Transformação digital: o grande desafio para altos executivos de empresas

A transformação digital é o atual grande desafio para altos executivos de empresas. Para 8 em cada 10 C-leves entrevistados pelo BizImpact2019, da CI&T, os impactos digitais causaram uma profunda mudança no cenário corporativo. E é preciso procurar alternativas para solucionar esse cenário.

Por que é preciso se preocupar com a transformação digital?

Em primeiro lugar, entenda que a transformação digital é uma realidade no cenário corporativo. Não temos como fugir disso.

Afinal, o meio digital trouxe novas possibilidades de atuação profissional. Além disso, porporcionoumais chances de competir com outros negócios do mesmo nicho de mercado.

Por um lado, isso é vantajoso para altos executivos, que podem dar passos maiores e podem enxergar sempre à frente.

Porém, por outro lado, a transformação digital e os impactos causados por esse cenário podem ser um grande gargalo. Isso se não soubermos lidar com essas transformações ou se a cultura da empresa não estiver bem alinhada a essa realidade.

E é isso que mostra o estudo BizImpact 2019, da CI&T. O documento, em formato de Whitepaper, traça um panorama do cenário dos C-levels de empresas em relação aos impactos da transformação digital.

Para 8 entre 10 profissionais entrevistados, o digital causou impactos significativos no mundo corporativo. 

Dessa forma, é preciso se preocupar em alinhar a empresa aos impactos digitais. 

Motivações para alinhar empresas às mudanças digitais

Segundo os C-levels entrevistados, as principais motivações positivas para alinhar um negócio à transformação digital são as seguintes:

  • Melhorar produtos e serviços.
  • Permanecer na liderança.
  • Preparar o negócio para competir com nativos digitais.
  • Trazer mais impacto para o negócio.
  • Ter acesso a outras tecnologias.
  • Entender melhor os clientes.
  • Incluir um mindset digital na empresa.

Por sua vez, não podemos deixar de falar das motivações negativas para inserir a empresa no cenário digital. Estes pontos são um alerta vermelho para os C-leves:

  • Perda de competitividade no nicho de mercado.
  • Surgimento de novas ameaças e/ou entrantes.
  • Concorrência ganhando destaque no mercado.
  • Perda de eficiência operacional.
  • Tecnologias ultrapassadas.

Dessa forma, é possível observar que os grandes pontos que falam alto no cenário da transformação digital para altos executivos estão alinhados aos aspectos de competitividade empresarial.

Assim, é preciso encontrar alternativas que solucionem esse problema. E, segundo o BizImpact2019, uma solução apontada pelos C-leves é a tecnologia como ponto que precisa ser debatido e incluído no cenário organizacional.

Como é possível alinhar a transformação digital e a tomada de decisão empresarial

Conforme os altos executivos entrevistados pelo BizImpact2019, a tecnologia tem papel relevante na busca pelo alinhamento entre empresas e transformação digital.

Assim, é preciso entender o porquê disso, certo?

Bem, o meio digital nos permite ter acesso fácil a um oceano de informações sobre empresas, concorrência, mercado e consumidores.

Ou seja, com uma pesquisa precisa, conseguimos obter informações valiosas para a atuação empresarial.

No entanto, essas informações valiosas estão soltas no meio digital. E, além de tudo, são instantâneas, momentâneas e, muitas vezes, estão presentes nas entrelinhas. 

Outro ponto que não podemos esquecer é que altos executivos precisam tomar decisões muito assertivas. O objetivo disso é evitar deslizes financeiros e perda de competitividade.

Assim, é preciso encontrar uma alternativa que consiga unir a competitividade empresarial à velocidade da transformação digital.

Para isso, é importante ter em mente que temos de investir em tecnologias que permitam que os C-levels conquistem dados analíticos sobre a própria marca e sobre os concorrentes. Dessa forma, podem aprimorar a competitividade organizacional.

Um exemplo de tecnologia que ajuda altos executivos a lidarem melhor com a transformação digital é o Knewin Analytics.

O Analytics é o nosso dashboard analítico com informações detalhadas sobre todos os aspectos competitivos para C-leves darem passos mais precisos.

Knewin Analytics: aliado dos C-levels

O Knewin Analytics é uma ferramenta que ajuda empresas a obterem informações precisas e analíticas para o cenário da transformação digital.

Afinal, a partir de pesquisas com palavras-chave estratégicas para C-levels, é possível entender o impacto de determinadas temáticas na competitividade da empresa. E tudo de forma visual e otimizada.

Assim, é possível construir um planejamento estratégico muito mais efetivo. Além disso, é mais fácil identificar oportunidades e ameaças para a imagem corporativa.

Com a ajuda da tecnologia, altos executivos conseguem ter um olhar muito mais sagaz para conseguir posicionar a empresa no cenário da transformação digital. Dessa maneira, podem entender clientes, melhorar o serviço e trazer mais impacto para o negócio.

Por fim, se você deseja alinhar a sua empresa ao cenário digital, garantindo informações mais precisas e analíticas, por que não entra em contato com a nossa equipe para conhecer o Knewin Analytics? É só clicar aqui.