Agência de comunicação e marketing: como lidar com múltiplas contas

Atuar em agência de comunicação e marketing pode ser um desafio para profissionais que sentem dificuldade em pensar e agir de forma multitarefa. Afinal, são múltiplas contas e demandas que precisam ser gerenciadas ao longo dos dias.

No entanto, saiba que é possível driblar esse desafio e evitar um enorme gargalo em sua rotina profissional. Afinal, existem maneiras de organizar as demandas, lidar com múltiplas contas de forma eficiente e evitar ruídos na comunicação com os clientes da agência.

Quer saber como fazer isso? Continue a leitura do nosso artigo.

Lidar com múltiplas contas pode ser um gargalo na agência de comunicação e marketing

Falar sobre a rotina de agências de comunicação e de marketing significa abordar um campo em que a linha entre a eficiência profissional e as tarefas que travam o dia a dia é muito sutil.

Afinal, ao ter que lidar com diversos clientes de variados segmentos, você precisa ser dinâmico o suficiente para evitar retrabalho, sobrecarga diária e furos nas demandas planejadas.

Em outras palavras, é necessário encontrar o equilíbrio em meio à gestão de múltiplas contas na agência de comunicação e marketing.

E a gente sabe que encontrar esse equilíbrio nem sempre é fácil. Além disso, assumir que a rotina está cheia de gargalos também não é tão simples. 

No entanto, isso é algo necessário para melhorar a execução do monitoramento de notícias, a produção de conteúdo para blogs e redes sociais, além das estratégias de relacionamento com influenciadores digitais.

Então, se você quer descobrir o segredo para ser eficiente na gestão de múltiplas contas em agências, nosso conselho é o seguinte: 

  • Identifique quais são as demandas que estão travando a sua rotina profissional.
  • Procure alternativas para otimizar o seu trabalho na agência de comunicação e marketing.
  • Evite soluções que apenas cubram a ferida momentaneamente.
  • Pense a longo prazo: quanto mais eficiência você tiver em sua agência, mais os seus clientes vão ficar satisfeitos com o serviço contratado.

3 soluções para gerenciar múltiplas contas na agência de comunicação e marketing

A partir do momento em que você identificar que a sua rotina na agência de comunicação e marketing está prejudicada por gargalos, fica mais fácil encontrar soluções para os problemas.

Além disso, entenda que essas soluções, muitas vezes, têm relação com o uso de alguma ferramenta digital para otimizar as demandas. 

E, não, essas ferramentas não vão substituir o seu trabalho de comunicação e marketing.

Muito pelo contrário, elas vão te ajudar a fortalecer o papel da agência como fator importante para o ganho de visibilidade de marcas.

Para te ajudar a perceber isso, mapeamos 3 soluções que vão facilitar a gestão de múltiplas contas em qualquer agência de comunicação e marketing.

1. Solução para organizar as tarefas diárias

Um gargalo que pode ocorrer em agências é a confusão para planejar e executar as demandas de todos os clientes atendidos por você.

E isso ocorre porque, algumas vezes, acabamos anotando tarefas em diferentes locais e pastas. Assim, a desorganização toma conta da rotina.

Para solucionar esse tipo de situação, você pode contar com a ajuda de ferramentas como o Trello.

Com contas gratuitas e pagas, a ferramenta funciona como um quadro organizador de tarefas. O melhor: ele é colaborativo.

Em outras palavras, você consegue criar quadros para cada cliente que você atende em sua agência de comunicação e marketing.

Além disso, você consegue incluir cartões com todas as demandas que precisam ser finalizadas para cada cliente, com a possibilidade de incluir anexos, comentários, membros e lembretes.

Esse tipo de ferramenta ajuda a organizar a rotina profissional e evita a perda de prazos, fortalecendo os laços de confiança com os seus clientes.

Quer conhecer o Trello? É só clicar aqui.

2. Solução para facilitar o monitoramento de notícias dos clientes

Outro gargalo que pode acontecer na agência de comunicação e marketing é a dificuldade para oferecer um serviço de monitoramento de notícias aos clientes.

Isso ocorre porque monitorar notícias não significa apenas pesquisar no Google conteúdos que mencionam uma determinada marca. A ferramenta vai muito além disso.

Um bom monitoramento de conteúdos jornalísticos inclui o acompanhamento contínuo de matérias que mencionam os clientes da agência, a concorrência e temas de mercado relevantes.

Se para um cliente isso pode ser demorado, imagine para múltiplas contas.

Dessa maneira, a melhor forma de solucionar esse problema em uma agência de comunicação e marketing é fazer as pazes com a tecnologia.

Existem diversas ferramentas que proporcionam o monitoramento ágil, abrangente e automatizado de notícias.

O Knewin News, por exemplo, é uma alternativa para que agências consigam centralizar o monitoramento dos clientes e automatizar as buscas noticiosas.

Como isso é possível? A partir da criação de buscas sem limites de palavras-chave, você consegue estruturar o monitoramento de notícias de seus clientes, incluindo filtros específicos e enviando relatórios automatizados.

Isso vai te ajudar a acompanhar matérias de rádio e tv, além de impresso e digital com toda a facilidade necessária para a rotina das agências de comunicação.

Conheça o Knewin News clicando aqui.

3. Solução para centralizar a gestão e o monitoramento de redes sociais

A gestão e o monitoramento de redes sociais são dois lados da mesma moeda, além de serem serviços oferecidos por agências.

O grande ponto é que essas demandas têm muitos detalhes e estão no campo da instantaneidade.

A todo segundo, surgem menções e comentários nos diversos canais sociais.

Então, a tarefa acaba se tornando um gargalo para profissionais de comunicação e marketing.

Para solucionar o problema, você pode pensar na centralização das tarefas.

Mas isso é possível? Com a ajuda da tecnologia, sim.

A partir do uso de ferramentas como o Knewin Social, você consegue centralizar a gestão e o monitoramento dos principais canais dos seus clientes.

O melhor de tudo é que a tarefa se torna automatizada e mais analítica. Afinal, você consegue extrair dados com muito mais facilidade, garantindo mais conhecimento para oferecer um serviço assertivo aos seus clientes.

Para conhecer o Knewin Social, é só clicar aqui.

Por fim, quer outras dicas para melhorar os resultados da agência de comunicação e marketing? Clique aqui para fazer o download do nosso ebook gratuito sobre o assunto.

agência de comunicação e marketing