Gestão de custos para empreendedores iniciantes: saiba como otimizar o seu capital

Quando se está começando um negócio não somente em comunicação, mas em qualquer segmento, na verdade, existem muitas dúvidas sobre onde vale investir imediatamente e o que pode ficar para depois. A habilidade de fazer gestão de custos é algo que deve ser aprendido com a experiência e consolidado na prática, mas existem algumas dicas que podemos te dar para otimizar o seu capital desde o início. Basta continuar lendo!

Fluxo de caixa é o início da gestão de custos

O primeiro passo no caminho da gestão de custos é criar e entender um fluxo de caixa. Existem vários posts sobre o tema, como este e este, então não vamos entrar em muitos detalhes. Mas é essencial que você, como empreendedor, saiba os princípios de gerir o seu dinheiro. Na prática, é controlar e saber de onde vem o dinheiro que, todo mês, entra e sai.

De um lado, existem os clientes fixos, trabalhos temporários e projetos com órgãos públicos e governamentais (licitações), por exemplo.

Do outro, estão o salário do empreendedor e eventuais colaboradores, freelas, despesas da empresa etc. Para não se perder nessas transações mensais, o fluxo de caixa é um ótimo aliado. Você poderá entender onde estão os seus gargalos, quanto de capital de giro tem, o que sobra para investir, e, a partir daí, fazer planos para o futuro.

Quais são as suas necessidades?

O que você precisa gastar agora e o que pode ficar para depois? Decidir o que é necessário em cada momento vai te ajudar na gestão de custos. Ao investir com responsabilidade, você está no caminho certo para construir uma empresa bem estruturada e com maior chance de durar mais do que dois anos, que é a média de fechamento de novos empreendimentos. Sabia?

Coloque no papel as suas necessidades versus o que é dispensável. Você está com muito trabalho e não consegue dar conta dos clientes? Talvez seja uma boa ideia contratar um funcionário. Trabalha sozinho e está pensando em sair do home office? Pode ser custoso demais no começo. Talvez ir para um coworking por algum tempo seja uma decisão melhor. E por aí vai.

Investimento em eficiência para conseguir crescer

Qual é o custo da sua hora? Qual o volume de trabalho que você consegue fazer? Eficiência é importantíssimo para a gestão de custos, já que você estará otimizando o seu capital. Por exemplo, quanto tempo perde diariamente fazendo clipagem? Será que contratar uma ferramenta de monitoramento de veículos jornalísticos não seria mais eficiente pra a sua empresa, permitindo que você tenha mais tempo para atender novos clientes?  Eficiência não significa necessariamente gastar pouco, mas gastar de forma inteligente.

Investir em internet de qualidade também vale a pena, ou em algum curso que vá aprimorar o seu atendimento. De uma forma ou de outra, todos os pontos que falamos aqui têm o potencial de te tornar mais eficiente.

Distribuindo os gastos no médio prazo

Investir é importante, mas saber o momento certo de utilizar o seu capital é ainda mais. A gestão de custos também deve abordar um planejamento financeiro de alguns meses. Distribua os seus gastos ao longo dos meses, levando em conta a sua previsão de rendimento e ajuste sempre que necessário. Não se preocupe tanto em ter tudo de uma vez, e sim em criar uma base sólida pra o seu negócio e ir melhorando ao longo dos meses seguintes.

Gestão de custos te leva rumo à estabilidade

Sabendo como gerir o capital da sua empresa de comunicação, você, empreendedor, poderá ter um negócio estável, com clientes duradouros e funcionários satisfeitos.

Se você quer saber mais sobre cursos de gestão para empreendedores, temos um conteúdo sobre o tema em nosso blog!

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo!