Redes sociais: como usar os dados para melhorar o planejamento estratégico?

Você sabe com quem sua marca fala? Onde deve estar? Como se comunica? Por anos, somente experiência e “feeling” direcionavam a estratégia de comunicação de uma marca. Pouco lógico, muito intuitivo. Mas essa época ficou para trás. Nos dias de hoje, um bom planejamento estratégico precisa contar com o apoio dos dados. 

No caso de um plano em que o foco são as redes sociais, o levantamento, análise e nutrição a partir dessas informações é ainda mais importante. Afinal, tudo muda o tempo todo. Porém, são essas mudanças que exigem um monitoramento constante, ainda mais de quem utiliza essas ferramentas para gerar negócios e estar em contato com os seus clientes.

A seguir, mostraremos como os dados podem ajudar as equipes de comunicação e assessorias de imprensa a desenvolver um bom planejamento estratégico para redes sociais. Acompanhe!

O fim e o começo de tudo: a importância do relatório

Em pleno ano de 2022, se a sua estratégia de comunicação não tem como base um relatório completo com análise de dados e insights, então é melhor se preparar. Afinal, o seu concorrente está fazendo isso e, com certeza, está mais competitivo no mercado.

Tecnologia, estratégia e experiência de mercado 

Diante de tantas ferramentas e tecnologias disponíveis para analisar o desempenho de uma marca nas redes sociais, saber o que fazer com essas informações não é mais um diferencial. É essencial para a competitividade do negócio.

Vale ressaltar que no caso das redes sociais, a análise de dados não serve só para ver o número de likes de uma publicação. 

Elas ajudam a entender o comportamento da sua audiência, decifrar os caminhos para melhorar a comunicação e aprender com os resultados para que as estratégias continuem evoluindo. No entanto, esse avanço só é possível se você souber quais métricas monitorar. 

KPIs: a importância dos indicadores para levantar os dados certos

Decidir os KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho, em português) desde o início do trabalho é essencial para entender quais métricas devem ser acompanhadas. Não existe uma regra para a analisar esses indicadores, mas algumas delas são fundamentais, como:

  1. Alcance: número de pessoas impactadas pelas publicações ou perfil.
  2. Taxa de engajamento: entenda a proximidade entre público e marca. Basta dividir o total de interações pelo alcance do post ou pelo total de seguidores na página.
  3. Share of Voice: indica a visibilidade da marca em relação aos concorrentes.
  4. Saudabilidade: é resultado da soma de menções positivas e neutras, dividida pelo número total de menções. Um índice acima de 70% pode ser considerado positivo.
  5. Taxa de conversão: mostra a quantidade de pessoas que realizam a ação que a empresa deseja, em relação ao número total de usuários.
  6. Taxa de cliques: também chamada de CTR (click-through rate), ela mostra se o conteúdo é interessante para o público.
  7. Retorno sobre investimento: o ROI mostra o retorno financeiro de cada real investido em uma campanha.
  8. Tráfego: número de pessoas que vão das redes sociais e para o seu site ou landing page.

Com essas oito métricas, a equipe de comunicação ou assessoria já consegue um relatório repleto de informações relevantes para o seu cliente. 

Só não pode esquecer de ir além dos prints de tela e trazer ao longo do documento insights e pontos estratégicos para discussão, lembrando sempre que as métricas podem variar de rede social para rede social. Portanto, é importante olhar com cuidado para cada uma delas.

Onde usar os dados no planejamento estratégico de redes sociais?

Agora que você já sabe quais dados levantar no seu monitoramento, faz alguma ideia de como eles podem entrar no planejamento estratégico de redes sociais do seu cliente ou da sua empresa? A resposta você confere aqui. Acompanhe:

  • Identificar quem é a sua persona

Todo planejamento estratégico de redes sociais precisa ter informações completas das personas com quem a marca vai conversar. Lembrando que a persona funciona como um público-alvo, mas suas informações mais completas tornam a estratégia de comunicação mais eficiente. E para obter mais detalhes sobre a persona, mais dados são necessários.

  • Definir quais redes sociais são importantes para o seu negócio

TikTok, Instagram, LinkedIn, Facebook, Pinterest e até o Tinder (sim, existem cases de marcas que já criaram campanhas na plataforma de paquera). São os dados que vão ajudar a tomar uma decisão mais assertiva sobre as redes sociais que a sua empresa deve se posicionar. 

Por exemplo, você já imaginou ver o Dr. Drauzio Varella no TikTok? Site consolidado com milhões de acessos diários, canal no YouTube, presença ativa no Instagram e Facebook. Então, por que ir para essa rede social? 

Ele entendeu que esse era o lugar para falar com o público mais jovem. E falar de saúde com essas pessoas é essencial. Veja mais: @portaldrauziovarella no TikTok

  • Estabelecer a frequência e o melhor horário dos posts

Manhã, tarde ou noite? Duas, três vezes na semana? Quem sabe todos os dias? Devo dedicar mais energia aos stories ou ao feed? Todas essas perguntas serão respondidas com monitoramento e estratégia de dados. 

Caso contrário, o cronograma será feito na base do “achismo” e isso é um grande risco para o planejamento estratégico da empresa. 

E esses são apenas 3 pontos importantes, hein? Um bom planejamento estratégico de redes sociais precisa ter dados que estejam alinhados com os indicadores de performance e de acordo com a estratégia de comunicação da empresa. 

Mas como é possível olhar para tudo isso ao mesmo tempo? Calma que a gente explica…

Dados exigem monitoramento. Monitoramento exige tecnologia

Existem diversas soluções tecnológicas que podem ajudar nessa estratégia. Porém, tem uma que conecta tudo em um só lugar, com um dashboard interativo e organizado, de forma ágil e automatizada. É o Knewin Social

A nossa plataforma conta com um modo de Inteligência Artificial exclusivo e desenvolvido pela nossa equipe de tecnologia para monitorar menções sobre marcas, produtos, personalidades e páginas existentes nas redes sociais. Veja mais:

Os dados foram lançados. O que a sua empresa vai fazer com eles?

Em um mundo conectado o tempo todo, levantar os dados das redes sociais para tornar o seu planejamento estratégico já não é mais um diferencial. O que vai garantir a competitividade de uma empresa dentro do seu mercado é a sua inteligência sobre a captação e o uso dessas informações. 

Com os profissionais certos e a melhor tecnologia, os resultados serão muito mais expressivos e o planejamento que você levar, vai brilhar os olhos do seu cliente. Para saber como levar essa estratégia para a sua empresa, entre em contato com a nossa equipe. Com certeza nós temos a solução perfeita para o seu negócio.