Clipping digital: como as empresas podem se beneficiar da estratégia

Quando se fala em clipping digital, é comum pensar na estratégia utilizada por profissionais de comunicação para monitorar notícias. Mas há um ponto que precisamos ressaltar: gestores de empresas também podem se beneficiar do acompanhamento de conteúdos jornalísticos.

Afinal de contas, as notícias fornecem informações valiosas para o posicionamento de empresas na era da competitividade digital.

Mas, para que isso seja algo viável, é importante que você entenda o que é o clipping digital e como aproveitá-lo para melhorar a imagem de uma marca.

O que é clipping digital?

Clipping digital é o termo usado para falar sobre a estratégia de monitoramento de conteúdos, jornalísticos ou não, no cenário da informação digital.

Essa estratégia é muito utilizada na rotina de assessorias de imprensa e de agências de comunicação.

Afinal, é uma maneira de identificar matérias jornalísticas que mencionam os clientes e de verificar pautas e releases que emplacaram. Ou seja, é uma forma de mensurar o resultado das ações de comunicação.

O grande ponto é que o clipping de notícias sofreu diversas transformações por causa do cenário digital. Hoje, não é só o impresso, o rádio e a TV que importam.

Para que possamos fazer um clipping digital efetivo, temos de garimpar conteúdos em sites, blogs, portais de notícia, vídeos, redes sociais, entre outros canais de informação.

Ou seja, o clipping executado no meio digital é muito mais completo do que o monitoramento de notícias que era feito pelas assessorias de imprensa no cenário da comunicação tradicional.

Hoje, temos uma quantidade significativa de informações à nossa disposição. E isso significa mais conteúdos estratégicos que mencionam marcas, figuras públicas e movimentações de mercado.

O que fazemos com essas informações é o que vai diferenciar um simples clipping de notícias e uma análise vantajosa para o posicionamento de empresas.

3 vantagens do clipping digital para empresas

Para você ter ideia do poder das informações que obtemos no clipping digital, selecionamos 3 aspectos vantajosos da estratégia para o posicionamento de empresas.

No entanto, aqui fica um lembrete: notícias são apenas notícias se não as analisarmos de acordo com métricas e objetivos.

Afinal, para que possamos extrair informações relevantes e valiosas de um conteúdo jornalísticos, temos de saber o que queremos identificar, bem como precisamos aprender a analisar o que está nas entrelinhas.

Além disso, em muitos casos, temos de ser estratégicos para entender o porquê de uma movimentação de mercado ser boa para a minha empresa e de outra movimentação ser uma ameaça.

Tudo depende de contexto e de um bom diagnóstico de marca, assim como a preocupação em construir uma matriz SWOT efetiva.

1. Acompanhamento da concorrência

Uma das vantagens do clipping digital para o posicionamento de empresas é a possibilidade de acompanhar as ações da concorrência.

O acompanhamento dos concorrentes já é uma estratégia conhecida por gestores de empresas. Afinal, isso ajuda a garantir um olhar estratégico a tudo o que as outras marcas estão fazendo.

Isso permite que consigamos traçar estratégias para aprimorar a competitividade e para nos manter passos à frente das outras organizações.

Ok, mas onde entra o clipping nesse processo?

Quando monitoramos conteúdos, jornalísticos ou não, podemos deixar a pesquisa mais abrangente do que o nosso próprio cenário.

Ou seja, é possível aumentar o escopo do clipping digital ao utilizar palavras-chave sobre outros assuntos.

E é aqui que entra a análise da concorrência. É possível selecionar termos-chave relacionados às outras empresas e acompanhar, de perto, todos os passos dados pelas outras organizações.

Inclusive, temos um e-book sobre esse assunto. É só clicar aqui para fazer o download.

2. Identificação de oportunidades e de ameaças

Segunda vantagem de fazer clipping digital: possibilidade de identificar todas as movimentações de mercado.

