Setor alimentício e análise de tendências: 5 motivos para pensar no assunto

O setor alimentício tem sofrido diversos impactos por causa da transformação digital e do protagonismo do consumidor. Dessa maneira, para se adaptar à nova realidade do mercado, os profissionais de comunicação que atuam nicho precisam monitorar e analisar tendências. É o que mostra o estudo da CB Insights.

Conforme a análise da CB Insights sobre tendências de mercado de 2019 para o setor alimentício e de bebidas, as marcas desse nicho precisam construir um radar com 4 pontos principais.

  • Tendências transitórias. Aspectos que estão sendo adotados com cautela, pois o mercado ainda está estudando as oportunidades e a receptividade da temática.
  • Tendências necessárias. Aspectos que não podem ficar de fora do radar profissional e que necessitam de olhar cuidadoso, competitivo e estratégico.
  • Tendências experimentais. Aspectos que estão em estágio de experimentação (e que já levantaram interesse de diversas mídias).
  • Tendências que podem ser ameaças para a marca. Aspectos que têm gerado interesse no mercado e que já foram abraçados por alguns early adopters (como a CB Insights denomina).

Dessa maneira, se você atua no setor de comunicação do mercado alimentício, mas não fica de olho nas tendências desse nicho empresarial, é hora de ligar o alerta vermelho e mudar esse cenário.

E, para te ajudar, nós vamos te mostrar que os motivos para analisar tendências são mais relevantes do que você imagina.

5 motivos para você monitorar e analisar tendências no setor alimentício

Se você atua no setor alimentício, talvez já tenha ouvido falar nos seguintes termos: 

  • Alimentos vegetarianos e veganos. 
  • Private Label (marcas privadas). 
  • Relação direta com o consumidor. 
  • Tecnologias para diminuir o açúcar em alimentos e bebidas. 
  • Embalagens voltadas para e-commerce. 
  • Medidas sustentáveis. 
  • Transparência da informação em embalagens.

Esses são termos que fazem parte das tendências do mercado de alimentos mapeadas pela CB Insights.

No entanto, a gente sabe que enumerar tendências nem sempre é a melhor maneira de traduzir a importância de uma estratégia de comunicação para a competitividade organizacional.

Assim, selecionamos 5 motivos para você incluir o monitoramento e a análise de tendências no planejamento de comunicação da sua empresa do setor alimentício.

1. Entender o consumidor digital

O primeiro motivo para uma empresa do mercado de alimentos analisar tendências é a base de qualquer negócio: entender o consumidor e saber como cativá-lo.

Afinal de contas, a existência de uma empresa tem relação direta com o entendimento do que o consumidor deseja.

Hoje, as marcas precisam compreender que não ditam, sozinhas, as regras do mercado. O público tem papel central nesse cenário. Afinal, se tornou mais consciente de alguns aspectos e mais ativo nas mídias sociais.

Além disso, é necessário compreender que as diferentes gerações têm formas peculiares de lidar com o consumo produtos. 

Assim, se uma empresa do setor alimentício deseja melhorar a competitividade e cativar o público certo, é preciso monitorar o comportamento do consumidor no meio digital, principalmente nas redes sociais.

Afinal, é nas redes sociais que as pessoas compartilham informações valiosas para que as marcas consigam entender se estão alinhadas às exigências do público.

Essas informações também são relevantes para entender se é preciso reavaliar o posicionamento organizacional, o planejamento de comunicação, os produtos, entre outros fatores.

2. Alinhar o posicionamento da marca aos assuntos do momento

Quem atua no setor alimentício já deve ter percebido que um dos assuntos do momento é a questão da sustentabilidade. E isso tem sido traduzido de diversas formas. Um exemplo é o caso da proibição de canudos e de utensílios de plástico em restaurantes ou em embalagens de produtos.

Por que estamos falando sobre isso? Bem, para uma empresa do mercado de alimentos prosperar, é preciso ficar de olho nas tendências e nas movimentações da sociedade como um todo.

Em muitos casos, as tendências de mercado estão alinhadas ao comportamento e à conscientização do público, que se torna mais exigente e cobra respostas e atitudes das empresas.

Assim, o segundo motivo para você monitorar e analisar tendências do mercado alimentício é conseguir alinhar o posicionamento da marca aos assuntos do momento.

