Inteligência Artificial e Comunicação: você está fazendo isso certo?

Quem trabalha com comunicação já se deparou com profissionais que usam ferramentas como o ChatGPT para apoiar na sua produção de conteúdo. Desde que ganhou os noticiários e viralizou nas redes sociais, a Inteligência Artificial passou a fazer parte do dia a dia entre redatores, jornalistas, conteudistas e outros profissionais que atuam no mercado de comunicação, mas foi entre as pessoas de outros segmentos que ela se popularizou de verdade.

Todo mundo quer esse apoio na hora de escrever. Segundo dados divulgados pela agência de notícias Reuters, a solução desenvolvida pela OpenAI levou apenas dois meses para atingir a marca de 100 milhões de usuários. Para se ter uma ideia, o Instagram levou dois anos e meio para obter esse resultado. O TikTok foi mais rápido e precisou de nove meses.

O que sabemos sobre o ChatGPT até agora?

Mesmo diante do hype, como os mais novos gostam de dizer, é importante ter cuidado. Inclusive, isso foi dito pelo próprio co-criador do ChatGPT durante a última edição do South by Southwest (SXSW), realizada em Austin, no Texas. 

Durante a sua palestra, Greg Brockman, CEO e co-fundador da OpenAI, disse que o produto tem falhas e que a partir da resposta do público sobre elas é que seria possível aprimorar a ferramenta. No caso do ChatGPT, por ele combinar milhões de dados de diferentes fontes, não sabemos os reais riscos de desinformação e até plágio no processo criativo.

Por isso, pensar em Inteligência Artificial apenas como essas soluções que criam textos e imagens é um ponto de vista superficial sobre a capacidade dessa tecnologia. Existem muitas outras maneiras de aplicá-las na rotina da equipe de comunicação e de assessoria de imprensa que podem ser mais efetivas para a estratégia. Veja mais sobre elas a seguir!

Como a Inteligência Artificial pode ajudar na sua estratégia de comunicação?

Com o avanço da tecnologia e a Transformação Digital cada vez mais presente no nosso dia a dia, muitas tarefas puderam ser automatizadas. Entre as atividades, a Inteligência Artificial se destaca pela agilidade e a capilaridade que ela proporciona para diferentes tarefas no dia a dia da equipe de comunicação interna ou na assessoria de imprensa, como: 

Monitoramento de redes sociais

O monitoramento de redes sociais também é parte fundamental na cultura data-driven de uma empresa. Dados mostram que cerca de 71% dos clientes que têm uma boa experiência com uma marca nas redes sociais tendem a indicar essa marca para outras pessoas. 

Mas quais os principais pontos a serem observados? Confira:

  • Monitorar o nome da marca e suas variações mais comuns, se houver.
  • Os nomes dos principais produtos e serviços da empresa.
  • As menções com tags e hashtags no Twitter, Instagram e Facebook. 
  • Palavras-chave que tenham proximidade com o assunto da marca, produto ou serviço. 
  • Menções com filtro por localização, quando for o caso.
  • Busca por menções dos principais concorrentes, para entender qual a percepção do público sobre as empresas do mesmo nicho de mercado.

Sempre é possível tornar este trabalho menos complexo com o apoio da tecnologia e Inteligência Artificial.

Monitoramento de notícias

Se monitorar notícias de forma periódica manualmente já é uma tarefa complexa, imagine em tempo real. Por isso, utilizar soluções tecnológicas que tenham boas referências no mercado é uma das formas de tornar essa atividade mais leve e assertiva. Saiba que existem alternativas que ajudam a acompanhar conteúdos jornalísticos de forma instantânea. 

Procure por uma plataforma que permita monitorar marcas, personalidades e temas de mercado com a maior base de veículos do país para garantir informações estratégicas e competitivas para a sua empresa.

Segmentação do público

Conte com a tecnologia para entender quem são seus atuais e potenciais clientes, concorrentes, inspirações de outros mercados, parceiros e etc. Lembre-se que a segmentação de público é importante para impactar as pessoas certas. Porém, a conversão acontece a partir de insights criativos e que desperte aquela curiosidade no seu atual e no potencial cliente.

Insights a partir dos dados coletados

Além do monitoramento em diferentes plataformas e em tempo real, é importante que a equipe de comunicação saiba o que fazer com esses dados. Por isso, os insights oferecidos pela Inteligência Artificial direto nas plataformas digitais ajudam a direcionar a estratégia. 

Em um mundo hiper conectado essa visão mais ampla do real cenário e perspectivas de futuro faz toda a diferença em mercados cada vez mais competitivos. A melhor maneira de garantir eficiência e agilidade nesse processo.

No entanto, lembre-se de preparar sua equipe para extrair o máximo potencial da ferramenta. Caso contrário, o investimento pode não trazer os resultados esperados.

Inteligência Artificial incorporada às soluções Knewin. Saiba como usar na sua empresa!

Nós temos duas soluções complementares que atuam com base em Inteligência Artificial para entregar melhores resultados para os nossos clientes. São elas:

  • Knewin Monitoring: para auxiliar no estudo de notícias, mapeamento da jornada de monitoramento de marca, relatórios e obtenção de insights para novas estratégias, alertas de comunicação e muito mais. Com a nossa curadoria feita por profissionais especializados em coleta e análise de dados, sua marca pode desfrutar de todo o potencial do seu clipping de forma prática e estratégica.
  • Knewin Intelligence: para oferecer análises de dados em um painel de interface amigável e descomplicada. Com ele, é possível automatizar e personalizar a visualização dos dados que são mais importantes para a empresa de forma estratégica, apoiando na geração de insights e tomada de decisão. Em outras palavras, são dados precisos e unificados de notícias, redes sociais e outras bases externas.

Para dar esse primeiro passo na Transformação Digital da sua estratégia de comunicação, conte com o apoio da Knewin. Entre em contato com nossos especialistas!

knewin