Estudo: tendências do mercado de tecnologia na imprensa

O mercado de tecnologia é um dos setores que têm forte influência em todas as áreas econômicas. E o crescimento desse nicho tem sido apontado de forma positiva: de acordo com a consultoria IDC, a precisão para 2022 é de alta de 8,2%.

Considerando esse contexto, as pautas que saem na imprensa são relevantes para que gestores de comunicação consigam compreender quais são os assuntos que precisam fazer parte do radar da estratégia de negócio.

Por isso, trouxemos mais uma análise das tendências no setor de tecnologia. Quer acessar o estudo completo? Clique aqui e faça o download do pdf.

As tendências das editorias relacionadas ao mercado de tecnologia

Por ser um mercado tão abrangente,  dividimos o estudo de tecnologia em seis editoria:

  • Setores de mercado 
  • Global
  • Ações de marcas
  • Economia
  • Mercado de trabalho
  • Segurança da informação 

Dessa forma, foi possível compreender entre 01 de março e 01 de abril de 2022 os assuntos abordados pelas redações, os veículos de comunicação que mais comentam sobre o setor e quais as editorias mais publicadas. 

1 – Setores de mercado

A editoria mais mencionada pelas redações foi setores de mercado. Para definir essa editoria, levamos em consideração matérias que mencionam inovações no setor, lançamentos, impacto da tecnologia na sociedade e movimentações do mercado de tech.

Durante o período de análise, veículos grandes como G1, Época e Valor Econômico estão entre os que mais pautam os avanços tecnológicos.

Durante a curadoria, foi possível notar uma inclinação mais positiva em relação aos passos que o mercado tecnológico tem dado, sendo 15,3% das matérias publicadas tendo um viés positivo.

2 – Global

Quando falamos de notícias do campo internacional, abordamos conteúdos de grande impacto, principalmente quando a notícia tem como foco países como China, Japão, Estados Unidos e Rússia. 

Com os conflitos entre Ucrânia e Rússia, e a pandemia de covid que ainda não terminou, 64,1% das matérias da editoria global são negativas. O temor do mercado e das empresas sobre o futuro de 2022 tem sido refletido nas redações brasileiras.

Dentre as notícias mais pautadas temos: o lockdown na China e como essa movimentação pode impactar ainda mais o mercado de condutores, a saída de marcas e fechamento de escritórios na Rússia, reflexo dos conflitos contra a Ucrânia.

3 – Ações de marcas

No setor de tecnologia, as marcas têm papel fundamental em ditar aquilo que será tendência no futuro. Em um mercado em que a inovação se faz essencial para se manter no topo, acompanhar os concorrentes e a imprensa é fundamental.

No momento, as marcas que vêm investindo ou se pronunciando em relação ao metaverso são as mais pautadas pelos jornalistas.

As redações estão de olho no que as empresas estão planejando para a nova era da internet, e seguem sendo cautelosos. 85,6% das matérias são neutras e apenas 9,1% delas apontam um sentimento positivo dos jornalistas.

4 – Economia

Com a pandemia do coronavírus, foi possível notar o quanto a economia mundial caminha lado a lado com o mercado de tecnologia. E o impacto se estende para todas as outras áreas: educação, saúde, beleza, meio ambiente etc.

Dentre as editorias analisadas, a economia é a que demonstra maior apreensão na imprensa: 60,7% das matérias são neutras, enquanto que 23% são negativas. 

Esses números são reflexo da instabilidade econômica e social que o setor tem enfrentado: primeiro com uma pandemia e agora com uma guerra.

5 – Mercado de trabalho

O futuro do mercado de trabalho é tecnológico, e nosso quinto colocado pode provar isso. Segundo estudo feito pela PwC Brasil, o número de profissões ligadas à tecnologia e digitalização quase dobrará até 2025, indo de 7,8% para 13,5%.

E veículos como G1, Exame e Valor Econômico já vêm apontando para essa mudança. As redações ainda demonstram ter boas expectativas em relação ao mercado de trabalho ligado ao nicho de tech, tendo 27,6% das matérias publicadas como positivas.

6 – Segurança da informação

Mesmo o mercado de tecnologia oferecendo oportunidades nunca antes vistas ou imaginadas, além de trazer uma revolução na vida das pessoas, a segurança ainda é um tema que precisa ser debatido com maior frequência.

No relatório Global Communications Report publicado este ano pela  USC Center for Public Relations, apenas 26% dos entrevistados enxergam a cibersegurança como um risco para seu negócio.

No Brasil, as principais pautas abordadas pelas redações jornalísticas são: o combate às fake news, principalmente quando o assunto é eleições, o posicionamento do STF em relação à regulamentação e o que o mercado internacional tem feito para proteger os dados e regulamentar empresas.

Por que monitorar o setor de tecnologia na imprensa?

O setor de tech é um dos que mais oferecem oportunidades, seja no mercado de trabalho, na economia ou na oferta de negócios. 

Mas para acompanhar uma área que se alimenta de mudança e renovação, é preciso estar conectado às fontes de informação. Afinal, como disse Francis Bacon, conhecimento é poder. 

Em nosso estudo, o poder e influência da imprensa ficam visíveis. Através dos dados coletados e analisados, é possível entender as movimentações feitas pelas empresas, além de prever cenários e se antecipar a algumas das próximas tendências.

Por isso, é seguro dizer que, em um mercado cada vez mais volátil e influente como o de tech, o monitoramento pode ser tornar uma base sólida de informações tanto para o gerenciamento da marca, quanto para a tomada de decisões e até mesmo na prevenção de uma crise.

Quer saber mais sobre como utilizar o monitoramento de notícias para entender as principais tendências do setor da sua empresa? Entre em contato conosco.