Análise de redes sociais: 7 erros que você deveria evitar

A análise de redes sociais facilita o entendimento sobre a visibilidade das marcas no meio digital. Porém, para que os resultados sejam precisos e efetivos, precisamos tomar cuidado com alguns erros que podem afetar o desempenho da estratégia.

Esses erros, em muitos casos, ocorrem por causa de 3 pontos:

  • Rotina corrida.
  • Gargalos na estruturação da análise de redes sociais.
  • Tentação de focar em indicadores que inflam o ego de gestores de empresas.

Assim, é importante conhecer esses erros e evitá-los no dia a dia. Por isso, trouxemos, neste artigo, alguns dos deslizes mais comuns quando se fala sobre monitoramento e análise de mídias sociais.

7 erros comuns na análise de redes sociais (e que você pode estar cometendo)

Se você analisa redes sociais, pode ser que sua estratégia esteja comprometida por algum passo em falso. Afinal, na pressão por resultados, acabamos caindo na tentação de priorizar algumas informações, além de focar em métricas de vaidade.

Além disso, também acabamos confundindo a análise dos canais sociais com a gestão dessas plataformas. E isso deixa a rotina cheia de gargalos, ruídos e furos.

Dessa forma, para conquistar uma análise de redes sociais efetiva, é preciso rever alguns pontos sobre a sua estratégia. Ainda, é importante identificar gargalos e erros que fazem parte do processo.

Para este artigo, selecionamos 7 erros comuns na hora de mensurar e analisar mídias sociais. Fique atento para identificar se alguns desses pontos estão afetando o seu desempenho profissional.

1. Focar em curtidas e seguidores

O primeiro erro que compromete os resultados da análise de redes sociais é manter o foco em curtidas e seguidores

Esses dois aspectos também são conhecidos como métricas de vaidade. Afinal, são números que podem inflar o ego de profissionais de comunicação e de gestores de empresas. Porém, nem sempre traduzem a visibilidade de uma marca no meio digital.

Quando focamos em números de curtidas e seguidores, colocamos nossas forças em pontos que não nos ajudam a explicar o impacto de uma ação para mídias sociais, por exemplo.

Afinal, existem ferramentas que permitem a compra de likes e de seguidores em mídias sociais. E também é possível fazer impulsionamentos com esse propósito.

Porém, isso não te ajuda a mensurar as ações de comunicação, mascara os resultados e ainda preenche a sua análise com números e seguidores fantasmas.

Dessa forma, se você se preocupa em destacar likes e seguidores na hora de construir um relatório de redes sociais, aqui fica o nosso alerta.É hora de mudar de atitude.

Inclusive, se você quiser entender mais sobre o assunto, leia o nosso post sobre o fim dos likes no Instagram.

2. Fazer análises manuais

O segundo erro comum na hora de fazer análise de redes sociais é executar a estratégia manualmente. Então, se você se identifica com este tópico, preste atenção a esse fator que pode afetar o seu desempenho profissional.

Em primeiro lugar, entenda que análises manuais não estão alinhadas ao contextos das mídias sociais. Afinal, os canais digitais de interação social são, por essência, instantâneos.

E isso significa que precisamos ser ágeis para acompanhar a instantaneidade digital.

Entenda que a tarefa manual até pode ser possível quando falamos de pequenas marcas.

Porém, se você gerencia a imagem de uma organização que tem um alcance digital significativo, o barato pode sair muito caro.

Afinal, como ficar de olho em todos os canais sociais, acompanhar menções sobre a marca, fazer SAC 2.0, ser ágil para lidar com situações negativas e fazer uma análise realmente efetiva de forma manual?

Cenário complexo, não é mesmo?

Então, se você deseja fazer análises efetivas de forma ágil, deixe o pensamento manual de lado. Além disso, entenda a importância das ferramentas de monitoramento e de análise, como o Knewin Social.

Ferramentas como o Knewin Social automatizam o processo, te ajudam a fazer análises ricas e ainda evitam que a reputação da marca fique suscetível a deslizes que poderiam ter sido evitados.

Se você quiser conhecer o Knewin Social, clique aqui.

3. Esconder as menções negativas

Se você faz análise de sentimento em redes sociais, sabe que categorizamos as menções em negativo, neutro e positivo. 

Essa divisão acontece de acordo com o sentimento das menções, o que permite que você entenda que tipo de visibilidade a marca tem no meio digital.

Porém, nem sempre o cenário vai ser de menções positivas. É comum encontrar feedback negativo nas redes sociais, principalmente quando entendemos que o consumidor tem um papel ativo no meio digital.

O que acontece, em muitos casos, é que as menções negativas são excluídas da análise de redes sociais. E isso, da mesma forma que as métricas de vaidade, mascara o real cenário vivenciado por uma marca.

