A importância de apresentar resultados de assessoria de imprensa aos clientes

apresentar resultados de assessoria de imprensa

A valoração de qualquer trabalho é feita a partir do resultado entregue pelo profissional. Isso não é diferente na área da comunicação. Por mais abrangente que sejam, as agências de comunicação precisam apresentar resultados de assessoria de imprensa para os clientes. Com a mensuração, a assessoria justifica o orçamento gasto pelo cliente, além de otimizar e criar novas estratégias para o negócio.  

Se o assessor não apresentar resultados de assessoria de imprensa para os seus clientes, a comunicação pode perder a relevância para o assessorado. Aí, mais uma vez, o profissional teria que convencer o cliente da importância da comunicação, e o seu papel direto no fortalecimento da imagem pessoal do cliente, da sua empresa, organização ou produto.

O que o assessor de imprensa precisa saber é que todas as ações de comunicação geram resultado tanto econômico como institucional para o assessorado. E sim, o assessor de imprensa tem que estar em sintonia com o cliente, saber o que ele pretende com a comunicação para apresentar resultados de assessoria de imprensa compatíveis com as metas estabelecidas.

Os objetivos da comunicação podem ser divididos em metas quantificáveis, o que não significa serem diretamente expressas em valores monetários. Independente dos parâmetros, qualitativos ou quantitativos, os assessores de imprensa devem apresentar resultados de assessoria de imprensa aos clientes para conseguirem um retorno sobre o investimento (ROI), o que também facilita na tomada de decisões e avaliação de riscos.

O cliente sempre busca resultados concretos, não quer apenas a quantidade de matérias publicadas, de newsletters enviadas ou de publicações nas redes sociais. Ele quer ter uma noção de quantas pessoas foram atingidas, a importância daquele veículo de comunicação, seu público e perfil e o que essa divulgação pode trazer de repercussão, sejam pontos positivos, sejam pontos negativos. Ou seja, apresentar resultados de assessoria de imprensa é fundamental para que o cliente possa acompanhar o trabalho realizado na agência de comunicação.

O clipping como forma de apresentar resultados de assessoria de imprensa

Uma das formas de apresentar resultados de assessoria de imprensa e a mais utilizada pelas assessorias de imprensa é o clipping online. O clipping consiste em identificar os veículos que citaram o seu cliente. Mas, não basta fazer um clipping de qualidade. O assessor de imprensa deve analisar esse clipping e desenvolver um relatório que inclua a análise do veículo que publicou a informação sobre o cliente e o alcance da mídia.

Um relatório de clipagem bem feito pode impulsionar ainda mais a participação do cliente nos assuntos relacionados à comunicação e organizar o trabalho na agência de comunicação. É fundamental que as agências entendam o que o cliente pretende com a assessoria de imprensa, a fim de desenvolver uma estratégia de acordo com os objetivos traçados pelo cliente, que consiga alcançar as metas planejadas e, quem sabe, até superá-las.

E você, como faz para apresentar resultados de assessoria de imprensa aos clientes?  Comente neste post do Blog do Assessor de Imprensa!   

Crédito de imagem: Pexels

ebook2-call-to-action