Mensuração de resultados no clipping: 6 métricas para prestar atenção

Se você não faz a mensuração de resultados do monitoramento de notícias, é hora de mudar esse cenário. Analisar o clipping a partir de métricas nos ajuda a entender o real impacto dos conteúdos jornalísticos na imagem de marcas e no planejamento de comunicação.

Com a mensuração do clipping, podemos criar relatórios guiados por dados. Além disso, temos a chance de dar passos mais precisos para evitar crises de imagem.

Então, se você apenas monitorava notícias e achava que o processo terminava nesta etapa, este post é para você.

6 métricas para usar na mensuração de resultados do clipping

Antes de qualquer coisa, entenda que mensuração de resultados é algo muito individual. Ou seja, não há uma receita de bolo que diga quais métricas devem fazer parte da sua análise do clipping.

Afinal, uma métrica pode nos ajudar a entender um determinado contexto, mas pode não estar alinhada a outra situação.

Assim, o nosso primeiro conselho sobre mensuração do monitoramento de notícias é o seguinte: identifique os objetivos da marca ao aparecer na imprensa e avalie quais são os pontos que devem ser analisados.

A partir disso, vai ficar mais fácil identificar quais métricas usar na mensuração de resultados e quais informações devem ser cruzadas e analisadas.

Além disso, não se esqueça: mensurar resultados significa transformar notícias em dados valiosos para planejamentos de comunicação e para gestores de empresa. Inclusive, temos um e-book para te ajudar nesse assunto. É só clicar aqui para fazer o download.

Por fim, podemos dar seguimento ao nosso post. Para este conteúdo, selecionamos 6 métricas comuns para fazer mensuração de resultados do clipping de notícias.

Essas métricas podem ser usadas na sua análise de monitoramento de notícias se o contexto permitir, entendido?

1. Valoração

A valoração, ou centimetragem, é uma métrica bem conhecida quando falamos da mensuração do monitoramento de notícias.

Afinal, na comunicação tradicional, era uma das únicas formas de mensurar os resultados do trabalho da assessoria de imprensa.

A centimetragem tem como base o cálculo de quanto valeria uma notícia (conteúdo espontâneo) se ela fosse uma matéria paga/um anúncio.

Então, é um cálculo que nos ajuda a transformar um conteúdo jornalístico em um valor numérico palpável.

O grande ponto é que a valoração é uma métrica quantitativa e que envolve valores de tamanhos de coluna (altura e largura) definidos por cada jornal e por cada assessoria de imprensa.

Ou seja, a centimetragem ajuda os clientes a verem valor no trabalho de comunicação.

No entanto, nem sempre representa o real impacto da assessoria de imprensa. Afinal, comunicação digital não é uma receita de bolo.

Então, use a centimetragem como métrica para ajudar o seu cliente a enxergar valor, mas comece a educá-lo em relação aos aspectos qualitativos.

Inclusive, temos um e-book que vai te ajudar no processo da valoração e da educação do cliente. É só clicar aqui para fazer o download.

2. Sentimento da notícia

A segunda métrica que você pode incluir em sua mensuração de resultados do monitoramento de notícias é a análise de sentimento.

A análise de sentimento é uma ferramenta conhecida no monitoramento de redes sociais. Mas ela pode ser inserida na rotina do clipping.

Para o monitoramento de notícias, você precisa categorizar os conteúdos jornalísticos em neutro, negativo e positivo.

Ou seja, é uma análise qualitativa que nos ajuda a entender o teor do conteúdo de cada notícia.

Essa métrica é importante porque proporciona 4 aspectos:

  1. Conseguimos identificar falhas na nossa marca.
  2. Podemos visualizar quais são os jornais que mais mencionam a empresa.
  3. Temos a possibilidade de gerenciar situações negativas com agilidade.
  4. Conseguimos aproveitar oportunidades e usar um bom timing.

Portanto, a análise de sentimento é uma métrica que pode fazer parte da sua mensuração de resultados se você estiver procurando um viés mais qualitativo para o seu clipping.