Ou seja, esconder as menções negativas só vai deixar o seu relatório bonito. Porém, a organização vai continuar suscetível a uma crise de imagem nas redes sociais.

Então, em vez de varrer os comentários negativos para debaixo do tapete, que tal tentar entender por que o consumidor pensa dessa maneira?.

Será que é algum erro na estratégia de comunicação? Ou será que há algum gargalo no dia a dia da empresa? Tudo isso importa quando falamos de imagem de marcas nas redes sociais.

Por isso, comece a dar o devido valor às menções negativas e entenda como solucioná-las. Você vai perceber como as análises podem ser ricas e ir além da quantidade de curtidas.

4. Analisar de forma esporádica

O quarto ponto que você deveria evitar em sua rotina profissional é a análise de redes sociais esporádica, sem continuidade ou periodicidade.

E isso é justificado por dois motivos:

  1. Só podemos entender o desempenho das ações de comunicação digital se temos um comparativo de resultados.
  2. Reputação de marca e presença digital levam tempo para ser construídas. Porém, um simples deslize pode colocar tudo por água abaixo.

Dessa forma, se você analisa redes sociais de vez em quando, aqui fica um alerta. É hora de mudar de atitude.

Como já falamos aqui no artigo, as redes sociais são instantâneas. Em um piscar de olhos, um F5 ou um deslizar de dedos na tela do celular, novas menções podem surgir sobre a sua marca.

Além disso, a constância na análise permite que você fique de olho em:

  • Pautas que são tendências nas mídias sociais.
  • Notícias relevantes para o cenário da empresa.
  • Movimentações do comportamento do consumidor.

Tudo isso é fonte de informações ricas para construir um planejamento para redes sociais mais efetivo e mais alinhado às exigências do público estratégico da marca.

Ainda, a análise constante permite que você entenda a evolução da visibilidade da marca e do impacto das ações de comunicação construídas para canais sociais.

Por fim, isso te ajuda a justificar investimentos em anúncios, em social media e outros aspectos importantes para o cenário da comunicação.

5. Monitorar apenas os canais em que a marca está presente

Se você quer conquistar uma análise de redes sociais realmente efetiva, precisa evitar o seguinte erro: monitorar apenas as mídias nas quais a marca está presente.

Esse erro ocorre, muitas vezes, porque analisamos mídias sociais manualmente. Então, nos preocupamos apenas com as plataformas para as quais construímos conteúdo.

Porém, não podemos esquecer que o público está presente em diversos canais sociais. Assim, pode ser que haja alguma menção sobre a marca que você gerencia em alguma plataforma que você não monitora ou analisa.

Isso quer dizer que sua marca pode sofrer deslizes no meio digital, e você não está ciente do cenário.

Então, a partir de agora, comece a ficar de olho, inclusive, nos canais em que a sua marca não está presente. E você pode fazer isso com a ajuda de uma ferramenta de monitoramento como o Knewin Social.

6. Fazer análises focadas apenas no cenário da marca

O sexto erro comum na análise de redes sociais é apenas se preocupar com o cenário da marca, esquecendo que a empresa tem concorrentes e que faz parte de um contexto maior.

Ou seja, se você apenas se preocupa em saber o desempenho da sua organização nas redes sociais e acha que a análise acaba nessa parte, saiba que está cometendo um deslize.

Quando monitoramos e analisamos mídias sociais, precisamos incluir, no radar, as ações da concorrência e temáticas que podem impactar o dia a dia da empresa.

Assim, é possível conquistar uma análise mais rica e que ajude gestores a construírem planos estratégicos mais efetivos.

7. Achar que influenciadores são apenas os que têm milhões de seguidores

Como sétimo erro da análise de redes sociais, temos a identificação e a escolha de influenciadores digitais a partir da quantidade de seguidores.

Quando se decide investir em marketing de influência, ainda há quem considere apenas os influenciadores com milhões de seguidores. Porém, como já dissemos aqui no artigo, essa é uma métrica de vaidade, que apenas infla egos e mascara resultados.

Então, se você ainda escolhe influenciadores pela quantidade de seguidores que a pessoa tem, aqui fica um questionamento: número vale mais que engajamento?

Esse questionamento é relevante quando entendemos que os microinfluenciadores, que têm menos seguidores, conquistam uma taxa de engajamento e de conversão melhor, já que nutrem um relacionamento mais duradouro com os seguidores.

Assim, se você deseja conquistar uma análise mais rica sobre a visibilidade da marca nas redes sociais, foque em parcerias que possam trazer bons resultados para a empresa, e não apenas likes.

Por fim, se você deseja enriquecer a sua análise de redes sociais, faça o download do nosso checklist para te ajudar durante o processo. É só clicar aqui.