Share of search: como usar o indicador na estratégia de comunicação

Para um bom trabalho de comunicação nas empresas, não basta saber se a empresa que possui uma boa reputação no mercado. É preciso estabelecer comparações com os concorrentes do segmento. Diante deste cenário de alta competitividade, o Share Of Search é uma metodologia fundamental para levar e captar esses dados.

Leia também:

>>  Como ir além da valoração e calcular o ROI das ações de RP?

>>  ROI na assessoria de imprensa: entenda como aplicar o cálculo

>> Quais os desafios de mensurar o ROI na comunicação?

“Quem não é visto, não é lembrado”

A frase nos ajuda a explicar a importância de se fazer presente nas mídias e conseguir mensurar isso em relação aos concorrentes. Evidentemente, as marcas que estão em destaque na internet e nas redes sociais tendem a ser mais lembradas. 

Nos dias de hoje, ter um bom posicionamento online é fundamental para qualquer estratégia de comunicação. Segundo pesquisa realizada pela SiriusDecisions e compartilhada pelo site Transformação Digital, empresa especializada em pesquisa de mercado B2B, 67% da jornada do comprador agora é feita digitalmente.

Por isso, o interesse por Share of Search tem aumentado significativamente nos últimos anos. Esse movimento por cada vez mais pesquisa e levantamento de dados, vem ocorrendo por conta do grande impacto que essa inteligência tem causado nas estratégias de negócios de todos os tipos.

Isso significa que essa estratégia é mais importante e está mais em evidência do que nunca. Quanto mais tecnologia e recursos disponíveis, maior a responsabilidade dos especialistas em comunicação trazerem insights estratégicos. Dessa forma, utilizar o share of search como indicador é fundamental.

Por isso, neste texto falaremos mais sobre a métrica de desempenho que é muito relevante no mundo da comunicação. Vamos lá?

Mas antes, precisamos entender o que é “share of voice”

Essa métrica, que marcou toda uma geração de comunicadores, é utilizada para mostrar o percentual de visibilidade da sua marca em relação aos concorrentes. Em outras palavras, o Share of Voice representa o espaço que uma empresa ocupa no mercado em que atua. 

O uso dessa metodologia, inclusive, foi importantíssimo para a avaliação do market share (fatia de mercado) durante muitos anos. Para calcular o Share of Voice (SOV) de uma marca, bastava dividir duas variáveis.

A primeira delas é o investimento em publicidade durante um período. A outra é o investimento total de todos os seus concorrentes juntos.

Esse recurso traz essa visão comparativa para medir a eficiência das estratégias, assim como outras métricas de participação no mercado. Afinal, uma marca não vive isolada. Ela está sempre disputando mercado, vendas e a atenção dos consumidores. 

Pensando nesse contexto, o Share of Voice (SOV) pode ser utilizado para mensurar o ROI (Retorno Sobre Investimento) sobre os mais variados segmentos. Por meio dele, é possível entender quais parcelas dos setores a marca vem impactando e influenciando.

Se você deseja saber mais, temos um e-book em que aprofundamos essa discussão, explicando de forma simples o que é o share of voice, onde pode ser utilizado, como e quando, além dos benefícios para a gestão de marca e para o desenvolvimento de novas estratégias.

Do Share of Voice até o Share of Search

Com o avanço tecnológico, e desde que o Google se tornou a grande fonte de pesquisa de todo o mundo, o número de buscas nesta plataforma passou a ser um fator para medir, confirmar e descobrir tendências. E nesse universo, surgiu o Share of Search.

Quem estudou o tema e criou essa métrica foi Les Binet, chefe do grupo de eficácia da Adam & eveDDB. Ao entender a influência dos mecanismos de busca na vida dos consumidores, ele identificou que diferente do comportamento nas redes sociais, as buscas por uma empresa no Google eram um real indicador do crescimento de uma marca. 

De acordo com uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção de Crédito (SPC), 97% das pessoas pesquisam algo na internet antes de comprar.

A fórmula para calcular o share of search é bastante simples. É necessário analisar o volume de pesquisas da sua marca, dividir pela soma do total dos concorrentes e multiplicar por 100. Assim, você encontrará o percentual de participação. Veja um exemplo com bombons:

  • Bombom Y – 800 buscas no google por mês
  • Bombom X – 300 buscas no google  por mês
  • Bombom Z – 200 buscas no google por mês.

Se aplicarmos a fórmula, descobrimos que a marca Y tem 61,5% do share of search da categoria bombom. Já a marca X tem 23% e a marca Z tem 15,3% das parcelas de busca.

Como usar o share of search na sua estratégia de comunicação?

Monitorar com atenção a sua Share of Search ajuda o negócio a visualizar com precisão o desempenho das estratégias de marketing digital. Existem três passos fundamentais para usar esse recurso com eficácia na estratégia de comunicação.

  • Identifique a busca pela palavra-chave

Unindo as estratégias de SEO com o Share of Search, o primeiro passo é identificar quais palavras-chave estão sendo pesquisadas pelo seu público-alvo. Faça uma pesquisa e registre os termos mais pesquisados, priorizando-os em suas ações de marketing.

  • Analise sua participação na pesquisa

Com as palavras-chave, faça uma leitura da participação na pesquisa. Quantas vezes a sua loja virtual foi apresentada como resultado é acessada pelo público. Essa etapa ajudará você a avaliar a eficácia de suas estratégias e a necessidade de trabalhar outras palavras-chave. 

  • Gere conteúdo adequado

Por fim, é preciso gerar conteúdos adequados. Se você já conhece o seu público, bem como os termos que ele busca, é necessário se comunicar de forma assertiva. Sua missão é transformar os dados coletados para tornar a jornada do cliente mais eficiente e garantir a melhor experiência.

Na webinar abaixo, você encontrará um material interessantíssimo sobre exposição de marcas no meio digital e mensuração de resultados

Conheça nossas soluções 

Com as soluções da Knewin, você consegue seguir todas essas dicas e reportar os resultados com mais precisão e agilidade.

Também é possível monitorar o desempenho de suas pautas de imprensa nas mídias sociais, avaliando alcance, engajamento e interação dos públicos de interesse, tudo isso baseado em dados. 

Para conhecer as nossas soluções e alavancar o seu desempenho, clique aqui