Marketing 4.0: qual o impacto a estratégia traz para as empresas

A internet mudou profundamente as diversas áreas da  sociedade. Sua influência é tamanha que o nosso comportamento enquanto consumidores também se modificou. 

Se antes consumíamos de forma mais passiva, ou seja, éramos nós que íamos até as empresas quando precisávamos de seus serviços, agora não fechamos negócio sem antes fazer uma ampla pesquisa sobre nossas necessidades e suas soluções.

Basta parar para pensar na última vez em que você precisou comprar um produto. Em algum momento durante o seu processo de decisão você provavelmente passou pela internet. Muitas vezes, inclusive, a jornada de compra é feita completamente pelo meio digital. 

Essa situação não é um fato isolado, mas a regra dos novos tempos, já que a tecnologia está presente em todas as camadas da nossa vida.

Diante desse cenário as empresas precisaram se adaptar e começar a encontrar formas de se relacionarem com os clientes pela internet. 

Assim, começou a ser formado o Marketing 4.0.

A seguir, confira como essa nova área do marketing moderno influencia no dia a dia das empresas.

Afinal, o que é Marketing 4.0?

O conceito de Marketing 4.0 foi desenvolvido por Philip Kotler, um importante teórico do marketing.

Em seu livro Marketing 4.0: do tradicional ao Digital (2016), escrito em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, ele define essa área como um marco para o marketing moderno.

Esse marco se baseia nos impactos que a  internet promoveu no mundo, especialmente nas relações interpessoais e na maneira das pessoas consumirem.

Sendo assim, o foco aqui é o Marketing Digital. 

Nesse novo mundo as empresas não mais concentram todos os seus recursos nas mídias tradicionais, contratando espaços para anunciar na TV, nos jornais e revistas. Agora, para conquistar clientes, é preciso dedicar boa parte dos esforços para a internet.

Mas não se engane, para fazer Marketing Digital não basta criar páginas nas principais redes sociais e disparar e-mails marketing. É preciso, antes de qualquer coisa, entender a nova realidade e como as pessoas estão reagindo a ela. 

Entendendo a nova realidade

Como falamos várias vezes ao longo desse conteúdo, a internet transformou nosso comportamento e, assim, a maneira de se fazer negócio. Kotler exemplifica de forma clara no seu livro o que isso significa.

Para ele, as mudanças abrangem a sociedade da seguinte forma:

  • Nós passamos a deixar de lado a necessidade por exclusividade. O senso de coletividade evidenciou-se na sociedade por meio da eliminação de barreiras geográficas e demográficas;
  • As estruturas de poder verticais estão sendo diluídas. Sendo assim, os pequenos negócios apresentam maior competitividade e a relação entre marcas e consumidores passou a ser mais horizontais;
  • As decisões individuais passam a se basear fortemente pelas opiniões do coletivo que são compartilhadas pela internet. 

Nesse último fator podemos ver que o velho boca-a-boca foi alçado a novas proporções. 

Pense da seguinte forma:

Imagine que você está procurando por informações sobre clareamento dental na internet. Essa pesquisa, por sua vez, vai de materiais sobre o procedimento até a busca por termos práticos, como “quanto custa um clareamento”.

Bom, o que faz você decidir pelo consultório para realizar o procedimento? Logicamente o melhor custo-benefício conta bastante, mas aposto que você dedicaria tempo para ver o que as outras pessoas estão falando sobre ele, não é mesmo?

Desta forma, as opiniões dos outro contam muito, o que fez com que as empresas passassem a adotar uma lógica de negócios mais inclusiva, horizontal e social. 

Os dois pilares do Marketing 4.0

Agora que você já sabe em que contexto o Marketing 4.0 está inserido, chegou a hora de conhecer um pouco mais a fundo sobre como ele se apresenta dentro das empresas.

Primeiro, entenda que, assim como no marketing tradicional, o Marketing 4.0 tem muitas facetas e estratégias. No entanto, podemos dizer que ele é sustentado por dois pilares principais: a humanização e o conteúdo. 

– Humanize a sua marca

Nós já batemos nessa tecla várias vezes, mas não custa nada relembrar. Para ter êxito na divulgação da sua marca, você precisa apresentar-se ao público de forma mais humana. 

Anteriormente, as empresas mantinham uma distância das pessoas, como se estivessem em um pedestal. Mas agora elas têm que conversar com sua clientela no mesmo nível, isto é, de modo a criar relacionamentos e estabelecer conexões. 

Pense, por exemplo, em grandes empresas que utilizam personagens fictícios para interagir com o seu público ou adotam uma linguagem mais pessoal nas redes sociais para responder a comentários. 

Voltando ao exemplo da odontologia…

Imagine que você é o dono de uma grande rede de consultórios odontológicos e postou no seu Instagram um material falando sobre tratamento de canal. Logo, seus seguidores começaram a enviar perguntas na área de comentários.

Para se aproximar dessas pessoas, você deve adotar uma linguagem mais informal e dirigir-se a elas pelo nome ao invés de utilizar uma resposta padrão para todo mundo.

– Foque no conteúdo

O Marketing 4.0 está inserido na era da informação, caracterizada pela velocidade com que dados são produzidos, consumidos e descartados. 

Na prática isso quer dizer que nós somos bombardeados a todo o momento por diversas informações e, por esse motivo, nos tornamos mais seletivos ao que consumimos. 

Sendo assim, as empresas precisam competir não só para mostrar que são superiores às suas concorrentes, mas também pela atenção do público. 

Esse cenário faz do Marketing de Conteúdo uma estratégia fundamental para o Marketing 4.0. Isso porque, é por meio de conteúdos relevantes na hora em que seus clientes mais precisarem  que a sua marca constrói uma imagem de autoridade e relevância no meio em que atua.

Esses materiais precisam ser, acima de tudo, informativos, o que significa que nem sempre a empresa falará claramente dela mesma. Lembre-se, o foco aqui está nas necessidades e nas dúvidas das pessoas. 

Por isso, aquela clínica odontológica dos exemplos anteriores não vai ficar repetindo a todo o momento o quão boa ela é em tratamentos com o aparelho ortodôntico

Ao invés disso, ela irá ensinar o seu público a como fazer uma boa limpeza do aparelho, os tipos de aparelhos existentes, entre outros assuntos ricos em informações educativas.

Os conteúdos poderão ser elaborados em forma de blog posts, ebooks, vídeos, newsletters, infográficos, entre outros. 

De que forma o Marketing 4.0 impacta nas empresas?

Diante de tudo o que foi dito aqui deu para perceber que não há escapatória, as empresas precisam se adequar o quanto antes ao mercado baseado no digital. 

Investir em blogs corporativos, redes sociais e uma plataforma de e-mail marketing é uma obrigatoriedade no mundo dos negócios.

Mas não é só isso. Tais ferramentas devem estar inseridas em um plano estratégico bem estruturado que fundamente o uso delas.

Por isso, compreenda o mundo em que vivemos hoje e como a tecnologia te ajuda a se conectar com as pessoas. 

É dessa forma que você conseguirá montar estratégias eficientes, que trarão melhores resultados para o seu negócio. Por meio do Marketing 4.0 você se adapta às transformações trazidas pela tecnologia, construindo uma marca forte, que é valorizada pelo mercado e, principalmente, pelas pessoas. 

  Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Clínica Ideal.