Treinamento de comunicação externa: 5 dicas para o cliente de assessoria

Quando falamos de assessoria de imprensa digital, precisamos abordar o treinamento de comunicação externa, muito conhecido por media training. Essa estratégia é imprescindível para evitar crises de imagem desnecessárias e para preparar o porta-voz da marca para o relacionamento com os jornalistas.

O grande desafio do media training é mostrar ao cliente a importância do preparo para se relacionar com profissionais da comunicação.

É aqui que nosso artigo entra com 5 dicas para facilitar esse processo, conquistar um porta-voz preparado para diversas situações e evitar deslizes na imagem da marca.

5 passos para potencializar o treinamento de comunicação externa do cliente

Existem alguns passos que podem facilitar o processo da execução do media training. Pensando nisso, resolvemos selecionar 5 opções que você pode incluir em sua rotina como assessor de imprensa.

Utilize nossas dicas como guia para potencializar o relacionamento com seu cliente, mas não se esqueça que as situações são flexíveis. Cada empresa é diferente da outra, então as formas de lidar com os jornalistas também podem mudar.

 

  • Lembre que existem diversos tipos de jornalistas

 

Um ponto importante para o treinamento de comunicação é entender que existem diversos tipo de jornalistas, que podem conduzir as entrevistas de variadas formas.

Afinal, cada veículo jornalístico tem um tipo de angulação para as matérias, que pode afetar a forma como a entrevista é conduzida.

Dessa forma, quando você investir na execução do media training para seu cliente, mostre as variadas formas que um jornalista pode conduzir o diálogo, bem como questões de noticiabilidade que interferem na elaboração das perguntas, entre outras coisas.

Um porta-voz preparado para os mais variados perfis profissionais representa segurança para a reputação da marca.

 

  • Alinhe o discurso da marca com o porta-voz

 

A segunda dica que selecionamos para este post está relacionada ao discurso da marca. Não adianta o assessor de imprensa ter olhar estratégico para elaborar planejamento e táticas que podem ser destruídos por uma fala do porta-voz.

O discurso da marca precisa estar alinhado em todos os aspectos organizacionais. Desde a gestão de mídias sociais ao relacionamento com a imprensa.

Quando um porta-voz não é estrategicamente preparado para lidar com perguntas jornalísticas, pode responder algo que não deveria e que não segue a mesma linha de raciocínio divulgada pela assessoria de imprensa.

O que acontece nesse tipo de situação é que as chances de crises de imagem aumentam. E não é isso que seu cliente deseja, não é mesmo?

Então, explique a importância do alinhamento no discurso e ajude-o a construir uma linha de raciocínio sólida, com argumentos que não representam deslizes na reputação da marca.

 

  • Mostre a importância do autocontrole em entrevistas

 

Autocontrole é uma arte difícil de dominar. No entanto, essa característica é necessária quando falamos do mercado empresarial.

Um porta-voz sem autocontrole pode colocar o trabalho do assessor de imprensa em risco. Isso não vale apenas para o treinamento de comunicação para entrevistas com jornalistas, mas também para a forma como o seu cliente se posiciona nas mídias sociais.

Sem autocontrole, acabamos falando coisas que não devíamos, além de usar tonalidades de voz inadequadas para a ocasião.

Portanto, para evitar quaisquer problemas, inclua no media training a prática do autocontrole e do ato de pensar antes de falar. Essas atitudes são fundamentais para que a assessoria de imprensa seja eficaz para as empresas.

 

  • Ajude o cliente a perceber fake news

 

Existe um outro ponto que precisamos abordar para que o treinamento de comunicação de seu cliente seja eficaz: as fake news.

Com a expansão do meio digital, principalmente com as mídias sociais, os usuários começaram a compartilhar notícias que nem sempre são verdadeiras.

Isso representa um perigo para porta-vozes despreparados, que não têm noção de como agir quando um jornalista aborda questões que são fake news.

É importante que o assessor de imprensa coloque esse assunto como pauta do media training, já que é uma temática atual e que pode representar grandes chances de crises de imagem.

 

  • Valorize a importância da linguagem corporal

 

A última dica que selecionamos para este artigo tem a ver com linguagem corporal. Essa característica é imprescindível para preparar o porta-voz da empresa para um bom relacionamento com a imprensa.

Por mais que muitas pessoas não compreendam, a forma como posicionamos nosso corpo pode afetar a recepção da mensagem.

Às vezes, estamos nervosos, ansiosos ou cansados e podemos transparecer essas sensações na forma como mexemos nossas mãos, na tonalidade da nossa voz, entre outras coisas.

Um porta-voz preparado sabe manter a segurança e utilizar a linguagem corporal a seu favor. Portanto, mostre para seu cliente a importância desse ponto no treinamento de comunicação.

O media training faz parte das ações presentes no relacionamento com o assessorado. Para conhecer outras táticas, sugerimos o download do nosso e-book 6 públicos que você deveria valorizar na assessoria digital.