Como montar uma assessoria de imprensa: 4 dicas essenciais

A assessoria de imprensa tem sido considerada uma área de trabalho alternativa para os profissionais da comunicação. Por necessitar de pouca estrutura física, essa área se torna atrativa para que as pessoas possam empreender e continuar no mercado de trabalho.

No entanto, nem todos sabem como montar uma assessoria de imprensa e administrar o negócio, o que é importante para prospectar clientes e lidar com concorrência.

Empreender em um serviço de assessoria de imprensa envolve as partes burocrática e legal, que podem contar com a ajuda de profissionais especializados nesses assuntos.

Mas o planejamento do que vai ser oferecido aos clientes é um passo essencial para concretizar e manter o negócio, além de ser responsabilidade do profissional de comunicação.

Como montar uma assessoria de imprensa: 4 dicas

Ao investir dinheiro e tempo para montar uma assessoria de imprensa, é importante que o profissional de comunicação entenda que este pode ser o início de um grande desafio e de um longo caminho de aprendizado.

Afinal, são poucas as pessoas formadas em jornalismo ou relações públicas que conhecem o universo corporativo e sabem lidar com os aspectos que envolvem um negócio.

Para facilitar esse processo, que pode parecer desafiador no começo, e otimizar o tempo do assessor, selecionamos 4 estratégias que podem servir como guia ao pensar em montar uma assessoria de imprensa:

1. Invista em um diferencial

Como muitos profissionais e empresas têm investido no campo da assessoria de imprensa, é importante compreender que a concorrência existe – e que ela pode já estar consolidada no mercado e ter um público fixo e fiel. Por isso, pensar em um diferencial para o negócio pode ser o segredo na busca por novos clientes.

Esse diferencial nem sempre significa estrutura física, mas sim o que pode ser oferecido para atrair o público. Para isso, pensar em qual região vai ser atendida pelo negócio, qual o tamanho da empresa que vai ser assessorada e que serviços vão ser oferecidos são formas de segmentar a atividade do assessor.

Segmentação, neste caso, significa economia de tempo e dinheiro. Afinal, é possível que, dessa forma, o profissional consiga descartar clientes que procuram o serviço de assessoria de imprensa e estão fora no nicho e região especificados.

Isso até pode parecer ruim em um primeiro momento, pois não é interessante descartar clientes, principalmente no começo de um negócio. No entanto, essa objetividade vai evitar que você e a pessoa interessada em um assessor percam tempo e desenvolvimento de trabalho em algo que pode não ser possível de ser concretizado por causa da distância, por exemplo.

2. Conquiste o primeiro cliente

Pensar em montar uma assessoria de imprensa, segmentar o nicho e escolher os serviços que vão ser oferecidos são apenas o primeiro passo dessa longa jornada no mundo dos negócios. Essas ideias só vão ter validade a partir do momento em que o primeiro cliente for conquistado.

Esse primeiro contato não precisa ser uma missão difícil de ser completada. Para isso, pense em trabalhos que você já fez ao longo da carreira profissional, converse com esses antigos clientes, peça recomendações e indicações de pessoas e empresas que possam se interessar pelo serviço.

Outra forma de conquistar o primeiro cliente e entrar de vez no mundo corporativo é fazer parcerias com entidades, procurar campanhas que precisam de assessores etc. Relacione-se para dar o pontapé inicial no seu trabalho como assessor de imprensa.

3. Analise o preço a ser cobrado

Ao propor um trabalho de assessoria para o cliente interessado, tenha em mente que o valor a ser cobrado depende de algumas variáveis. Os custos do projeto que vai ser proposto, os tipos de serviço que vão ser oferecidos, o porte da empresa do cliente e o tempo de contrato são fatores que influenciam o preço a ser negociado entre contratante e contratado.

Além desses fatores, o profissional de assessoria precisa planejar o quanto quer ganhar por mês. Dessa forma, é possível calcular o valor da hora de trabalho investida para determinado cliente e saber o valor a ser cobrado em cada caso. Não esqueça de incluir impostos e gastos com funcionários, por exemplo, neste valor total.

4. Invista em canais digitais

A presença da empresa no meio digital é uma excelente forma de conquistar novos clientes que precisem do serviço de um assessor de imprensa. A criação e a atualização constante de um site para expor seu trabalho e a visibilidade nas redes sociais são formas de atrair o olhar do público que necessita de um profissional de assessoria.

Além disso, o investimento em estratégias de Marketing digital é algo que deve ser pensado pelo assessor. Afinal, o uso de Inbound marketing, por exemplo, é uma forma de compartilhar conteúdos, conquistar novos leads e, por consequência, novos clientes para o negócio.

Relacionamento é importante ao montar uma assessoria de imprensa

Apesar de parecer simples, vender a ideia de que a assessoria de imprensa é um serviço importante nem sempre é uma tarefa fácil. Ainda mais quando o cliente envolvido no processo não tem conhecimento na área da comunicação e não entende a importância do trabalho do assessor para o crescimento do negócio. Dessa forma, existe um fator que precisa ser desenvolvido constantemente: o relacionamento.

É preciso conquistar a confiança do público para que ele queira investir tempo e dinheiro em um profissional de assessoria. Para isso, demonstrar conhecimento sobre o assunto, mostrar interesse e noção sobre o campo de atuação do cliente e saber explicar como o serviço de assessoria pode ser útil são formas de agir neste tipo de situação.

Além disso, em vez de querer vender todos os seus serviços ao cliente interessado, pense no que ele realmente precisa, no que pode ser útil para o negócio dele, não somente no que é favorável para o seu trabalho como assessor. Demonstrar empatia e transparência ajudam no ganho de confiança e na manutenção do relacionamento.

As redes sociais também podem ser usadas para criar laços com possíveis clientes. Entre em grupos de redes sociais que façam parte do nicho que vai ser atendido pelo seu negócio, conheça os perfis das pessoas que investem tempo e dinheiro nesse campo, entenda o que esse público já produz e como o serviço de assessoria pode ajudar.

Relacionamento

Por fim, não esqueça que, além de clientes, é importante se relacionar com profissionais da área da comunicação. Frequente eventos, invista em Networking e seja ético. Todo tipo de relacionamento é importante para investir em um negócio de assessoria de imprensa e entrar no mundo corporativo.