Monitoramento de dados: do clipping às plataformas de inteligência

O termo plataforma de inteligência aparece com frequência em artigos e notícias sobre eficiência em comunicação corporativa. Mas o fato é que o monitoramento de dados faz parte das atividades das organizações das empresas há muito tempo.

A primeira empresa de clipping, por exemplo, surgiu em meados de 1860 em Londres.

O trabalho evoluiu e chegou à era digital como um fator crucial para direcionar com estratégia as ações e projetos das companhias.

>> Leia mais: Dados apoiam o papel dos profissionais de comunicação e marketing

No Brasil, a Lux Jornal Clipping de Jornais e Revistas foi pioneira em oferecer clipping no País, a partir de 1928, no Rio de Janeiro. Organizar os recortes e impressos de revistas e jornais para venda, conforme os interesses do cliente, naquela época, era um trabalho artesanal.

Mas, à medida que se ampliavam as fontes e canais de comunicação, surgiam novas necessidades. Dessa forma, o monitoramento de dados jornalísticos foi, então, mudando com o tempo para atender às novas demandas surgidas na sociedade.

Monitoramento de dados: do artesanal às plataformas de inteligência

Com a digitalização massiva dos processos e rotinas, o grande diferencial é o que cada organização faz com o monitoramento de dados.

Ou seja, é importante conseguir transformar as informações relevantes em iniciativas que respondam aos objetivos e tragam os melhores resultados de negócio. Estratégia pura. E, para isso, a inteligência em comunicação – e a tecnologia, claro – é fundamental.

Aquela tarefa de comunicação feita manualmente, recortando e colando referências para entregar um relatório físico ao cliente, era bastante trabalhosa e exigia muita atenção por parte dos clipadores.

Então, o rádio foi se popularizando e, na década de 1960, foi a vez da TV. Essas mídias também precisavam de monitoramento. Ou seja, o volume de informações geradas cresceu. E o processo manual foi ficando defasado.

Por sua vez, a década de 1990 marcou uma virada no Brasil.

As mudanças trazidas pelo digital no monitoramento de dados

A TV por assinatura já estava consolidada. E a tecnologia foi avançando, o que viabilizou o uso crescente e massivo da internet. Isso alterou por completo a indústria da comunicação.

A partir daquele momento, além de revistas, jornais, programação de rádio e de TV, as notícias e informações podiam ser acompanhadas via internet, nos sites e portais que surgiam, como Zaz e Uol, os pioneiros.

O monitoramento de dados jornalísticos, então, consolidou-se também no formato online.

Se, antes, era usado principalmente para registro e status, passou a ser utilizado para apresentar resultados das agências aos clientes.

Mas a coleta e a análise dessas informações, que foram ficando mais complexas, ganharam mais importância na hora de planejar e construir as estratégias das empresas.

Por isso, o monitoramento de dados noticiosos passou a ter um impacto ainda maior nos resultados dos negócios.

Com as transformações provocadas pela tecnologia nas últimas décadas, aquele compilado físico de recortes colados com notícias transformou-se em uma ferramenta de inteligência de mercado com muito poder.

Em outras palavras, tornou-se um recurso estratégico na comunicação e relacionamento com os públicos externo e interno das companhias. Para isso, foi preciso enfrentar o desafio de encontrar os melhores dados para monitorar e analisar.

O papel da plataforma de inteligência no monitoramento

Com a multiplicação das fontes de informação e a velocidade cada vez maior com que geramos notícias e referências, os profissionais de comunicação precisaram encarar um novo impasse.

Como encontrar, no vasto oceano que é a internet, aquelas informações realmente relevantes para os objetivos e estratégias dos negócios? Era necessário simplificar o processo de monitoramento de dados, mas também qualificar mais as análises.

A tecnologia respondeu com o surgimento de novas soluções de monitoramento de mídia e de clipping.

Sistemas automatizados, inteligência artificial e machine learning perseguem as informações mais relevantes e proveitosas para os objetivos da empresa. E a utilidade dos dados passou a ter mais importância do que o seu formato.

Seja qual for a fonte – mídias sociais, sites, podcasts, anúncios, vídeos, SAC etc. –, o que importa é a informação e o que se pode fazer com ela.

Afinal, explorar todo o potencial do monitoramento de dados e das análises usando inteligência em comunicação é importante para a estratégia de negócio de qualquer organização.

Com a tecnologia, é possível criar filtros de pesquisa, ter acesso a dados específicos de temas que sejam importantes para a empresa e ter mais agilidade na hora de criar soluções para diferentes problemas.

Por que usar uma plataforma de inteligência?

Contar com uma boa plataforma de inteligência é a melhor solução para que você consiga gerar insights de valor real, que possam direcionar efetivamente as iniciativas da organização, trazendo melhores resultados.

Afinal, diariamente, as companhias são impactadas por informações internas e externas das mais variadas fontes.

Assim, explorar os recursos de uma plataforma de inteligência automatiza operações e ajuda a ter análises de Big Data mais bem-sucedidas.

Hoje, podemos lançar mão de sistemas de gerenciamento que otimizam a gestão e o controle de diversas atividades, softwares de planejamento e apps que facilitam acessar diversas informações, entre outros recursos.

E, nesse panorama, utilizar uma plataforma de inteligência torna-se essencial para simplificar tarefas e rotinas que, antes, ocupavam muito tempo dos profissionais.

Isso porque, ao utilizar uma ferramenta como essa, é possível acessar os dados jornalísticas e fazer leituras precisas do mercado, como o comportamento dos concorrentes e mesmo da sua própria organização.

Assim, o tempo investido para coletar e analisar dados é reduzido. A equipe pode, então, concentrar-se na qualidade das entregas, em vez de ficar buscando os melhores dados: a ferramenta faz a busca e filtra os resultados mais relevantes.

O monitoramento facilitado e a maior eficiência nas análises são outras duas vantagens da utilização de uma plataforma de inteligência.

A ferramenta é programada para estar atenta o tempo todo a qualquer informação que possa ser do interesse da marca.

Em tempo real, a plataforma captura os dados de múltiplas fontes e canais on e offline, centralizando todas as informações.

Com isso, a sua empresa ganha agilidade na análise de notícias e se antecipa às temáticas mais relevantes para o relacionamento com o consumidor.

Então, aqui fica a nossa pergunta: quer conquistar o consumidor antes que o seu concorrente o faça? Clique aqui e conheça nossa plataforma inteligente de análise de notícias, o Knewin News.