Monitoramento de mídia: por que personalizar é indispensável?

Equipes de marketing e agências que trabalham com monitoramento de mídia sabem que sempre foi um grande desafio mostrar valor no trabalho realizado por meio dos relatórios.

Das análises à mão, contando interação por interação e notícia por notícia nos canais de comunicação, avançamos muito em termos de ferramentas para monitoramento.

Hoje, somar citações ou fazer a centimetragem de inserções em jornais passou a ser muito mais fácil. Afinal, é possível contar com ferramentas que usam a inteligência artificial para otimizar esse trabalho repetitivo, mas essencial.

Ao mesmo tempo, dados genéricos, como quantidade de comentários ou tamanho dos espaços conseguidos espontaneamente, não são suficientes para se estruturar relatórios completos.

Levar em conta apenas dados básicos pode encaminhar um colapso nas estratégias de marketing. Quando o marketing não está adequadamente equipado com informações detalhadas, a otimização de campanhas para atender às necessidades dos clientes continuará sendo um desafio. 

Assim, para criar conjuntos de dados vinculados às metas reais, os profissionais de marketing precisam ter uma sólida compreensão dos dados que são importantes versus dados que não trarão, de fato, insights significativos.

Afinal, somente quando bem geridos e estruturados, os dados são capazes de gerar estratégias valiosas para uma marca.

Leia mais:

>> Por que as empresas devem ser Data Driven

>> Relatório de clipping: como usar a tecnologia a seu favor

Então, vemos a necessidade de uma curadoria dos dados. Ou seja, uma equipe focada em personalizar relatórios de monitoramento de acordo com as necessidades dos clientes e atender especificidades.

É esse refinado trabalho que faz a diferença entre apenas ter dados à disposição e ter os dados certos para guiá-lo. 

Por que usar personalização no monitoramento de mídia?

As organizações de marketing estão sendo testadas como nunca antes. Muitas empresas são forçadas a reconsiderar todos os aspectos de seu modelo de negócios, levando os profissionais a realinhar suas estratégias enquanto estão em movimento.

Uma decisão tomada no momento certo é capaz de evitar crises, aproveitar brechas e impulsionar seus resultados.

Para isso, é preciso ter um objetivo claro: quais são as necessidades da sua empresa ou do negócio do seu cliente? Com o apoio de uma curadoria, fica mais fácil identificar quais dados são necessários para resolver essas dores. 

A partir disso, partimos para a coleta e agrupamento dos dados.

As ferramentas inteligentes não só garantem que todos os meios sejam monitorados em tempo real, como centralizam todos os tipos de mídias relevantes para as empresas e agências de comunicação em um único local.

Com os dados reunidos, pode-se higienizar repetições e enriquecê-los, cruzando informações e contextualizando-as.

Muitas vezes, os profissionais pecam por analisar apenas métricas de vaidade, e não indicadores qualitativos. É preciso pensar que tipo de visibilidade a marca tem, quantidade e o tipo de menção, quem são os influenciadores – negativos e positivos -, entre outros recortes possíveis. 

Quando os profissionais de marketing conseguem destilar os dados que geram resultados, eles podem agir de forma mais certeira, atuando no foco dos problemas.

Além disso, também conseguem potencializar o que há de mais eficiente em suas estratégias de mídias.

Para isso, deixar os relatórios genéricos para trás é o primeiro passo que você deve ter em mente.

Personalização e unificação

A falta de relatórios personalizados impede uma visão unificada de todos os desempenhos e resultados dos investimentos de marketing feitos.

Inclusive, um estudo da Forrester revela que as equipes de marketing e inteligência de negócios costumavam ficar em silos demais para manter padrões de comunicação eficazes.

Dessa forma, ter um plano de fundo contextual para os dados de sua empresa ou de seus clientes é um fator crucial de sucesso para os profissionais de marketing digital que utilizam dados para conduzir decisões de negócios.

Além disso, o monitoramento de mídia permite desenhar um panorama com informações estratégicas sobre o nicho de mercado do cliente, incluindo temáticas relacionadas ao cenário político, à parte econômica e às tendências de mercado.

Com o monitoramento inteligente, fica mais fácil identificar quem pauta a marca, verificar quais são os veículos que usam a concorrência como fonte, ver quais releases emplacaram e quais foram as matérias espontâneas.

Também é possível entregar uma gestão efetiva e um monitoramento mais qualitativo, com análise de sentimentos e identificação de influenciadores, por exemplo.

Solução para facilitar o monitoramento de mídia

Mais que soluções de clipping e de monitoramento de mídias sociais, a Knewin oferece um serviço completo e personalizado de monitoramento de mídias.

Ao unir tecnologia e atendimento individualizado, a ferramenta Knewin Monitoring entrega um monitoramento preciso e analítico para empresas de diversos nichos.

O time especializado em curadoria faz o acompanhamento de notícias e menções em tempo real, a partir das necessidades apontadas pelo cliente.

Ao acessar a plataforma da Knewin Monitoring, pode-se construir relatórios personalizados, inclusive com indicadores qualitativos, a partir dos dados que foram adicionados na ferramenta.

É uma solução completa para as marcas que desejam análises mais amplas, envolvendo fatores como reputação, opinião de mercado e até mesmo mapeamento da concorrência.

Assim, também é possível fazer o monitoramento e a elaboração de relatórios para situações pontuais, como gestão de crise, análise de mercado e construção de balanços. 

Os relatórios personalizados ajudam a atuar com mais precisão e agilidade, já que você conta com uma parceria para garantir uma análise bem alinhada ao contexto da sua marca. Não deixe de nos consultar para saber mais!