Estratégia competitiva: como usar o monitoramento a seu favor

estratégia competitiva

Pensar em estratégia competitiva é essencial para que as empresas consigam se posicionar com mais assertividade no mercado no qual atuam. Mas, para garantir essa competitividade, é importante contar com as informações certas, para que os gestores possam tomar decisões precisas.

E isso tem relação direta com a estratégia de monitoramento. Afinal, a partir do acompanhamento de conteúdos noticiosos (ou não), é possível ficar de olho no mercado, nos passos da concorrência e identificar oportunidades pelo caminho.

Por isso, se você deseja implantar a cultura da estratégia competitiva na rotina da sua organização, comece a colocar forças em sua estratégia de monitoramento.

Como usar o monitoramento na estratégia competitiva

Em primeiro lugar, compreenda que a estratégia de monitoramento é a base para que você consiga garimpar conteúdos no oceano de informações em que vivemos.

Afinal, com o meio digital, temos muitas fontes de informação. São portais de notícia, artigos, estudos, pesquisas, veículos jornalísticos tradicionais e digitais, vídeos e redes sociais.

Por isso, precisamos manter o olhar analítico e saber como garimpar as informações de forma correta.

E quando falamos sobre garimpar, queremos dizer que é importante inserir um olhar estratégico, a partir de objetivos e de critérios bem definidos.

Só assim vamos conseguir incorporar a estratégia competitiva com efetividade em nossa rotina profissional.

Bem, entender a importância do monitoramento é o primeiro passo deste artigo. No entanto, queremos que você vá além e saiba como aplicar o monitoramento na estratégia competitiva da sua marca.

Para fazer isso, você pode organizar o monitoramento em 3 etapas:

  • Análise da concorrência.
  • Acompanhamento das movimentações do seu nicho de mercado.
  • E monitoramento do cenário político, econômico e social no qual a sua organização está inserida.

1. Monitoramento das movimentações do nicho de mercado

Uma boa estratégia competitiva necessita do acompanhamento de tudo o que está relacionado ao nicho de mercado no qual você atua.

Ou seja, é importante acompanhar:

  • Publicações específicas da área.
  • Estudos.
  • Mapeamento de tendências.
  • Novas tecnologias.
  • E técnicas que estão se tornando obsoletas.

Afinal, para mantermos vantagem competitiva, temos de estar sempre atentos a tudo o que ocorre no cenário em que atuamos. Assim, podemos tomar decisões cada vez mais precisas.

Certo, e como o monitoramento está inserido neste contexto? 

Bem, a partir do monitoramento de informações, você consegue construir buscas específicas que te ajudem a acompanhar, de forma constante, todos os conteúdos que estejam relacionados ao seu nicho de mercado.

Ou seja, você consegue monitorar os seguintes pontos:

  • Notícias.
  • Artigos.
  • Pesquisas nacionais e internacionais.
  • Publicações da área que podem impactar a sua estratégia empresarial.

A partir do garimpo de informações sobre o seu nicho de mercado, você consegue inserir um olhar analítico e entender o panorama com o qual você está lidando.

Assim, pode olhar para a cultura interna da sua empresa. Com isso, tem a chance de identificar gargalos, gatilhos de passos em falso e oportunidades de crescimento.

2. Acompanhamento da concorrência

A segunda categoria que une o monitoramento e a estratégia competitiva é algo conhecido por gestores de empresas: o acompanhamento da concorrência.

Monitorar os passos dos competidores é essencial para que você:

  • Entenda em que terreno está pisando.
  • Saiba quais são os seus diferenciais.
  • Perceba como as outras marcas se destacam.
  • E analise como pode fazer para ficar passos à frente.

Ou seja, acompanhar a concorrência nos ajuda a garantir vantagem competitiva.

Para inserir essa questão na estratégia de monitoramento, você pode construir buscas que incluam palavras-chave relacionadas ao nome dos concorrentes, aos termos referentes aos produtos das outras marcas e às possíveis variações.

Além disso, você pode acompanhar

  • Publicações que mencionam essas marcas.
  • Matérias que usam os concorrentes como fontes.
  • E artigos que os próprios competidores publicam.

Tudo isso é fonte de informações valiosas para você entender como as outras organizações se posicionam, quais são os aspectos que elas mais investem e quais são os gaps que você pode cobrir.

Manter a concorrência próxima de você, inclusive na estratégia de monitoramento, é essencial para sermos precisos quando falamos de competitividade empresarial.

3. Análise das movimentações políticas, econômicas e sociais

O terceiro ponto sobre estratégia competitiva e monitoramento é algo que, às vezes, esquecemos: acompanhamento dos cenários político, econômico e social.

Afinal, a sua marca está inserida em um contexto político e econômico. Ou seja, todas as movimentações desse cenário podem impactar diretamente o posicionamento da sua empresa.

Por exemplo, uma lei que é sancionada ou vetada pode impactar diretamente um serviço que você oferece. 

Algo recente, para usarmos como exemplo, é a questão da proibição de utensílios plásticos em restaurantes.

Ou seja, se não acompanharmos as movimentações políticas e sociais, não vamos saber como nos reinventar e nos posicionar com efetividade.

Além disso, uma queda brusca em um setor econômico também pode representar um alerta vermelho para a sua organização, bem como questões sociais e propósitos de empresa.

Em outras palavras, use o monitoramento para acompanhar todos os conteúdos que envolvam política, economia e aspectos sociais/ambientais que podem impactar diretamente ou indiretamente a sua marca.

Essa é a melhor maneira de construir um plano de ação efetivo e de garantir uma boa estratégia competitiva.

Como evitar deslizes no monitoramento voltado para estratégia competitiva

Quando falamos de competitividade empresarial, entramos em um cenário que qualquer deslize pode custar muito caro.

E esse custo caro tem relação com aspectos financeiros, de imagem e de reputação de marca. Afinal, um simples passo mal pensado pode causar impactos significativos na gestão da empresa.

Então, a melhor forma de usar o monitoramento a seu favor e evitar deslizes é construir uma estratégia precisa, sem furos, automatizada e completa.

Dessa maneira, é possível entender que, se você deseja contar com uma boa estratégia competitiva, não pode fazer monitoramento manual.

Afinal, de forma manual, acabamos deixando conteúdos relevantes passarem despercebido.

Assim, é importante encontrar ferramentas que automatizem o processo e deixem a demanda mais precisa.

O Knewin Monitoring é o serviço de monitoramento que ajuda empresas a acompanharem conteúdos relevantes para a estratégia competitiva. Além disso, entrega análises ricas sobre as informações coletadas.

A partir da união da tecnologia e do atendimento individualizado, gestores de empresas conseguem conquistar, com facilidade, um olhar completo sobre todos os cenários que podem impactar o dia a dia da empresa.

Assim, é possível contar com a ajuda do Knewin Monitoring para acompanhar a sua concorrência, o seu nicho de mercado e o cenário político no qual a sua empresa está inserida. 

Por fim, para conhecer os benefícios do Knewin Monitoring, queremos te fazer um convite: entre em contato com a nossa equipe e aproveite o potencial do monitoramento competitivo.