Social Listening: como colocar em prática em agências de comunicação

O Social Listening pode ser resumido como uma escuta atenta e cuidadosa ao que o público está dizendo sobre uma marca em diversos canais. E essa é uma prática que deveria fazer parte da rotina de agências de comunicação.

Afinal, as agências são responsáveis pelo cuidado com a imagem de marcas e de empresas, além da elaboração de ações que impulsionam o engajamento com os públicos de interesse das organizações.

Assim, se você é um gestor de agência, é hora de começar a colocar o Social Listening em prática e melhorar o relacionamento dos seus clientes com os diversos públicos presentes no meio digital.

Social Listening vai muito além do monitoramento de redes sociais

Em primeiro lugar, precisamos lembrar que ainda há quem confunda Social Listening com monitoramento de redes sociais.

Bem, se você faz parte do grupo que acredita que as duas práticas representam a mesma tarefa, saiba que elas partem do mesmo princípio, mas têm objetivos diferentes.

O monitoramento de redes sociais, por exemplo, é uma ferramenta que nos ajuda a acompanhar menções, comentários, interações e publicações que falam sobre um cliente da agência de comunicação.

Inclusive, ele é tão essencial quanto o monitoramento de notícias.

Afinal, a análise de redes sociais nos ajuda a construir um mapeamento de riscos e de oportunidades para as marcas, além de permitir uma gestão de crise mais efetiva e um SAC 2.0 mais preciso.

Por sua vez, o Social Listening utiliza o monitoramento como base para o agrupamento de informações. Porém, ele vai além disso.

É como se fosse um mergulho no oceano das informações que monitoramos nas redes sociais, com uma escuta atenta e voltada para analisar e compreender o que as pessoas estão realmente dizendo.

E qual é a vantagem disso? Bem, as agências de comunicação conseguem entender melhor o que cativa o público. 

Por consequência, isso te ajuda a produzir conteúdos que engajam, bem como facilita a identificação da receptividade das pessoas em relação ao lançamento de um produto.

Ou seja, Social Listening significa utilizar os recursos do monitoramento de redes sociais para que agências de comunicação consigam oferecer um serviço mais qualitativo e preciso aos clientes.

Como colocar o Social Listening em prática

Agora que você compreendeu que monitoramento de redes sociais e Social Listening são práticas diferentes, é hora de saber como executar a tarefa em agências de comunicação.

Para facilitar a sua rotina, saiba que é possível organizar a prática da escuta social atenta em 4 etapas:

  1. Monitoramento
  2. Análise de informações.
  3. Reflexão sobre os dados.
  4. Transformação das informações em insights

1. Monitoramento

O monitoramento nada mais é do que o agrupamento das informações coletadas nas redes sociais e que mencionam os clientes da agência de comunicação.

Com essa ferramenta, podemos identificar todo o buzz causado por uma marca nas diferentes plataformas de redes sociais.

Porém, aqui fica um lembrete. Fazer monitoramento de forma manual limita os resultados obtidos pela agência.

Afinal, rede social é, por essência, instantânea.

Então, é preciso automatizar o processo e agilizar a tarefa.

Como fazer isso? Bem, você pode contar com a ajuda de uma ferramenta profissional de monitoramento de redes sociais.

Com a ajuda de uma plataforma como o Knewin Social, você consegue capturar todo o buzz das marcas dos seus clientes de forma integrada. 

Ou seja, é possível monitorar, a partir de palavras-chave, menções nas principais redes sociais, sendo possível organizar as pesquisas por cliente.

Dessa forma, você consegue ter tempo para oferecer um serviço efetivo de monitoramento e de Social Listening.

2. Análise de informações

Nesta segunda etapa rumo a um Social Listening efetivo em agências de comunicação, temos a análise de informações.

Aqui, é o momento de limparmos tudo o que monitoramos nas redes sociais.

Ou seja, é a hora de separar o que é barulho do que realmente é relevante para compreender o público e impulsionar o alcance de marcas no meio digital.

E você pode fazer essa separação utilizando ferramentas como análise de sentimento e identificação de padrões ou de pontos que fogem da curva.

Isso tudo vai te ajudar a organizar o processo e a identificar o que realmente merece uma escuta atenta e qualitativa.

3. Reflexão sobre os dados

Após fazer a limpeza e identificar o que é barulho e o que é relevante, é hora de refletir e analisar os dados que você obteve até o momento.

Para isso, é necessário enxergar além das entrelinhas, relembrar os objetivos da marca e identificar perguntas-chave que podem te ajudar a entender melhor o público presente nas redes sociais.

Dessa forma, utilize métricas relevantes para os clientes da agência, cruze informações com o planejamento de comunicação e identifique gatilhos que causaram picos de menções no meio digital.

O importante aqui é lembrar que esta terceira etapa é muito individual. Afinal, cada marca atendida pela agência tem um objetivo e um contexto diferente.

Assim, ouça atentamente o que o público está dizendo, mas não esqueça de alinhar toda a reflexão aos objetivos da marca e à melhora no serviço oferecido por sua agência.

4. Transformação dos dados em insights

A quarta etapa do Social Listening significa transformar todas as informações monitoradas e analisadas em insights e ações.

Afinal, não adianta apenas monitorar e compilar dados sobre o público dos clientes da agência. É preciso pensar, planejar e colocar as estratégias em ação.

Assim, utilize a terceira etapa como base para identificar o que pode melhorar o relacionamento da marca com o público.

Por exemplo: a partir da análise de informações, que tipo de conteúdo a agência pode produzir para o cliente?

Ou, então, será que a presença digital da marca está alinhada às expectativas e exigências do público?

Dessa forma, mapeie ações que possam melhorar o serviço oferecido pela agência e impulsionar a visibilidade dos seus clientes nas redes sociais.

Quer se aprofundar na temática de Social Listening? Então, faça o download do nosso e-book gratuito e aprenda a ouvir atentamente o que os diversos públicos estão dizendo.

social listening