Monitorar a concorrência facilita a tomada de decisões

Monitorar a concorrência e estar de olho nas reações dos clientes é tão importante quanto conhecer a fundo o seu próprio negócio. Isso permite a você agir antecipadamente, prever tendências e alcançar um lugar à frente na competição do mercado.

Leia também:
>>
Estratégias de comunicação: como ser mais certeiro em suas ações
>> Monitoramento de redes sociais: 5 motivos para valorizar a estratégia

Afinal, acompanhar tudo que acontece no seu segmento é essencial para o desenvolvimento do negócio: contribui para o levantamento dos pontos fortes e fracos da sua empresa, facilita na tomada de decisões e na busca por ações eficientes e diferenciadas.

Porém, tudo isso não aconteceria se não houvesse a aposta em soluções para o monitoramento dos mais diversos ambientes, como as mídias sociais, as páginas na web, os canais de divulgação, entre outros meios em que a concorrência se encontra.

Como monitorar a concorrência de forma eficiente

Em qualquer segmento de mercado, existe competição. E é preciso estar atento às questões que se enquadram no seu eixo de competitividade. Com as perguntas certas, você pode antecipar situações e ganhar tempo para organizar sua própria estratégia.

O acompanhamento sistemático dos players que, de alguma forma, têm relação com a sua empresa faz toda a diferença no momento de encontrar e definir possíveis posicionamentos no mercado.

Portanto, não hesite em contar com uma plataforma de inteligência e conhecer os seus competidores em potencial.

Se a sua empresa está inserida na indústria alimentícia, por exemplo, é importante conhecer os movimentos dos concorrentes quanto à precificação dos produtos.

O mesmo vale para quando se tem um e-commerce. E a Black Friday entra em cena levando o seu negócio a maiores competições.

Agora, se pertence ao universo calçadista, é possível (e mais estratégico) observar a qualidade dos materiais utilizados para a produção e, assim, encontrar fornecedores certos e oferecer melhores mercadorias aos consumidores. 

Conseguiu visualizar a sua empresa em alguma dessas situações? Pois é. São vários cenários existentes para monitorar a concorrência, e você não deve ficar para trás.

Afinal, ninguém quer perder pontos com os consumidores e ver o concorrente atingindo o topo do ranking em qualidade e número de vendas, certo? Então, filtre o que realmente é relevante para a sua tomada de decisão.

Como a inteligência competitiva pode ajudar

Para lidar com o grande volume de informações gerado pelas empresas, é preciso um trabalho de controle diário do cenário em que se está inserido.

A inteligência competitiva permite que uma organização tenha uma noção macro do mercado e dos competidores após monitorar a concorrência e analisar os dados.

É possível identificar se um competidor pretende instalar uma loja em determinada região onde a sua empresa não tem estrutura firmada, por exemplo.

Com essa informação em mãos, a melhor estratégia pode ser entrar com uma loja em outra região, onde existe demanda pelo produto e menor concentração de concorrentes.

Em contrapartida, pode ser interessante estar perto do competidor ou de um ponto de venda específico. Dessa forma, é possível saber quem tem maior potencial de venda naquela região.

Ou seja, a inteligência competitiva aliada a um monitoramento eficiente permite que a sua equipe entenda se a proximidade com a concorrência ajuda ou atrapalha.

Assim, você consegue comparar o desempenho entre as lojas que estão perto e aquelas que estão em localização isolada, podendo encontrar, assim, áreas potenciais para começar novas atuações e chegar à frente da concorrência.

Nessa mesma situação, quando você descobre que um competidor vai abrir uma loja próxima à sua, é possível reagir a isso de forma antecipada e construir uma ação de defesa, como uma campanha de marketing nova, que fortaleça a atuação da sua marca naquela região.

o monitoramento precisa andar lado a lado com cada estratégia

Quando uma companhia deseja conhecer as características e intenções dos concorrentes nas mídias sociais, por exemplo, é interessante apostar em soluções de inteligência de mercado para encontrar as informações certas e realmente conhecer a sua concorrência.

Afinal, não podemos esquecer que o volume de dados criado nos últimos anos é maior do que a quantidade produzida em toda a história da humanidade. Então, como saber quais são as informações corretas a se coletar e analisar?

Extrair valor dos dados gerados leva a sua empresa ao conhecimento necessário para promover ainda mais a competitividade do mercado. E, no universo digital, essa investigação não é diferente.

Cada vez mais, as empresas desejam estar no ambiente online e captar clientes por meio de ações no digital.

Acompanhar as movimentações da concorrência nas redes de relacionamento, nos blogs, nas páginas da web, entre outros canais permite que você analise o posicionamento dessas empresas, conheça as suas principais ações e compreenda quem é essa companhia no mercado, avaliando a reação dos consumidores, por exemplo.

A partir disso, é possível mensurar as suas próprias intenções como marca competidora e chegar a uma melhor tomada de decisão.

Como já falamos, empresas de grande sucesso são aquelas que conseguem monitorar a concorrência. Dessa forma, podem conhecer melhor os seus concorrentes e o seu mercado.

Por isso, mantenha atenção às tendências. Não desperdice chances de ser reconhecido no seu nicho por não entender a concorrência.

Contate a Knewin e saiba como a nossa plataforma de inteligência pode auxiliar você nessa jornada.