Acompanhe:

  • Publicações que mencionam essas marcas.
  • Matérias que usam os concorrentes como fontes.
  • E artigos que os próprios competidores publicam.

Tudo isso é fonte de informações valiosas para você entender como as outras organizações se posicionam, no que estão investindo e quais são os gaps que você pode cobrir.

Lembre-se que manter a concorrência próxima de você, inclusive na estratégia competitiva de monitoramento, é essencial para ser preciso quando falamos de posicionamento empresarial.

2. Monitoramento das movimentações do nicho de mercado

Uma boa estratégia competitiva exige o acompanhamento de tudo o que está relacionado ao mercado no qual você atua. Para tomar decisões cada vez mais precisas, é importante acompanhar:

  • Estudos.
  • Tendências.
  • Novidades técnicas e/ou tecnológicas.

Como fazer: construa buscas específicas para cada área ou tema relevante, de forma que essas ajudem a acompanhar, de forma constante, todos os conteúdos que estejam relacionados ao seu nicho de mercado.

Monitore principalmente:

  • Notícias.
  • Artigos.
  • Pesquisas nacionais e internacionais.
  • Publicações da área que podem impactar a sua estratégia empresarial.

Oriente seus profissionais de análise para identificar gargalos, gatilhos de passos em falso e oportunidades de crescimento. 

Por último, mas não menos importante: organize um processo de disseminação destas informações. Um grande erro e que impacta a conquista de uma estratégia competitiva efetiva de monitoramento é não conseguir fazer com que os dados coletados com tanto esforço cheguem às mãos dos decisores em tempo hábil.

3. Análise das movimentações políticas, econômicas e sociais

Sua marca está inserida em um contexto político e econômico. Ou seja, todas as movimentações desse cenário podem impactar diretamente no seu posicionamento.

Um bom exemplo disto são as alterações na legislação. Um novo imposto, uma proibição de circulação, a decretação de um feriado podem impactar diretamente em suas vendas ou mesmo criar oportunidades não percebidas pela concorrência.

Como fazer: use o monitoramento de mídia para acompanhar tudo que envolva política, economia e aspectos sociais/ambientais que podem impactar diretamente ou indiretamente a sua atuação.

Como este monitoramento é extenso e exige conhecimentos técnicos específicos, é possível organizar sua equipe para fazer avaliações separadas – clipping de produtos, clipping legislativo, por exemplo.

No entanto, é preciso ter um processo de compartilhamento das informações bem estruturado para evitar que dados relevantes fiquem isolados dentro de determinado “feudo” da empresa. 

Como evitar deslizes no monitoramento voltado para estratégia competitiva

Quando falamos de estratégia competitiva em empresas, entramos em um cenário que qualquer deslize pode custar muito caro. A informação não coletada (mas vista pela concorrência) ou o dado desconsiderado pelos decisores são erros que podem significar o fracasso da marca.

Por isso, o investimento em monitoramento de mídia precisa ser acompanhado de uma estratégia precisa e completa de coleta, análise e compartilhamento de informações.

Para isso, é necessário investir em automação de processos. A coleta de dados automatizada permite a análise de milhares de fontes em poucos minutos.

Já a análise por meio de inteligência artificial segmenta e classifica as informações de acordo com requisitos definidos previamente a partir das suas necessidades.

O Knewin Monitoring, por exemplo, é o serviço de monitoramento que ajuda empresas a acompanharem conteúdos relevantes para a estratégia competitiva. Além disso, entrega análises ricas sobre as informações coletadas.

A partir da união da tecnologia e do atendimento individualizado de analistas especialistas, gestores conseguem conquistar, com facilidade, um olhar completo sobre todos os cenários que podem impactar o dia a dia da organização.

Para conhecer os benefícios do Knewin Monitoring entre em contato com a nossa equipe e aproveite o potencial do monitoramento competitivo.