Entenda o que significa assessoria de imprensa

Pode parecer estranho ou básico falar sobre as bases da assessoria de imprensa no Blog do Assessor de Imprensa, mas ainda existem muitas pessoas que não sabem o que é, sejam os novos profissionais do mercado ou clientes que estão pensando em contratar este serviço.

Por esse motivo, montamos este texto, onde explicaremos o surgimento desta atividade e como deve ser utilizada, entre outras coisas. Continue lendo!

Os primórdios da assessoria de imprensa

Embora já existissem evidências da prática de relacionar-se com os distribuidores de notícias desde o século XVI, a primeira evidência de assessoria de imprensa só ocorreu no início do século XX.

O jornalista americano Ivy Lee, baseado em Boston, e outros de seus colegas defendiam que a prática de fornecer informações relevantes à imprensa, já consolidada nesta época, deveria ser uma prática feita abertamente.

No entanto, nesta época, existia pouca diferenciação entre relações públicas e propaganda, um estigma existente até hoje.

Alguns exemplos de campanhas que utilizaram essa técnica para relacionar-se com a mídia e seus consumidores: Ku Klux Klan, no fim da década de 1920, e Coca Cola, durante a Segunda Guerra Mundial.

Em algum momento, não muito bem documentado, houve uma ruptura neste setor. O trabalho do relações públicas era focado no que o público final queria ver e nos objetivos da empresa, enquanto o assessor de imprensa focou nas relações com a mídia em si, seus jornalistas e editores.

Apesar desta distinção ocorrer na teoria, muitas vezes a prática é um pouco diferente. Existe um embate entre as duas classes sobre os limites de cada função, no Brasil e em outros países.

O trabalho de assessoria de imprensa é baseado nos critérios de noticiabilidade. A função do assessor é seguir esses critérios para oferecer uma informação relevante ao público-alvo do veículo desejado. Para isso, é necessário seguir um planejamento de pauta, acompanhar os veículos, mapeando o que interessa a cada um e o que está sendo publicado nestes espaços.

Este é um trabalho que depende do relacionamento entre os profissionais. Tentar vender uma pauta já usada ou sem relevância pode prejudicar muito essa relação, no curto e longo prazo.

O que faz um assessor de imprensa

O trabalho do assessor de imprensa inclui:

  • criação de planejamento de comunicação;
  • sugestão de pautas para diferentes veículos segundo o público-alvo da mídia e a relevância da notícia para aquela publicação;
  • acompanhamento de entrevistas;
  • follow-up com jornalistas,
  • elaboração do material de divulgação (artigo, press release, nota etc.).

É importante que sejam seguidos os critérios de noticiabilidade mencionados anteriormente, para oferecer à imprensa notícias relevantes ao mercado, ao público e aos veículos.

O que não faz um assessor de imprensa

É igualmente importante dizer o que não é responsabilidade de um profissional de assessoria de imprensa:

  • comprar espaço em mídia;
  • elaborar estratégias online (isso deve ficar com equipes especializadas e ser alinhado com as estratégias de AI);
  • cobrir eventos para veículos específicos;
  • fazer apresentação para reuniões internas;
  • atuar como pós-vendas;
  • organização de briefing e pronunciamento para eventos não-midiáticos (a assessoria de imprensa pode até fazer um trabalho conjunto com equipes de relações públicas e cerimonial, mas com a função de alinhar discursos).

Então, ficou claro o que é o trabalho de assessoria de imprensa? Abaixo estão alguns outros conteúdos que vão te ajudar a iniciar na profissão…

… ou educar o seu cliente:

Tem alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários! E não se esqueça de compartilhar com seus colegas nas redes sociais.