3. Qualidade da fonte

Em terceiro lugar, temos a qualidade da fonte como dica para a mensuração de resultados do monitoramento de notícias.

Por qualidade da fonte, queremos dizer autoridade do veículo jornalístico e se ele é confiável ou não.

Essa métrica pode ser usada para delimitar os resultados do monitoramento de notícias e para facilitar a análise dos conteúdos jornalísticos.

Afinal, é uma forma de entendermos quais são os sites que mencionam a nossa marca e qual é o impacto que eles causam para o posicionamento da empresa.

Aqui, classifique os veículos em segmentados, abrangentes e sites confiáveis e não confiáveis.

Essa é uma maneira mais qualitativa de avaliar se a sua estratégia de disparo de releases está sendo realmente efetiva para seu cliente de comunicação.

Além disso, é uma forma de identificar informações falsas que podem estar circulando pelo meio digital.

4. Audiência do veículo

A quarta dica sobre mensuração de resultados do clipping de notícias tem a ver com o outro lado da moeda da qualidade da fonte.

A audiência do veículo é outra métrica conhecida quando falamos em análise de clipping.

A partir dela, é possível identificar o número diário de visualizações de canais jornalísticos digitais que publicaram matérias sobre a sua marca.

Ou seja, é uma métrica quantitativa e que precisa ser usada com cautela e contexto.

Afinal de contas, ela nos ajuda a entender que tipo de veículo de comunicação está falando sobre a sua marca. No entanto, lembra quando falamos que clipping de notícias não é uma receita de bolo?

Bem, na era da informação digital, temos de ser muito cuidadosos quando falamos de métricas quantitativas.

É importante analisar a audiência, claro.

Mas é essencial lembrar que sites segmentados, com audiências menores, podem ser relevantes se a sua marca estiver dentro de um nicho muito específico.

Afinal, não esqueça que uma das bases de aparecer na imprensa é impactar o público certo.

Então, cruze os dados da qualidade da fonte com a audiência para entender o real impacto dos veículos jornalísticos que mencionam a sua marca.

5. Mensagem-chave

A análise das mensagens-chave também pode fazer parte do seu processo de mensuração de resultados do monitoramento de notícias.

Quando escrevemos um release ou quando um porta-voz se posiciona na imprensa, é necessário ter como base uma mensagem-chave.

Essa mensagem precisa estar alinhada ao posicionamento da marca, à divulgação de uma campanha específica ou à forma como a empresa está lidando com crises de imagem, por exemplo.

Então, é um aspecto qualitativo e que, muitas vezes, está nas entrelinhas do conteúdo.

Dessa forma, uma maneira de analisar o clipping de notícias é avaliar se as mensagens-chave aparecem nos conteúdos jornalísticos, a fim de identificar se o objetivo de um determinado release ou entrevista realmente surtiu efeito.

Além disso, lembre-se de um ponto importante: quando há desalinhamento entre as mensagens-chave, o posicionamento da empresa e a fala na imprensa, ruídos acontecem.

E os ruídos significam abalos na atuação de uma empresa na era digital.

Portanto, inclua a avaliação das mensagens-chave como critério da análise do seu monitoramento de notícias.

6. Exposição na imprensa

Em último lugar, mas não menos importante, temos a exposição na imprensa. Aqui, queremos abordar a cobertura da mídia em relação a um determinado assunto que envolva a sua marca.

Então, avalie: que tipo de exposição minha marca teve? Ela foi positiva? Trouxe impacto e retorno?

Esses pontos são relevantes para avaliar se as temáticas usadas para os releases foram pautados pela imprensa.

Além disso, também é uma forma de avaliar se você está disparando releases e sugestões de pauta para os veículos certos.

E mais um ponto: também é uma forma de construir um panorama e um termômetro sobre crises de imagem.

Por fim, este post é uma forma de você enxergar a análise do clipping de notícias a partir de novas angulações. Esse olhar abrangente e qualitativo permite que você vá além da conhecida centimetragem.

Além disso, para se aprofundar no assunto, faça o download do nosso e-book Mensuração de resultados: 5 métricas que você deveria prestar atenção. É só clicar aqui.