Atendimento ao cliente e assessoria de imprensa formam dupla poderosa

Se você pensa que atendimento ao cliente e assessoria de imprensa são áreas que se excluem, agora é o momento de deixar essa ideia de lado e renovar seus conhecimentos como comunicador social.

Na era digital, é preciso unir estratégias para conquistar crescimento para as empresas, bem como para evitar que a reputação da marca seja afetada por deslizes e pensamentos tradicionais em relação à assessoria de imprensa.

Preste atenção no atendimento ao cliente da empresa assessorada 

Quando falamos do serviço de atendimento ao cliente, é provável que muitos assessores de imprensa digam que isso não é papel deles. Afinal, ainda há quem pense que apenas releases, follow-up e relacionamento com a imprensa importam.

No entanto, não é mais assim que funciona o cenário da assessoria de imprensa. Você sabe disso.

Hoje, existem diversas estratégias para potencializar o crescimento das empresas, preservar a reputação e evitar crises de imagem.

Nesse cenário tão diverso, o atendimento ao cliente é estratégia-chave para que empresas fiquem sempre à frente no mercado empresarial.

Isso ainda é mais relevante quando entendemos que o cenário da assessoria de imprensa está recheado de profissionais autônomos, que buscam alternativas para sobreviver no mercado da comunicação digital.

Portanto, é hora de entender que atendimento ao cliente precisa ser debatido e planejado com um olhar perspicaz, da mesma forma que você elabora um planejamento de assessoria de imprensa.

Atendimento ao cliente e assessoria de imprensa são dois lados da mesma moeda

Pode parecer estranho, mas a manutenção da comunicação externa e o atendimento aos clientes são lados diferentes de uma mesma moeda, que se complementam e andam a todo momento juntos.

Se a assessoria de imprensa se preocupa com a reputação de uma marca em seus diferentes níveis, o atendimento ao cliente se preocupa com a satisfação do consumidor. E esses dois quesitos andam juntos de mãos dadas o tempo todo.

Com o meio digital, isso se torna mais evidente. Afinal, as mídias sociais deram ao consumidor a oportunidade de expressar opiniões de forma instantânea e pública.

Quantas crises de imagem, por exemplo, já começaram por um consumidor insatisfeito no meio digital? Pense nisso e você vai compreender que a qualidade no atendimento é requisito para preservar a reputação de uma marca.

  • Alinhamento de estratégias 

Para executar uma assessoria de imprensa digital eficaz, é fundamental entender a importância do alinhamento de estratégias.

Não adianta você elaborar táticas poderosas para o relacionamento da marca com a imprensa se acabar esquecendo do público de interesse de seu cliente. Esse cenário representa riscos à saúde da marca.

Alinhe estratégias, discurso, objetivos, missões e valores em todos os aspectos organizacionais.

Se você é um assessor de imprensa autônomo, sabe que precisa valorizar a interação da comunicação externa com o atendimento ao consumidor, que muitas vezes ocorre nas mídias sociais.

Mas se você é um profissional que atua em uma agência ou empresa, e não é o responsável pelo atendimento, é hora de sentar com seu colega e traçar estratégias alinhadas. Ruídos na comunicação não devem existir.

  • Ajuda da tecnologia

Como o atendimento a clientes, na era da comunicação digital, ocorre nas mídias sociais na maioria das vezes, é importante ter cartas na manga para evitar que o consumidor fique sem respostas – e fique insatisfeito com a marca.

Uma forma de agilizar o atendimento no meio digital é a utilização de softwares que otimizam o processo. Os chatbots, por exemplo, são ferramentas dotadas de inteligência artificial e que simulam uma conversa.

A partir de um banco de perguntas, respostas e palavras-chave, esses robôs vão aprendendo a se comunicar com o consumidor, agilizando o processo de atendimento e evitando que as pessoas fiquem sem resposta em horários inusitados.

Além disso, é importante que a equipe profissional de atendimento ao cliente tenha um discurso alinhado, com linguagem e expressões bem definidas, para evitar que o consumidor fique insatisfeito.

Não esqueça que consumidores insatisfeitos representam ameaças à reputação de uma marca. Um cliente satisfeito, pelo contrário, significa mais pontos para a empresa e influência positiva para outros usuários.

O atendimento aos clientes é apenas um ponto da comunicação digital. Para conhecer outros aspectos importantes da área, sugerimos o download do nosso e-book Assessoria de imprensa digital: 12 coisas que todo comunicador precisa conhecer.