Plano de criação de conteúdo é fundamental para o assessor de imprensa

Criação de conteúdo de qualidade é palavra-chave na assessoria de imprensa digital. No entanto, com tantos materiais para produzir, as chances do profissional se perder são grandes. Por isso, investir em planejamento é fundamental para garantir bons resultados para o cliente.

Plano de criação de conteúdo potencializa a rotina do assessor

Pense na quantidade de conteúdos que você precisa produzir para o cliente. Releases, materiais para mídias sociais, post para o blog, Newsletter, entre outras coisas.

Sem uma rotina de organização para a criação de conteúdo, é muito fácil se perder e esquecer dos materiais que precisam ser produzidos.

O planejamento serve como um guia estratégico para proporcionar otimização da rotina. Com ele, o assessor ganha tempo para saber o que produzir e quando publicar ou enviar o material.

Além disso, planejar a criação de conteúdo ajuda a distribuir os materiais de forma estratégica. Afinal, você consegue visualizar se determinado tema deve ser elaborado em formato de release ou se deve ser publicado nas mídias sociais.

No entanto, para estruturar um bom planejamento para produção de conteúdo, existem alguns passos que o assessor de imprensa deve seguir para manter a organização no dia a dia.

3 passos essenciais para estruturar um plano de criação de conteúdo

Estruturar o planejamento de conteúdo para o cliente não é algo impossível. Porém, saiba que é necessário ter dedicação, tempo livre para estruturar uma tática eficaz e olhar estratégico para perceber detalhes sutis da assessoria de imprensa.

Existem 3 etapas essenciais para que o plano de criação de conteúdo do cliente proporcione ótimos resultados. Separamos esses passos para te mostrar que vale a pena se organizar no dia a dia.

1. Determine público e veículos

O primeiro passo para o plano de criação de conteúdo do cliente é ter noção de quais são os públicos de interesse e veículos que os materiais vão alcançar.

Isso é fundamental para evitar que determinado material seja disparado para um público que não vai se interessar pelo assunto. O mesmo ocorre com veículos noticiosos.

É fundamental conhecer as necessidades do público e as angulações dos veículos de notícia. Esses pontos são norteadores da criação de conteúdo, pois proporcionam a efetividade das estratégias executadas pelo assessor de imprensa.

2. Trace objetivos

Qual o objetivo do seu cliente ao investir em assessoria de imprensa? Essa pergunta deve estar em sua mente a todos os momentos, inclusive ao elaborar conteúdos para a empresa assessorada.

Afinal, os releases e os materiais de mídias sociais, por exemplo, precisam ter relação com os resultados que o cliente deseja atingir. Se isso não acontecer, provavelmente vão existir ruídos nas estratégias, o que prejudica a efetividade do seu trabalho.

Entenda que traçar objetivos é fundamental para a conquista de resultados na assessoria de imprensa. Além disso, explique para o cliente que essas metas precisam ser consideradas “pés no chão”. Ou seja, elas têm de ser concretizáveis.

3. Elabore um cronograma

A terceira etapa do planejamento para criar conteúdos é a elaboração de um cronograma. Isso nada mais é do que pensar em quantas publicações por semana o cliente vai ter no Facebook, por exemplo.

Além disso, pense no disparo de releases. Avalie questões de fechamento de redação para fazer follow-up. Tudo isso precisa ser contabilizado na hora da criação do cronograma.

Vamos deixar mais um lembrete. Assim como os objetivos precisam ser concretizáveis, o cronograma deve seguir essa linha. Evite fadigas desnecessárias em sua rotina porque estabeleceu que iria postar tantas vezes nas mídias sociais.

O cronograma dos conteúdos pode ser estruturado nas planilhas do Google. Aqui no blog nós fazemos isso para organizar a rotina. Além de evitar fadigas, essa é uma forma de compartilhar as informações com seu cliente, por exemplo.

Para se aprofundar mais no assunto de criação de conteúdo, sugerimos o download do nosso e-book Produção de conteúdo: 7 formas de produzir conteúdo de qualidade na assessoria de imprensa digital. O material é gratuito.