E quem trabalha com gestão de empresas sabe que isso é essencial para tomar decisões mais precisas e para evitar passos em falso.

Afinal, não podemos esquecer que uma empresa está inserida em um contexto social, econômico, político e tecnológico.

Assim, qualquer mudança nesses polos pode afetar, de forma significativa, o posicionamento de uma marca.

Dessa forma, é possível usar o clipping para monitorar todos os conteúdos relacionados aos campos político e tecnológico, por exemplo.

Com esse monitoramento, você consegue avaliar se as movimentações do mercado representam oportunidades ou ameaças para a sua marca. E isso te ajuda a evitar passos em falso que podem custar muito caro.

3. Gestão de crises com agilidade

Outra vantagem do clipping digital para o posicionamento de empresas é a possibilidade de antecipar e de gerenciar crises com agilidade.

Em primeiro lugar, entenda que nenhuma empresa está a salvo das crises no cenário digital.

E em segundo lugar, perceba que a melhor forma de lidar com crises é contar com as informações certas para evitar deslizes.

Nisso, o clipping de notícias tem papel fundamental.

A partir do monitoramento da sua marca, você consegue identificar todos os conteúdos que falam sobre você. Com isso, é possível avaliar os conteúdos em negativo e positivo.

Essa avaliação de sentimento permite que você verifique em que terreno a sua marca está pisando.

Além disso, quando falamos sobre crises, o clipping funciona como aliado porque garante a agilidade necessária para entender o panorama da situação e para gerenciar o cenário de forma estratégica.

Como fazer clipping digital com agilidade

Agora que você compreende as vantagens do clipping digital, precisamos abordar outro tópico: como monitorar notícias com precisão e agilidade?

E esse questionamento é essencial para gestores de empresas. Afinal, furos no monitoramento podem custar muito caro no fim do dia, certo?

Então, é importante que você perceba que não é possível fazer clipping de forma manual.

Assim, existem 2 alternativas para garantir agilidade e precisão ao monitoramento de notícias: clipadoras e ferramentas de monitoramento.

Ferramentas de monitoramento

Ferramentas de monitoramento como o Knewin News garantem aos gestores de empresas total liberdade para fazer clipping digital.

A partir de uma interface em que você tem o controle sobre as buscas noticiosas, é possível inserir palavras-chave estratégicas e tornar as pesquisas automatizadas.

Assim, você consegue acompanhar notícias sobre a sua marca, sobre a concorrência e sobre o nicho de mercado com toda a facilidade e a agilidade que o mercado empresarial necessita.

Além disso, o Knewin News proporciona um monitoramento completo e ágil. Afinal, você tem acesso aos conteúdos impressos, digitais, radiofônicos e televisivos em um único local.

Então, se você quer ter liberdade para fazer clipping, clique aqui e solicite uma demonstração gratuita no Knewin News.

Clipadoras

As clipadoras como o Knewin Monitoring são outra alternativa para trazer agilidade e precisão ao monitoramento de notícias.

Essas empresas são totalmente voltadas para a execução do monitoramento de notícias. Ou seja, elas têm equipes com profissionais focados em acompanhar conteúdos sobre uma determinada marca, com o auxílio de palavras-chave estratégias.

O diferencial das clipadoras é que elas auxiliam empresas de grande porte a ficarem de olho em tudo o que pode ser essencial para aprimorar a competitividade e melhorar o posicionamento organizacional.

Assim, unem a tecnologia (ferramenta para monitoramento) ao atendimento individualizado. Além disso, trazem ao clipping digital um olhar analítico a partir da criação de relatórios bem detalhados sobre o que foi monitorado.

Então, se você acha que a clipadora é o serviço que pode atender às necessidades da sua empresa, clique aqui e solicite um orçamento no Knewin Monitoring.

Por fim, para conhecer outras vantagens do clipping digital, sugerimos o download do nosso Manual do monitoramento de notícias. É só clicar aqui para baixar o material gratuito.