Trabalho autônomo na assessoria de imprensa: 6 coisas para lembrar

Quem trabalha com comunicação social sabe que trabalho autônomo tem sido uma grande tendência na área profissional. Por diversos motivos, assessores de imprensa têm investido na rotina fora das agências físicas.

O problema é que muitos escolhem esse caminho sem pensar em alguns detalhes importantes para evitar fadiga emocional e profissional.

Por isso, resolvemos compartilhar algumas dicas importantes para profissionais que desejam se aventurar no trabalho autônomo. Elas servem como lembretes para manter a tranquilidade no dia a dia.

6 lembretes para assessores que desejam investir no trabalho autônomo

Trabalhar em casa, em um coworking ou até mesmo em uma cafeteria é uma realidade de quem escolhe ser autônomo. No entanto, o caminho é tão desafiador quanto o dia a dia de uma agência.

Além disso, é preciso entender que você será o seu próprio gestor, dirá quais são seus horários e vai precisar ter muito “pé no chão” para não se sentir perdido.

Se o trabalho autônomo é algo que chama a sua atenção, confira nossos 6 lembretes antes de se jogar nesse novo universo desafiador. Se você já é um assessor de imprensa que atua dessa forma, utilize nossas dicas para renovar seus pensamentos diários.

1. Trace metas realistas

Antes de qualquer coisa, tenha noção de que o trabalho autônomo em assessoria de imprensa é um caminho cheio de desafios. Por isso, entenda que é fundamental manter as expectativas e metas abaixo do que você realmente deseja.

Principalmente no primeiro ano de rotina autônoma, as metas devem ser realistas. Afinal, nem sempre conseguimos conquistar tudo o que desejamos na primeira tentativa. Existem obstáculos que estão fora do seu controle.

Portanto, trace metas financeiras, de conquistas de clientes e de estratégias de assessoria com muita cautela. Seja sempre cuidadoso com seu rendimento profissional.

2. Valorize o primeiro cliente

Em qualquer área profissional, o primeiro cliente sempre é especial. No trabalho autônomo da assessoria de imprensa, esse fato é ainda mais importante. Afinal, é essa empresa que vai permitir que você consiga dar o pontapé inicial nesse novo caminho cheio de desafios.

Esse cliente pode ser alguém que você já assessorava (se o contrato anterior permitir), algum conhecido que tenha uma empresa e necessita de assessoria de imprensa, ou qualquer contato virtual que esteja procurando pelo serviço.

Sempre valorize esse primeiro cliente. Ele vai ser uma vitrine para o seu trabalho como assessor de imprensa e também uma forma de networking. Não esqueça que a recomendação boca a boca é uma ótima forma de prospectar novas oportunidades.

3. Lembre de fazer networking

Aqui no blog, falamos com frequência da importância do networking. Se os laços profissionais já eram importantes na rotina das agências, imagine no dia a dia do trabalho autônomo.

Quando dizemos que networking é importante, não estamos limitando esse alcance aos jornalistas para facilitar o disparo de releases. Enfatizamos a questão de se relacionar com outros profissionais da comunicação.

Publicitários, designers e outros assessores de imprensa podem ser grandes aliados da sua rotina autônoma.

Quer um exemplo? Imagine que seu cliente não tem um logo para a empresa ou precisa de uma peça visual específica. Quando você mantém um bom relacionamento com um designer, já sabe com quem entrar em contato.

Saiba que a situação pode se inverter também. Quando alguém necessitar de um serviço de assessoria de imprensa, seu nome, com certeza, vai aparecer na conversa.

Na área da comunicação, precisamos aprender a ser mais receptivos com nossos colegas de profissão. Sozinhos, ficamos ilhados e perdemos boas oportunidades profissionais.

4. Saia da sua zona de conforto

Quando trabalhamos em agências ou no setor de comunicação de uma empresa, temos nossas funções, nossos clientes e nossas metas.

No entanto, ao entrar no mundo do trabalho autônomo, muitos profissionais percebem que a zona de conforto acabou. Isso não é ilusão. Os desafios vão aparecer a todos os momentos.

Antes de entrar em pânico, saiba que sair da zona de conforto é uma ótima forma de crescer profissionalmente. Aprendemos muito quando temos de enfrentar novas situações.

Seja por causa do aspecto empreendedor ou por ter de lidar com clientes de forma direta, o assessor de imprensa autônomo conquista proatividade e consegue acreditar em seu potencial, mostrando para os clientes que vale a pena investir no serviço de comunicação.

5. Confie em seu potencial

Acreditar em seu potencial é um requisito para trabalhar de forma autônoma. Afinal, você vai ser seu gestor nessa jornada desafiadora.

É aquela conhecida frase: “se você não acredita em si mesmo, quem vai acreditar?”. É preciso ter confiança no seu potencial como assessor de imprensa e saber que você consegue executar o plano de comunicação, elaborar estratégias e conquistar ótimos resultados para seu cliente.

Um profissional confiante passa uma imagem de segurança para o cliente. Isso é essencial para competir com outros assessores de imprensa no mundo da rotina autônoma.

6. Seja multidisciplinar

Ser um assessor de imprensa autônomo significa ir além da produção de releases. Quem deseja escolher esse caminho precisa entender que multidisciplinaridade vai ser palavra-chave a partir de agora.

Não adianta você falar para o cliente que não gerencia mídias sociais, que não se interessa por cálculos para saber lidar com aspectos financeiros e escolheu um curso da área de Humanas (essa é uma desculpa recorrente, você sabe disso) ou que não é designer para se preocupar com identidade visual.

Um profissional autônomo, principalmente na área da comunicação, precisa saber fazer de tudo um pouco.

Se você não souber como lidar com qualquer aspecto desta nova jornada, lembre-se dos laços profissionais que você conquistou ao longo do caminho. Não hesite em pedir ajuda.

Além dos lembretes deste artigo, o assessor de imprensa autônomo precisa ter noção de todos os desafios que vai encontrar pelo caminho. Por isso, sugerimos o download do nosso e-book Assessoria de imprensa digital: 12 coisas que todo comunicador precisa conhecer.