Monitoramento da concorrência e benchmarking pela melhoria contínua

Se sua empresa decidiu implementar uma estratégia de melhoria contínua, um componente crucial é como você avaliará o sucesso da estratégia. Neste contexto, o benchmarking é um importante termômetro, pois permite, a partir do monitoramento da concorrência, medir o seu desempenho e analisar tendências de mercado. 

Esse processo não se resume somente a comparações entre concorrentes e outros players do segmento. O benchmarking também é importante para se ter ciência sobre padrões ou melhores práticas, tendências de consumo e para aprender com empresas de fora do seu setor, mas com processos semelhantes. 

É uma ferramenta valiosa de aprendizado e aprimoramento contínuos. Os frutos que se colhem da prática de benchmarking podem ajudar a nutrir e melhorar a cultura de inovação em sua organização.

Afinal, a sua empresa pode se beneficiar de várias maneiras, como obtendo novas ideias para melhorar operações e vendas, identificar tecnologias que possam reduzir custos ou fortalecer a lealdade e satisfação do cliente.

>> Esse material pode ser útil para você: Guia da análise competitiva

Quais são os alvos do benchmarking?

O benchmarking é um processo de aprendizado, analisando um conjunto de métricas predefinidas. Para que o estudo seja bem-sucedido, você precisa escolher as empresas certas para se comparar:

Concorrentes similares

Você precisa dar uma olhada em empresas de tamanho e setor semelhantes para comparar produtos e serviços, preços e estratégias de mercado.

Líderes setoriais

Esses são os negócios que você gostaria de ser. Eles já trabalharam muito e desenvolveram as “manhas” nas quais você pode basear suas operações.

Empresas menores

O problema de quase todas as pequenas empresas é a falta de investimento. Mas também é uma das vantagens mais consideráveis, afinal, obriga a ser criativo. Analisar um problema sob uma perspectiva completamente diferente pode fornecer soluções novas. Além disso, empresas menores podem alcançá-lo um dia e, por meio do monitoramento, você não será pego de surpresa.

Nichos específicos

O que uma loja de móveis pode aprender com uma fintech? Que atendimento humanizado e personalizado fideliza cliente. Esse é só um dos exemplos de como se pode aprender com outros segmentos. Avalie também as empresas internacionais reconhecidas por seu desempenho. 

Como o benchmarking acontece na prática?

Ao identificar quais são as marcas que você tomará como referências, entra em jogo o monitoramento da concorrência. São definidos os objetivos de análise e o que se deseja obter.

Assim, se monitoram as notícias sobre os concorrentes para identificar os acontecimentos que envolvem cada marca. Fatos relevantes, como lançamentos, aquisições de outras companhias, aportes financeiros, crises, iniciativas desenvolvidas pelo concorrente, ações sociais e matérias em que aquela marca é fonte de autoridade devem ser observados.

Os perfis e o que os concorrentes publicam em suas mídias sociais também não devem ficar de fora. Aqui, a ideia é identificar a dinâmica de interação com os clientes, checar se há uma estratégia de conteúdo e verificar o posicionamento de marca. 

Monitorar sites, blogs e newsletters dos concorrentes é igualmente importante. Inclusive, algumas ferramentas permitem analisar o tráfego, o posicionamento e as palavras-chave dos sites de seus competidores.

Isso ajuda a entender como essas organizações trabalham e como você pode se posicionar com mais competitividade no nicho em que atua.

O acompanhamento sistemático dos players deve ser feito com o apoio de uma plataforma de inteligência para que se possa monitorar em tempo real e observar múltiplos fatores – desde o material utilizado no produto recém-lançado pelo concorrente à forma como ele lida com crises de imagem.

Ao analisar os dados, a inteligência competitiva permite que se tenha uma noção macro do mercado e dos competidores. 

Leia também: 

>> Como usar o monitoramento de dados a favor do seu negócio

>> Monitorar a concorrência facilita a tomada de decisões

Use esses dados para ser mais competitivo

Se você tem um objetivo específico em mente, pense nas métricas que acompanham esse destino. Se deseja comparar seus concorrentes em atendimento ou retenção de clientes, é necessário reunir métricas de desempenho, como taxa de rotatividade ou tempo de resposta.

Com os relatórios em mãos, você tem todas essas informações compiladas de forma analítica. Isso permite ter um olhar 360º sobre a sua marca e, também, sobre o mercado. 

Depois de analisar as informações e considerar os insights, chega a hora de pensar em um plano de ação. A partir dos melhores modelos observados e das brechas que foram encontradas, é preciso elencar as ações necessárias para melhorar continuamente. 

Esta fase da análise da concorrência é crucial, mas muito individual. Avalie o que é importante para a sua empresa naquele momento e dentro da identidade da sua marca.

Não é porque o concorrente usa chatbot para atender os clientes, por exemplo, que essa ferramenta é essencial para a sua marca. Você pode encontrar outras formas de otimizar o atendimento ao cliente.  

Motivos para investir nessa estratégia:

1. Identificar e priorizar oportunidades

A etapa final do benchmarking é analisar os dados e tirar conclusões acionáveis. Quanto mais você souber, melhores decisões você tomará. Ao entender o que seus clientes precisam, pode ver quais são as brechas deixadas pela concorrência ou onde você pode entregar mais e melhor.

2. Reconhecer pontos fortes e fracos 

O número de assinantes da sua newsletter caiu repentinamente? Seus concorrentes podem estar implementando uma nova estratégia que é muito mais atraente para seus clientes-alvo. Ou você ficou para trás das últimas tendências de marketing. Para manter-se atualizado, você deve investigar.

Só se pode ter noção disso a partir do monitoramento contínuo. O benchmarking ajudará a avaliar o desempenho da sua marca e a entender melhor os resultados, colocando os números no contexto certo.

Encontre as marcas que o ajudarão a levar seus negócios a outro nível. Identifique os pontos fortes de seus concorrentes e descubra qual é o segredo do sucesso deles. 

3. Entender efetivamente seus concorrentes 

O benchmarking fornecerá uma ampla visão geral das atividades de marketing e negócios dos seus concorrentes. Permitirá que identifique táticas eficazes usadas por eles e áreas em que seus negócios estão com melhor desempenho. Tudo baseado em dados, sem achismos. 

4. Tornar-se mais competitivo

O caminho mais fácil é avaliar as métricas que você já acompanha regularmente e está familiarizado. Porém, a realização de uma análise competitiva oferece a oportunidade de avaliar várias métricas que podem estar sendo negligenciadas até agora. 

Trabalhe com as informações que ajudarão você a se tornar o líder do setor. O objetivo não é imitar a estratégia de seus concorrentes, mas descobrir o que fazer para melhorar seus resultados. Entre em contato com a Knewin e saiba como podemos otimizar as estratégias do seu negócio.