Prospecção de clientes: 5 dicas para facilitar o processo na assessoria

Além de estratégias para assessoria de imprensa, precisamos abordar, aqui no blog, outro assunto importante para a sua rotina profissional: prospecção de clientes.

Essa temática é essencial para muitos profissionais que estão começando no mercado, que trabalham por conta própria ou que atuam em agências pequenas de comunicação.

5 formas de potencializar a prospecção de clientes na assessoria de imprensa

Para este artigo, selecionamos alguns passos que ajudam a deixar o processo de prospecção de clientes mais tranquilo para você.

Afinal, sabemos que além dessa tarefa, existem outras estratégias que precisam ser elaboradas em seu dia a dia, bem como manter a motivação para conseguir cumprir tudo com qualidade.

No entanto, antes de partirmos para as dicas, queremos te lembrar de uma coisa: nosso post é apenas um guia para sua rotina. Ele não funciona como uma receita de bolo. As situações são flexíveis.

É possível que algumas das opções que colocamos aqui não funcionem para você, bem como provavelmente existem outras alternativas para fazer prospecção de clientes.

1. Fique atento às mídias sociais

Um dos passos para facilitar a prospecção de clientes na assessoria de imprensa é ficar de olhos abertos ao que acontece nas mídias sociais. Afinal, os canais digitais de comunicação são ótimos lugares para oferecer seu serviço e encontrar pessoas que precisam dele.

Faça parte de grupos da área da comunicação, divulgue seu trabalho e, caso você atue em uma agência pequena, crie uma página para que as pessoas consigam te encontrar e entrar em contato.

Não esqueça que as mídias sociais vão muito além do entretenimento. Elas são ferramentas poderosas para que você divulgue seu trabalho com assessoria de imprensa.

2. Monte uma boa proposta

Nossa segunda dica para te ajudar na prospecção de clientes é a elaboração de uma boa proposta de serviço de assessoria de imprensa.

Entenda que não estamos dizendo para você estruturar um planejamento de comunicação neste momento, e sim para pensar em estratégias que você pode oferecer aos clientes.

Planejamento de crise, gestão de mídias sociais, elaboração de releases, criação de vídeos institucionais, media training, produção de conteúdo, entre outras coisas.

O que você oferece? Essa é uma pergunta-chave para seguir em frente com seu trabalho.

Para essa tarefa, você precisa compreender o atual cenário da comunicação. Se vivemos na era das mídias sociais, por que não oferecer isso ao cliente? Se você não fizer, outro profissional vai entregar um serviço mais completo.

Além disso, é importante que você entenda – e que explique ao futuro cliente – que cada caso é um caso. Pode ser que alguma estratégia que você ofereça não se encaixe no negócio dele. Flexibilidade é palavra-chave, não esqueça disso.

3. Trabalhe com segmentação

Outra dica importante para seu trabalho com prospecção de clientes é pensar em segmentação de serviço. Muitas vezes, temos de limitar o alcance da nossa atividade profissional para aproveitar toda a potencialidade da estratégia.

O que queremos dizer é: pense na localidade que você deseja atingir, no tipo de cliente e nos serviços que vai oferecer. Tudo isso importa para ter sucesso ao prospectar e conquistar novos assessorados.

4. Tenha um site ou portfólio digital

Na era da informação digital, uma das cartas na manga para a prospecção de clientes é a estruturação de um site ou de um portfólio digital para expor cases de sucesso de sua trajetória profissional.

Isso é importante para que futuros clientes conheçam seu trabalho e definam se é isso que desejam para a empresa, bem como é fundamental para a obtenção de feedbacks que ajudam a aprimorar sua atividade como assessor de imprensa.

A criação de um site, por exemplo, é uma ótima alternativa para pequenas agências de comunicação ou de assessoria de imprensa, pois permite o ranqueamento no Google. Esse fator é importante para que usuários encontrem seu trabalho no mecanismo de buscas.

5. Invista em networking

O quinto passo que selecionamos para facilitar sua rotina é o investimento em networking. A participação em eventos da área da comunicação e a criação de laços com outros profissionais são boas opções para conquistar novos clientes  no futuro.

Nutrir e manter laços com outros profissionais possibilita que você consiga divulgar seu trabalho, conquistar parcerias e ser indicado sempre que algum trabalho em sua área aparecer.

Não esqueça que comunicadores sociais não devem se enxergar como competição, por mais que isso ainda seja um desafio para muitos profissionais.

Cada profissional se destaca em um segmento de atuação, mesmo que você e seu colega sejam assessores de imprensa. Por que não unir as forças e trabalhar em equipe?

Além de ajudar na prospecção de novos clientes da sua área de atuação, o networking “abre portas” para que você aprimore habilidades de segmentos profissionais que não fazem parte do seu nicho de trabalho.

A prospecção de clientes é apenas uma parte do seu trabalho com assessoria de imprensa. Para se aprofundar no assunto, sugerimos o download do nosso e-book  10 dicas imprescindíveis para vender serviços em assessoria de imprensa.

10 dicas imprescindíveis para vender serviços em assessoria de imprensa