Notícias negativas no clipping: por que devemos prestar atenção?

Cuidar de reputação de marcas significa entender que notícias negativas podem aparecer no clipping. Afinal, nenhuma empresa ou personalidade está a salvo de críticas e de gatilhos de crise na era da informação digital.

No entanto, a forma como lidamos com as notícias negativas faz toda a diferença para os resultados do trabalho de comunicação.

E a gente sabe que uma das tendências ao fazer clipping de notícias é esconder os conteúdos negativos e varrê-los para debaixo do tapete. Ou seja, acabamos excluindo esses resultados dos relatórios de monitoramento.

Porém, essa atitude pode custar muito caro para o seu planejamento de comunicação e para a reputação da marca.

Por que é importante monitorar notícias negativas?

O monitoramento de notícias é uma estratégia essencial para o cuidado com reputação de marcas. Afinal, permite que  possamos identificar os conteúdos jornalísticos que mencionam uma marca específica.

Dessa forma, conseguimos analisar aspectos qualitativos e entender o real impacto de uma notícia na imagem de uma empresa.

O grande ponto é que nem sempre os conteúdos vão ser positivos. Em alguns casos, as notícias negativas aparecem. E precisamos saber como lidar com elas, a fim de evitar mais passos em falso pelo caminho.

As notícias negativas podem ter relação com algum gatilho de crise, com algum deslize dado pela marca e, até mesmo, com boatos, denúncias e escândalos.

Porém, é preciso entender um ponto. Ainda é muito comum que profissionais de comunicação analisem o clipping com métricas quantitativas, como a centimetragem.

Além disso, quando encontram conteúdos negativos sobre a marca, decidem não incluí-los em relatórios ou analisá-los.

Afinal de contas, um relatório de clipping positivo é ótimo para a imagem profissional, certo?

Porém, excluir as notícias negativas significa deixar a reputação da marca desprotegida. E isso custa muito caro na era digital, pois o poder de viralização e de alcance dos conteúdos é muito grande.

Então, a partir de agora, comece a prestar atenção no teor das notícias que mencionam a sua marca. Essa é a melhor maneira de evitar deslizes de imagem e de reputação, bem como crises desnecessárias.

Como identificar notícias negativas no clipping

A identificação de notícias negativas no clipping exige que você comece a utilizar ferramentas qualitativas para analisar os conteúdos jornalísticos.

Uma dessas ferramentas é a análise de sentimento.

A análise de sentimento nada mais é do que uma categorização das notícias em neutro, negativo e positivo.

Ou seja, essa ferramenta tem a ver com o teor do conteúdo jornalístico e com o impacto da notícia na reputação de uma empresa.

A partir desse olhar qualitativo, você consegue identificar as notícias negativas e positivas sobre a sua marca.

E isso permite que você construa um radar de prioridades e ações de contingência para conter cenários negativos.

O importante é olhar para os conteúdos negativos e identificar 3 aspectos:

  1. O gatilho da situação negativa.
  2. Como isso impacta a imagem da marca.
  3. Se a informação é verdadeira ou boato.

Com isso, você pode traçar um plano de contingência para evitar que os conteúdos negativos causem um impacto ainda maior.

Afinal, não esqueça que notícias negativas têm um poder de compartilhamento significativo, especialmente quando falamos de redes sociais.

Então, a partir de agora, comece a utilizar a análise de sentimento em uma sua estratégia de análise do monitoramento de notícias.

Ferramenta de clipping como complemento para identificar conteúdos negativos

Outro ponto importante sobre notícias negativas e que não podemos deixar de falar é o seguinte: só vai ser possível proteger a reputação da marca se você contar com um clipping de completo e preciso.

Em outras palavras, a análise de sentimento e a identificação de conteúdos negativos têm relação com uma boa estratégia de monitoramento de notícias.

Para isso, você não pode contar com um clipping manual.

Afinal, atividades manuais são passíveis de furos, falhas e gargalos.

Assim, é importante encontrar um complemento que otimize todo o processo e que permita uma boa gestão de imagem para marcas.

Esse complemento pode ser a ferramenta de clipping. Afinal, plataformas como o Knewin News automatizam a captura de notícias e facilitam a análise dos conteúdos jornalísticos.

Com um clipping completo, que engloba conteúdos impressos, televisivos, radiofônicos e digitais, fica muito mais fácil colocar a análise de sentimento em prática.

Assim, você vai conseguir construir um panorama qualitativo preciso sobre a sua marca. E, dessa maneira, vai ser mais fácil identificar o que é positivo ou negativo para a sua organização.

Por fim, se você quiser se aprofundar na temática deste post, faça o download do nosso e-book Notícias negativas: por que devemos monitorar e analisar?