Inteligência competitiva: por que sua empresa deveria fazer?

Inteligência competitiva significa transformar informações soltas em dados relevantes para a competitividade e para o posicionamento de empresas. Ou seja, é uma ferramenta que ajuda organizações a tomarem decisões mais precisas, em um mundo digital em que um simples detalhe faz toda a diferença.

No entanto, ainda há empresas que deixam a Inteligência competitiva de lado. E isso prejudica o desempenho da organização, bem como o alinhamento entre marca e públicos estratégicos.

Dessa forma, se você ainda não valoriza a análise competitiva em sua empresa, elaboramos este artigo para te mostrar por que você deveria mudar esse cenário.

O que significa fazer Inteligência Competitiva?

Quando se fala em Inteligência Competitiva, entramos no cenário dos dados, do olhar analítico e da interpretação de informações.

Afinal, essa ferramenta está alinhada ao processo de captura de informações soltas nos meios físico e digital e à transformação em dados relevantes para o posicionamento de empresas.

Ou seja, utilizamos informações sobre a nossa empresa, sobre a concorrência e sobre as movimentações de mercado para entender aspectos como:

  1. Qual é o posicionamento da minha empresa?
  2. Quais são as ações dos concorrentes?
  3. Quais são os erros e acertos dos competidores?
  4. Quais são as minhas forças e fraquezas?
  5. Existem ameaças para o meu negócio com as movimentações de mercado?
  6. Como posso fazer para melhorar a minha competitividade?
  7. Meu modelo de negócio é sustentável?
  8. Como posso construir um plano de ação mais efetivo?
  9. Minha empresa está alinhada às exigências do meio digital?
  10. Será que estou atingindo o público certo?
  11. Como posso tornar meu processo de tomada de decisão mais assertivo?

Em outras palavras, a Inteligência competitiva é um modelo preditivo, no qual utilizamos os dados para entender o atual panorama empresarial, para prever movimentações de mercado e para antecipar tendências.

Dessa maneira, fazer Inteligência competitiva significa que precisamos valorizar todas as informações e que temos de encontrar ferramentas que nos ajudem a capturar, a organizar e a analisar esses dados.

O grande ponto é que a análise de dados precisa estar alinhada a objetivos bem definidos. Afinal, nossas respostas dependem das perguntas que fizermos para as informações.

Assim, podemos aprender com erros e acertos da concorrência, além de entender como a nossa organização se posiciona no nicho de mercado.

Ou seja, com a interpretação de dados, temos a possibilidade de ampliar nossas condições de competitividade empresarial.

3 formas de aplicar a Inteligência Competitiva em empresas

Além de entender o que significa fazer Inteligência competitiva, é importante compreender como aplicar a ferramenta no dia a dia das empresas.

Assim, organizamos a análise competitiva em 3 categorias:

  1. Informações sobre a empresa.
  2. Análise da concorrência.
  3. Identificação de ameaças e oportunidades (movimentações de mercado).

1.Análise de informações sobre a empresa

A primeira maneira de aplicar a Inteligência competitiva em sua rotina profissional é monitorar e interpretar dados sobre a própria empresa.

Ou seja, é preciso monitorar informações sobre a atuação da marca, sobre o relacionamento com os públicos (externo e interno) e observar como a organização está inserida no nicho de mercado.

Dessa forma, você vai conseguir identificar os seguintes aspectos:

  1. Quais são as forças e as fraquezas da minha empresa?
  2. Como posso melhorar o relacionamento com os meus colaboradores?
  3. Será que é possível impulsionar a produtividade interna e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho?
  4. Quais tecnologias podem me ajudar no processo?
  5. Meu serviço está alinhado às exigências do público que quero atingir?
  6. Os valores da minha marca estão alinhados às transformações digitais?
  7. Quais são os aspectos fortes da empresa que eu devo enfatizar?

Essas perguntas são alguns exemplos de dados que você pode obter ao incluir a Inteligência competitiva dentro da sua organização.

Ou seja, essa ferramenta analítica nos ajuda a conquistar um olhar crítico sobre o nosso negócio, sem que isso seja superficial ou reativo.

2. Análise da concorrência

A segunda forma de aplicar a Inteligência competitiva no dia a dia de empresas é monitorar e analisar a concorrência.

A análise da concorrência já é uma estratégia bem conhecida por gestores de empresas. Afinal, a melhor forma de posicionar uma organização de maneira competitiva é acompanhar as ações das outras marcas.

Dessa maneira, conseguimos identificar diferenciais da nossa organização, bem como podemos aprender com os acertos dos competidores.

Para unir Inteligência Competitiva à análise da concorrência, é necessário monitorar todos os passos das outras empresas, com o objetivo de fazer as perguntas certas para os dados soltos que conseguirmos capturar.

Ao observar as movimentações das outras empresas, podemos analisar os seguintes aspectos:

  1. Como o público enxerga os competidores?
  2. Existem necessidades que não estão sendo supridas?
  3. Como a concorrência lida com as transformações digitais?
  4. Que tipo de ambiente interno os competidores têm?
  5. Quais são os investidores da concorrência?
  6. Que tipo de anúncio a concorrência faz?
  7. Quando se fala em marketing de conteúdo, quais palavras-chave utilizam?

Esses são alguns exemplos de perguntas que você pode fazer na hora de monitorar a concorrência e de incluir a inteligência competitiva em sua empresa.

Entenda que o leque de possibilidades é amplo e individual. Tudo depende dos pontos que você deseja compreender. O importante é conquistar informações valiosas para te ajudar a melhorar a competitividade da sua empresa.

3. Análise de movimentações de mercado

A terceira categoria da Inteligência competitiva em empresas é a análise das movimentações de mercado.

Todos os passos que acontecem no nicho de atuação da marca e nos aspectos político e econômico do país e do mundo importam.

Afinal, esses pontos interferem diretamente no posicionamento e na competitividade da empresa.

Assim, se você deseja fazer Inteligência em sua empresa, monitore todos os assuntos relevantes para a sua marca e transforme essas informações em dados preditivos.

Ou seja, sempre esteja um passo à frente.

Observe a descoberta de novas tecnologias. Avalie questões que são tendência em ambiente interno. Identifique as movimentações políticas pelo país. Analise todas as novidades do seu nicho de mercado.

Essa é a melhor maneira de aprimorar a sua competitividade e de ampliar o poder de atuação da sua empresa.

Por fim, se você deseja inserir a Inteligência Competitiva em sua empresa, entre em contato conosco. As soluções da Knewin vão te ajudar a transformar informações soltas em dados valiosos para a sua organização. É só clicar aqui.