Monitoramento de redes sociais: o Facebook na assessoria

Monitoramento de redes sociais é um termo que precisa fazer parte da rotina do assessor de imprensa. Afinal, os canais digitais são importantes para alavancar a visibilidade do cliente, bem como ajudam a evitar que crises de imagem se instalem.

Quando falamos de mídias sociais, provavelmente a primeira coisa que vem à sua é mente é Facebook, não é mesmo? Não adianta negarmos, esse canal digital se instalou nas vidas das pessoas de forma massiva.

Portanto, é importante ficar de olhos bem abertos a todas as publicações relacionadas ao cliente da assessoria de imprensa, bem como fazer uma gestão de mídias sociais estratégica para a marca.

Pensando nesse cenário, resolvemos selecionar 5 motivos para você valorizar o monitoramento de redes sociais, especificamente o Facebook, no dia a dia da assessoria de imprensa.

5 motivos para incluir o Facebook no monitoramento de redes sociais

Antes de qualquer coisa, entenda que monitoramento de redes sociais é uma estratégia que precisa estar inserida no planejamento de assessoria de imprensa.

É nessa etapa que você vai entender, junto com seu cliente, quais os objetivos da marca ao investir no Facebook, por exemplo. É preciso ter isso em mente para que todas as táticas para esse canal tragam resultados satisfatórios e para que as nossas 5 dicas sejam efetivas.

  • Análise de menções à marca

O monitoramento de redes sociais permite que o assessor de imprensa consiga obter um panorama das menções que são feitas à marca do cliente.

Isso é importante para que você consiga mostrar ao seu cliente como a marca é vista no meio digital, bem como é essencial para que gestores consigam enxergar novas oportunidades para melhorar a saúde do negócio.

O Facebook, por exemplo, é um canal rico de informações sobre empresas, já que os usuários utilizam a rede para se informar sobre produtos, principalmente quando estamos falando de negócios locais ou de nicho.

Portanto, inclua a pesquisa de menções à marca assessorada em sua rotina de assessoria de imprensa. Seu planejamento de comunicação vai ser muito mais assertivo dessa forma.

  • Inteligência de mercado

Além de permitir um panorama das menções feitas à marca de seu cliente no Facebook, o monitoramento de redes sociais proporciona algo essencial para a competitividade no mercado empresarial: dados que podem ser usados de forma estratégica.

Os dados obtidos com a fanpage da marca, por exemplo, ajudam a mapear o público, o nicho de mercado e outros fatores que estão inseridos na estratégia conhecida como inteligência de mercado.

Aqui no blog, nós já publicamos um ebook sobre inteligência de mercado e clipping de notícias, mas a estratégia é potencializada ao incluir o monitoramento de redes sociais.

Com as informações coletadas pelo assessor de imprensa, os gestores de empresas conseguem, a partir dos objetivos que desejam alcançar, enxergar oportunidades para a marca e tomar decisões assertivas para a saúde do negócio.

  • Análise da concorrência

O terceiro ponto que o monitoramento de conteúdo no Facebook proporciona é a análise da concorrência. Se você não inclui isso em sua rotina, é hora de ligar o alerta.

Ficar de olho a tudo o que a concorrência publica nas mídias sociais é importante para encontrar diferenciais na marca de seu cliente, evitar erros e observar as fraquezas que a empresa assessorada tem em relação aos outros negócios.

Além disso, monitorar a concorrência no Facebook é um passo estratégico para profissionais que cuidam da reputação das marcas, já que esse canal digital acaba sendo uma vitrine para as empresas.

Estar no Facebook, na era da mobilidade e da informação, é existir para o público. A concorrência também lembra disso, então não deixe essa etapa de lado.

  • Análise de sentimento

Ouvir o que o público tem a dizer e levar em conta a opinião do consumidor são pontos essenciais para o monitoramento de redes sociais.

Afinal, a era digital permitiu que os usuários se tornassem produtores de informação. E isso realmente aconteceu.

Observe as páginas das marcas no Facebook e perceba que as pessoas comentam se estão insatisfeitas, utilizam reações negativas nas publicações e, o mais importante, avaliam as marcas.

Tudo isso, se não for monitorado pelo assessor de imprensa, pode se tornar uma grande bola de neve e gerar uma crise de imagem.

E quando falamos de crises de imagem nas mídias sociais, é preciso ficar muito atento para evitar desgastes desnecessários à marca do cliente. Você se sente preparado para essa estratégia? Confira o checklist da Comunicação Integrada, nossa parceira de conteúdo.

Então, leve a seguinte ideia como mantra em sua rotina: faça análise de sentimento. Isso nada mais é do que categorizar, de forma qualitativa ou quantitativa, os comentários que as pessoas fazem sobre a marca no Facebook.

Isso vai te ajudar a construir um panorama para enxergar quem são os usuários que estão mais insatisfeitos, por exemplo, ou as pessoas que são influenciadores de opinião (positiva ou negativa).

Com essa carta na manga, o assessor de imprensa pode traçar estratégias específicas para essas pessoas, a fim de evitar crises ou conquistar novas oportunidades.

  • Monitoramento de notícias

O monitoramento de notícias não podia faltar em um post sobre mídias sociais. Hoje, muitas pessoas utilizam os canais digitais para se informar sobre o que está acontecendo no mundo.

O Facebook, no mobile, por exemplo, ainda evita que você saia do aplicativo para ler uma notícia. Isso quer dizer que grande parte da informação que consumimos está nesta mídia social.

E nada mais estratégico do que monitorar os conteúdos noticiosos dentro desse canal digital, principalmente se estamos falando das páginas jornalísticas. Isso representa um clipping de notícias na mídia social.

Além disso, esse monitoramento permite que um outro ponto essencial na assessoria de imprensa digital seja analisado: as fake news, ou notícias falsas.

Por causa dos algoritmos do Facebook, é comum que fake news se instalem e comecem a ser compartilhadas pelos usuários.

Ficar de olho nisso é importante para evitar que boatos sobre a marca de seu cliente sejam espalhados e causem uma crise.

Tecnologia é aliada para um monitoramento de redes sociais assertivo

Entender que monitoramento de redes sociais é importante na assessoria digital é apenas um passo para garantir melhores resultados para o seu cliente.

No entanto, fazer isso de forma manual se torna uma tarefa desgastante para o profissional da comunicação. Afinal, sabemos que não é só o Facebook que você gerencia e monitora para seu cliente.

Além das mídias sociais, não podemos esquecer das outras estratégias da assessoria, que demandam tempo no dia a dia.

Então, como monitorar o Facebook sem que outras atividades sejam comprometidas? A resposta é simples: a tecnologia está aí para te ajudar.

Softwares como o zMonitor, por exemplo, permitem que você monitore posts públicos no Facebook com facilidade, analise os comentários dos usuários, fique de olho nas notícias que são publicadas, além de conseguir acompanhar a concorrência de perto.

Em um primeiro momento, considerar o investimento em uma ferramenta para monitorar redes sociais pode não parecer prioridade. No entanto, pense no tempo que será otimizado em sua rotina.

E quando falamos de mídias sociais, em que tudo é instantâneo, otimização de tempo é palavra-chave para evitar crises e conquistar novas oportunidades.

A gestão e o monitoramento das redes sociais são temas que fazem parte da rotina do profissional de comunicação externa. Para se aprofundar no assunto, sugerimos o download do e-book Assessoria de imprensa e mídias sociais: 18 coisas que você precisa entender.