Dessa maneira, você vai evitar passos em falso pelo caminho, e vai poder construir mensagens-chave efetivas para a marca.

Além disso, vai se distanciar de desalinhamentos entre os produtos e a linguagem da marca e o que o mercado tem exigido das empresas alimentícias.

3. Focar em aspectos de inovação

As tendências no setor alimentício andam lado a lado com a procura pela inovação empresarial. 

Afinal, a transformação digital foi uma virada de chave para que empresas tradicionais entendessem que precisam se renovar para garantir um espaço no mercado.

Hoje, o setor alimentício pode contar com inteligência artificial para melhorar a precisão da produção de produtos. Além disso, há tecnologias e plataformas que ajudam a impulsionar o desempenho da marca no meio digital.

O importante, nesse caso, é manter a mente atenta para identificar, entender e aplicar a inovação no dia a dia a da empresa. Isso vai impactar positivamente o posicionamento da marca, o relacionamento com influenciadores e o engajamento do público.

4. Garantir um ambiente interno mais otimizado

O quarto motivo para você analisar tendências do setor alimentício está alinhado à questão da inovação empresarial: garantir um ambiente interno otimizado e harmonioso.

Afinal, a análise de tendências de mercado não impacta somente o posicionamento da empresa, mas também afeta o ambiente interno da organização.

Quando alinhamos as empresas às tendências e às exigências de um determinado setor, podemos proporcionar aos colaboradores um ambiente de trabalho mais otimizado, mais integrado, mais inovador e mais saudável.

Com isso, melhoramos a produtividade empresarial, deixamos os processos mais precisos e evitamos fadigas desnecessárias.

Por exemplo, as tendências relacionadas às novas tecnologias específicas para o mercado de alimentos ajudam os colaboradores da empresa a concluírem as demandas com mais facilidade.

E o grande ponto é que, muitas vezes, focamos nas tendências externas, para conquistar consumidores, mas esquecemos que tudo começa dentro de casa.

Então, se você deseja aprimorar a competitividade da sua empresa do nicho alimentício, fique de olho nas tendências que facilitam o dia a dia do público interno.

5. Melhorar a competitividade da marca

Quinto motivo para analisar tendências de mercado do setor alimentício: se diferenciar das outras empresas e garantir mais competitividade ao negócio.

Quando nos preocupamos em entender os nossos diferenciais e em visualizar se as tendências são ameaças para o nosso negócio, temos mais chances de construir planejamentos empresariais e de comunicação mais assertivos e estratégicos.

Além disso, não podemos esquecer que a transformação digital permitiu que pequenas marcas consigam competir com organizações tradicionais

Afinal, existem aspectos como personalização, propósito de marca e produtos voltados para públicos de nicho que afetam a competitividade empresarial.

Então, se você precisava de mais um motivo para analisar tendências, aqui está ele: melhorar a competitividade, a visibilidade e o alcance da sua marca.

Como monitorar e analisar tendências para o setor alimentício

Bem, agora que você entende a importância da análise de tendências para o mercado de alimentos, pode surgir a seguinte pergunta: “como aplicar a estratégia na minha rotina profissional?”.

A resposta para essa questão está na tecnologia. Existem ferramentas  como o Knewin Analytics que te ajudam a extrair e a analisar dados com a agilidade necessária para posicionar a empresa do setor alimentício no cenário da transformação digital.

O Knewin Analytics é um Dashboard Analítico que permite o monitoramento, o cruzamento e a análise de informações estratégicas para a sua rotina profissional.

Por exemplo, você consegue identificar tudo o que estão falando sobre o mercado de alimentos, analisar o comportamento do público nas redes sociais e acompanhar os principais dados relacionados às tendências de marketing e empresariais.

Outra vantagem do Analytics é que você consegue inserir dados externos, com o objetivo de deixar a sua análise mais assertiva e mais rica.

Essa é a melhor maneira de entender as tendências de mercado. Além disso, é a forma mais eficaz de saber se a sua marca está alinhada a esses aspectos tão relevantes na era da informação e da competitividade digital.

Por fim, se você entendeu a importância da análise de tendências no setor alimentício e quer aplicar a estratégia no dia a dia da sua empresa, entre em contato com a equipe da Knewin.

Nós vamos te ajudar a transformar informações soltas em dados valiosos para a sua competitividade profissional.