Estudo: tendências do mercado de beleza na imprensa

O mercado de beleza tem grande importância na vida da população, e também movimenta bilhões em todo o mundo. Segundo levantamento feito pela Euromonitor, o setor de beleza cresceu 4,7% em 2020, o que demonstra uma estabilidade mesmo em turbulências.

Além de ser uma grande potência econômica, o mercado de beleza também reflete o comportamento e expectativas do público consumidor. Durante a pandemia, o aumento da preocupação com a higiene e a aparência cresceram, impulsionando o mercado.

Fatores sociais, como o as questões ambientais e a preocupação com a crueldade com animais, por exemplo, são reflexos de consumidores mais exigentes e um mercado cada vez mais competitivo. 

Em contrapartida, essas mudanças oferecem novas oportunidades tanto para as grandes marcas quanto para as pequenas empresas. 

Por isso, acompanhar o que é dito pelas redações jornalísticas é fundamental para se manter alinhado com as novidades sem perder novas chances de negócio.

Pensando nisso, trouxemos mais uma análise das tendências no setor de beleza. Quer acessar o estudo completo? Clique aqui e faça o download do pdf.

As tendências das editorias relacionadas ao mercado de beleza

O mercado da beleza é um dos setores que mais se apoia no trabalho das influenciadores digitais, e consequentemente, na opinião do público. Em estudo desenvolvido pela Beauty tech B4A, 44% das entrevistadas afirmaram que procuram por reviews antes de comprar um produto.

Isso afirma a importância de manter um monitoramento constante nas menções relacionadas à marca e seus artigos.

Em nosso estudo dividimos o setor de beleza em oito editorias:

  • Marcas
  • Produtos para rosto
  • Produtos para cabelo
  • Tendências
  • Perfumaria
  • Economia
  • Sustentabilidade
  • Influenciadores

Dessa forma, foi possível compreender os assuntos abordados pelas redações, os veículos de comunicação que mais comentam sobre o setor e quais as editorias mais publicadas. 

1- Marcas

Dentre as editorias analisadas, as que focam em marcas contam com 35% das matérias analisadas. 

O foco principal dos veículos tem sido: as novidades em produtos e tecnologia, além do retorno à abertura de estabelecimentos físicos. Mas uma pauta tem sido abordada com frequência e reflete as movimentações sociais: a luta antirracista e a defesa aos direitos das minorias.

Desde os grandes protestos de 2020 com o  Black Lives Matter, as marcas vêm revisando seus posicionamentos e fazendo mudanças efetivas, e necessárias, para combater o racismo e avançar para um futuro mais igualitário. Apesar de existir uma grande melhoria, o mercado da beleza ainda está muito longe do ideal. 

As marcas Natura, Avon, Boticário, L’Occitane au Brésil e Sephora foram as mais mencionadas pelas redações brasileiras durante o período de análise.

2 – Economia

O segundo tema mais abordado foi o mercado da beleza na economia. A pandemia abalou diversos setores e impactou fortemente o mercado como um todo. Mas o setor da beleza conseguiu passar pela turbulência e ainda gerar lucros.

Dentre os temas mais abordados pelos jornalistas temos a crescente confiança dos investidores no mercado da beleza, além do retorno dos investimentos em exportações apesar da queda no mercado mundial.

Veículos de grande foco financeiro, como o Valor Econômico, passaram a imperar entre as redações que mais abordam o setor de beleza.

3 – Temáticas em alta

As temáticas em alta sobre o setor e as próximas apostas do mercado ficam em terceiro lugar.

Nessa editoria, é fundamental citar a importância dos veículos que mais publicam sobre o assunto. Tanto redações especializadas, como Vogue e Marie Claire, quanto portais mais gerais, como Terra e Metrópoles, têm investido em matérias sobre o que está por vir na área da beleza.

Os temas mais abordados nessa editoria giram em torno do retorno aos atendimentos presenciais, tendências para o mercado masculino de beleza e higiene e o crescente investimento em produtos e campanhas focados nos consumidores negros.

4 – Produtos para o rosto

A quarta colocada reflete um dos dados do Beuty Plan 2022 da B4A. Segundo o estudo, 67% das entrevistadas pretendem se dedicar aos cuidados com o rosto em 2022.

Nas redações, dicas de rotinas de skincare e indicações de produtos faciais figuram entre os temas mais abordados pelos jornalistas. Nessa editoria, os veículos de comunicação especializados em beleza são destaque nas publicações.

5 – Sustentabilidade

Em quinto, temos a editoria de sustentabilidade, que reflete a preocupação de outros setores com o desperdício de matéria prima e o investimento em soluções mais sustentáveis.

O avanço em tecnologias, o retorno do foco em ingredientes naturais nacionais, e iniciativas para diminuir o uso de plástico estão entre os assuntos mais abordados.

Por que monitorar o setor de beleza na imprensa?

Se o setor de educação é impactado pela opinião pública, como mostrou outra análise feita Knewin, o mercado de beleza é diretamente influenciado pelas redes sociais e pela imprensa.

Seja para apontar os novos lançamentos, para criticar o comportamento de um embaixador/influenciador ou apontar a falta de posicionamento de alguma marca, as redações focadas em produzir conteúdo sobre beleza são uma força a ser reconhecida.

E em um setor que está tão interligado com o universo da internet e com os jornalistas, deixar de monitorar a mídia é sinônimo de perder oportunidades e ganhar dores de cabeça.

É seguro afirmar que o monitoramento, seja da imprensa ou das redes sociais, pode ser um grande diferencial para a marca que deseja se destacar no mercado.

Quer saber mais sobre como utilizar o monitoramento de notícias para entender as principais tendências do setor da sua empresa? Entre em contato conosco.