Ferramentas digitais: um complemento poderoso ao olhar profissional

Quando falamos sobre ferramentas digitais, há quem ainda torça o nariz para o investimento em alguma plataforma otimizadora de rotina.

Afinal, há o receio de que as ferramentas tecnológicas vão substituir o trabalho dos profissionais.

E esse receio ocorre em diversos nichos profissionais, inclusive em agências de comunicação.

No entanto, vivemos a era da tecnologia e da informação digital. Temos como fugir disso? Não.

Então, é hora de entender que as ferramentas digitais têm um papel muito importante na otimização de rotinas e na efetividade de resultados.

No entanto, elas não substituem o seu trabalho como assessor de imprensa, como analista de comunicação ou como gestor de uma marca.

Afinal, uma plataforma pode automatizar processos. Mas o olhar profissional é essencial na hora de analisar um conteúdo ou de identificar comentários dos usuários.

Em outras palavras, ferramentas funcionam como uma mão amiga de quem trabalha com comunicação digital. E entender isso é o primeiro passo rumo a uma rotina mais efetiva e mais alinhada com as exigências da era da informação instantânea e da mobilidade.

Ferramentas digitais + olhar profissional = estratégias de resultados

Diante de tantas demandas que a comunicação digital proporciona, muitos profissionais encontram dificuldade em gerenciar tarefas de forma manual.

Clipping manual. Gestão de tarefas manual. Mailing manual. Disparo de e-mails manual. Gestão e monitoramento de redes sociais manuais. Análise de SEO manual. Transcrição de áudio manual.

Esse último parágrafo é tão repetitivo que parece um grito de socorro, não é mesmo?

Mas era isso que queríamos. Nosso objetivo era te fazer entender que a atividade manual pode se tornar cansativa na correria do dia a dia

Porém, antes que você jogue tudo para o alto, entenda que existem diversas ferramentas digitais que foram desenvolvidas para facilitar diferentes demandas.

Muitas plataformas digitais entregam informação útil e valiosa aos profissionais de comunicação. E isso otimiza a rotina, evitando que resultados sejam comprometidos.

O problema é que ainda há quem torça o nariz para essas plataformas. Afinal, há o medo de que o trabalho do assessor de imprensa seja substituído.

Se esse é o seu receio, guarde essa ideia dentro de uma gaveta e libere espaço para um novo pensamento. O trabalho dos comunicadores sociais nunca foi tão importante como na era da abundância da informação.

Se temos muitas informações, precisamos do olhar profissional para filtrar esses dados.

A ferramenta funciona para o garimpo de informações. O assessor garante o olhar analítico, alinhado com os objetivos dos clientes.

Como aproveitar o potencial das ferramentas digitais

Plataformas digitais não vêm para substituir o seu trabalho. Elas são desenvolvidas para potencializar a rotina profissional e para garantir clientes mais satisfeitos com o serviço de comunicação.

Existem diversas ferramentas que podem ser inseridas no contexto de gestão de marcas na era digital.

Elas, junto com o olhar habilidoso dos profissionais, são capazes de garantir resultados muito mais efetivos. Além disso, eliminam gargalos que podem te deixar estressado.

Para este post, selecionamos 3 tipos de ferramentas digitais que fazem a diferença na rotina profissional. O importante: elas são um complemento ao trabalho dos profissionais de comunicação.

1. Ferramenta de monitoramento de notícias

O monitoramento de notícias é uma das estratégias mais conhecidas na assessoria de imprensa. No entanto, acabou se tornando um gargalo na rotina de muitos profissionais, já que a era digital trouxe muitas fontes de informação para ficarmos de olho.

Quando o clipping se torna um gargalo, agências de comunicação buscam a ajuda de ferramentas de clipping, como o Knewin News.

O Knewin News otimiza um processo repetitivo na rotina dos profissionais: a busca por conteúdos noticiosos, a partir de palavras-chave estratégicas.

A ferramenta permite que você deixe essa pesquisa na responsabilidade de um robô, conseguindo estruturar uma boa estratégia de clipping, que contenha métricas qualitativas e quantitativas, objetivos e olhar ágil para tomar decisões efetivas.

Ao utilizar a plataforma, você consegue ter acesso a fontes noticiosas dos mais variados tipos: jornais impressos, digitais, TV e rádio. Tudo isso em apenas um local.

Mas o mais importante é que você entenda o seguinte: o trabalho do comunicador social não vai ser substituído. Um curador de informação, que filtra o garimpo de notícias de acordo com o contexto dos clientes, é essencial em um momento em que temos muitas notícias sendo publicadas.

Aliás, um clipping automatizado (que evita furos e pesquisa manual) combinado com o olhar estratégico e cuidadoso do profissional de comunicação é uma combinação de resultados efetivos.

2. Ferramenta para análise de SEO

SEO é um tema importante na comunicação digital. Afinal, as técnicas de otimização de sites e textos para mecanismos de busca influenciam o resultado da sua produção de conteúdo.

As ferramentas para SEO, como o Semrush, permitem que você consiga ter um olhar macro sobre o posicionamento orgânico de seu cliente no meio digital.

Além disso, essas ferramentas também garantem um olhar estratégico para entender o posicionamento da concorrência no meio digital.

Essas plataformas automatizam um processo que seria complexo se feito de forma manual. Afinal, as regras de SEO mudam de tempos em tempos.

E, mais, analisar o SEO de forma manual significa empregar tempo valioso na rotina profissional para identificar pontos muito sutis.

Então, utilizar uma ferramenta para essa análise te dá mais tempo para inserir um olhar estratégico e identificar se o seu trabalho está fazendo a diferença no contexto de competitividade empresarial.

Ferramenta de SEO + habilidades do comunicador digital formam uma dupla estratégica para garantir visibilidade para a marca de seu cliente.

3. Ferramenta para construção de mailing

Construção de mailing, disparo de releases e processo de follow-up são outros termos conhecidos na gestão de marcas. E fazer isso de forma manual significa empreender tempo precioso em processos que podem ser otimizados.

Hoje, não temos mais tempo para criar um mailing manual e gerenciar follow-up o dia inteiro. Temos outras estratégias para concretizar.

O auxílio de uma ferramenta como a da Comunique-se é uma mão amiga para quem precisa gerenciar esses processos, mas não pode deixar outras estratégias de lado.

Automatizar processos te dá mais tempo para ser estratégico na hora de escrever um release e no momento de decidir para qual profissionais você deve disparar o conteúdo.

Por fim, para se aprofundar no assunto e conhecer outras plataformas para te ajudar, faça o download do nosso e-book “Ferramentas digitais substituem o trabalho do assessor de imprensa?”.