Monitoramento: por que fazer o clipping de lançamentos?

A voz do consumidor é soberana quando o assunto é sucesso ou fracasso de algum lançamento. Com o público cada vez mais conectado, compartilhando opiniões e influenciando outros consumidores o tempo todo, o clipping e o monitoramento inteligente são imprescindíveis para acompanhar essas movimentações. 

É valioso acompanhar a repercussão do seu novo produto, serviço ou até mesmo campanha publicitária.

Seja para ouvir os clientes, reforçar o vínculo emocional que os consumidores têm com a sua marca, antever crises, minimizar problemas ou obter insights para lançamentos futuros, o monitoramento de veículos de comunicação e de mídias sociais é fundamental para empresas de diferentes segmentos. 

Em tempo real, a inteligência em monitoramento permite a automação de  processos, contextualização de dados, análise e entrega ágil de relatórios. É um passo além do clipping tradicional. Entenda como isso funciona em três cenários distintos: 

Monitoramento para evitar problemas (ainda) maiores

Até mesmo empresas líderes de mercado podem cometer deslizes. Exemplo disso foi o Galaxy Note 7, o smartphone da Samsung que ficou caracterizado pelos graves problemas de bateria, que entrava em combustão e até mesmo provocava explosões. 

Logo após o lançamento, já começaram a surgir relatos de incidentes envolvendo o dispositivo. A companhia monitorou a situação e anunciou o recall das unidades.

No entanto, a situação se agravou quando o novo lote de smartphones também apresentou os mesmos problemas que o anterior – ao ponto de ter incendiado durante um vôo.

A repercussão negativa nos veículos de comunicação e mídias sociais fez com que a marca sul-coreana suspendesse a fabricação, tendo um prejuízo de 17 bilhões de dólares, além de danos à reputação. 

Mesmo em casos em que a segurança do usuário não está em risco, alguns produtos fracassam ao não serem capazes de conquistar um público ou simplesmente por falta de qualidade.

Assim, o monitoramento e um plano de contingenciamento de crise são fundamentais para que a situação não saia do controle e afete permanentemente a imagem da marca. 

>> Leia também: Mídias sociais como aliadas no gerenciamento de crise

E baixe os e-books gratuitos:

>> O clipping como ferramenta estratégica em crises de imagem

>> Gerenciamento de crise: 8 passos para uma estratégia de sucesso

Para reforçar o que tem sido bom 

O que Netflix e Bombril têm em comum? Uma das campanhas publicitárias que mais repercutiram em 2019. Dessa vez, a parceria foi para o lançamento da nova temporada de Stranger Things, uma série que se passa na década de 1980. 

Na campanha, o clássico garoto-propaganda da Bombril, Carlos Moreno, interpreta os quatro principais personagens da série. Em clima de nostalgia, foi divulgado um aplicativo que revelava cenas inéditas dos episódios ao aproximar uma palha de aço ao celular.

O vídeo teve milhões de visualizações, inúmeros elogios pela criatividade, repercussão em veículos de comunicação e até levou a sexta colocação em um ranking das melhores campanhas do ano.

O monitoramento dessas citações e do espaço de mídia espontânea é imprescindível para mensurar a satisfação dos clientes, o que se torna um valioso apoio para elaborar estratégias de posicionamento no mercado.

Além de monitorar constantemente a sua marca, trabalhe também com clippings específicos para acompanhar o impacto de cada produto, serviço ou ação de marketing lançada.

Afinal, esse monitoramento permite compreender o comportamento do público, da mídia e dos concorrentes do seu setor. Assim, fica mais fácil definir estratégias que garantem vantagens competitivas à sua empresa.

>> Entenda: Por que investir em monitoramento de mídia integrado?

Para corrigir o que for necessário 

Você se lembra do Google Glass? Ao ser lançado em 2012, a tecnologia parecia bastante promissora ao permitir que o usuário visualizasse informações em uma tela virtual à altura dos seus olhos sem que fosse necessário tirar um celular do bolso.

De fato, para a época, o lançamento representava um grande salto tecnológico. O aparelho, no entanto, não caiu nas graças do público por ser incômodo e até mesmo ser acusado de invasão de privacidade. 

Desde então, passou-se quase uma década, e temos visto cada vez mais dispositivos vestíveis, como fones de ouvido, pulseiras e relógios inteligentes. Tanto que a venda desses devices no Brasil aumentou 265% no primeiro trimestre de 2020. E, hoje, o Google trabalha para ser líder no mercado de wearables

Monitorar e clipar o que vem sendo dito sobre seu lançamento é fundamental para entender as percepções dos consumidores e do público em geral. Com o monitoramento inteligente, sua marca pode colher e analisar as opiniões facilmente e em tempo real. 

Esses dados são fundamentais para criar atualizações de sistemas, aprimorar novas versões de produtos, adaptar serviços e repensar os projetos seguintes.

É possível, ainda, avaliar as tendências entre os consumidores, dar feedbacks às áreas de desenvolvimento de produto e, desse modo, projetar lançamentos cada vez mais orientados às necessidades e demandas do seu público. 

>> Você também pode se interessar por: Como usar uma plataforma de inteligência na sua estratégia de marketing

Como ir além do clipping

Como você pode perceber, ter agilidade para compilar, analisar e readequar estratégias, quando necessário, é imprescindível para todo o plano de comunicação e negócios da sua empresa. A melhor forma de cuidar disso é contando com uma plataforma inteligente de monitoramento. 

Assim, será possível analisar as mídias tradicionais – jornais, revistas, televisão e rádio – bem como sites, blogs e mídias sociais.

Além de avaliar como os clientes e públicos de interesse percebem o seu produto ou serviço, você também pode captar insights valiosos para melhorar produtos, embalagem, forma de distribuição e as praças que você atende, por exemplo. 

Se a sua marca ainda não conta com o apoio de uma plataforma de inteligência, lembre-se que o mundo é cada vez mais digital. Agende uma conversa com o nosso time de especialistas e saiba o que podemos fazer pelos seus lançamentos! 

monitoramento