Como a FinTech é impactada pela publicação de notícias

FinTech é um termo que representa a empresa de tecnologia dedicada ao setor financeiro. Esse tipo de negócio trouxe novos modelos e abordagens para garantir mais proximidade e comodidade para o serviço de finanças, algo que, muitas vezes, é complexo para os consumidores. 

O grande ponto é que, segundo informações divulgadas no CIAB FEBRABAN 2019, o cenário da Fintech cresceu 33% entre 2018 e 2019. O resultado disso é maior aderência de autoridades reguladoras, de investidores, de empreendedores e, por consequência, de clientes.

Conforme o cofundador do Fintechlab, Fábio Gonsalez, parte desse crescimento tem como base a publicação de notícias positivas sobre o assunto. Afinal, esses conteúdos geraram um ambiente favorável ao debate sobre o uso da tecnologia como aliada no setor financeiro.

Ou seja, a publicação de notícias foi um fator-chave para a visibilidade das empresas que unem finanças e tecnologia. Assim, monitorar esses conteúdos é essencial para entender o cenário no qual estamos inseridos. Além disso, a demanda é importante para deixar o processo de tomada de decisão mais preciso.

5 vantagens do monitoramento de notícias para a Fintech

Em primeiro lugar, compreenda que o monitoramento de notícias é um fator-chave para facilitar o processo de tomada de decisão.

Afinal, a partir do garimpo de informações (noticiosas ou não), conseguimos inserir um olhar analítico aos conteúdos. Assim, podemosentender o impacto de um determinado cenário no plano de ação empresarial.

Isso é válido para empresas de pequeno, médio e grande porte, bem como para agências de comunicação e, inclusive, para a Fintech.

Aliás, como a empresa de Fintech está inserida no cenário das finanças, o monitoramento é ainda mais relevante. Afinal, uma informação perdida pode significar riscos que custam muito caro.

E esse custar caro pode ter relação com o aspecto financeiro e com a questão da segurança e da privacidade dos clientes.

Assim, vamos te mostrar como o monitoramento pode ser o seu aliado para tomar decisões mais precisas, baseadas em dados e informações relevantes.

Para isso, organizamos o monitoramento voltado para empresas de tecnologia e finanças em 5 categorias.

1. Acompanhamento de decisões de autoridades reguladoras

Para aproveitar o potencial do monitoramento no dia a dia da Fintech, é importante colocar em seu radar as decisões de autoridades reguladoras.

Afinal, uma simples decisão a favor ou contra pode representar resultados diferentes para a startup de finanças.

Normas que estimulam a competição no cenário financeiro, por exemplo, ajudam as empresas de Fintech a ganharem mais visibilidade de investidores, que se sentem mais seguros em aplicar capital em startups desse nicho.

Dessa forma, o monitoramento de normas, de leis e de decisões de autoridades reguladoras é algo que precisa fazer parte da rotina dos gestores da Fintech.

Com o auxílio do monitoramento constante, as chances de ser pego de surpresa por uma nova regulamentação diminuem. E isso melhora a produtividade da equipe, os resultados da empresa e as possibilidades de atuação.

2. Avaliação da visibilidade da marca no mercado digital

Empresas de Fintech que já estão dentro do mercado podem usar o monitoramento como forma de avaliar a visibilidade que conquistaram e para entender se estão no caminho certo.

Afinal, o monitoramento de mídias nos ajuda a observar conteúdos jornalísticos que mencionam a marca, bem como artigos, estudos e pesquisas que envolvam a imagem da startup.

Com isso, é possível entender, de forma qualitativa, que tipo de visibilidade e de presença digital foi conquistada. Em outras palavras, você consegue avaliar se os conteúdos são negativos ou positivos para a sua empresa.

Isso é importante para a Fintech, principalmente quando se fala que ainda existem dúvidas e receios em relação à segurança dos dados dos clientes.

Além disso, o monitoramento da marca é essencial para avaliar impactos de crises de imagem e para identificar possíveis associações de crise.

3. Identificação de riscos e monitoramento de tendências

Outra vantagem da Fintech monitorar mídias é a possibilidade de enxergar riscos e de antecipar tendências de mercado.

Da mesma forma que uma norma pode ser positiva ou negativa para a sua empresa de finanças e tecnologia, um abalo de segurança no meio digital pode ser desfavorável para você.

Por sua vez, uma movimentação de receptividade do público em relação ao uso da tecnologia para lidar com aspectos financeiros é algo positivo para você.

Então, temos de ficar atentos a todas essas temáticas e movimentações que representam riscos e oportunidades para a empresa.

Assim, aproveite o monitoramento para pesquisar conteúdos que contenham termos relevantes para a atuação da sua startup. Em outras palavras, mapeie assuntos de tecnologia, de comportamento do público e de riscos na área digital.

4. Acompanhamento dos concorrentes de mercado

Quarta vantagem de uma Fintech fazer monitoramento de notícias: acompanhar a concorrência.

Quando falamos de concorrentes de mercado da empresa de finanças e tecnologia, estamos abordando os bancos tradicionais e outras startups da área.

Ou seja, não adianta monitorar um tipo de concorrente ou outro. É essencial ter um olhar completo para entender os passos do modelo tradicional e as ações do modelo inovador.

Assim, mapeie os seus principais concorrentes e monitore, de forma constante, os seguintes pontos:

  • As notícias que eles são mencionados.
  • As novidades de mercado.
  • As crises que enfrentaram.
  • Os conteúdos que estão publicando.
  • Os artigos e estudos que mencionam essas organizações e os utilizam como fontes de autoridade.

Acompanhar as ações das outras empresas é a melhor maneira de:

  • Entender se existem necessidades que ainda não estão sendo atendidas.
  • Analisar se a sua Fintech está no caminho certo.
  • E observar quais são as suas forças e fraquezas em relação a esses outros players de mercado.

5. Entendimento das mudanças sociais e econômicas

O quinto benefício de uma Fintech monitorar notícias é a facilidade em entender as mudanças sociais e econômicas que vivemos com o mundo digital.

E temos de lembrar de um ponto: o mundo digital é instantâneo e momentâneo. Em um segundo, tudo pode mudar.

Isso impacta diretamente o posicionamento de empresas.

Assim, use o monitoramento como seu aliado para acompanhar quais mudanças sociais e econômicas têm sido significativas nos últimos tempos.

Aliás, a forma como as marcas se posicionam tem muita relação com as mudanças que vivemos em sociedade. Um exemplo é a questão do propósito das empresas, que não pode estar estagnado em um mundo tão instantâneo e plural.

Dessa forma, o monitoramento ajuda gestores de Fintech a entenderem como devem posicionar a marca no meio digital, a fim de atingir o público certo.

Como monitorar notícias com efetividade no meio digital

Com as 5 categorias de monitoramento em mente, você pode estar se perguntando:

“Como faço para acompanhar todos os conteúdos relevantes para a minha Fintech?”

Essa é uma pergunta importante. Afinal, quem trabalha com tecnologia sabe que o fluxo de informações no meio digital é muito grande.

Então, fazer monitoramento manual não é a melhor escolha se desejamos manter um processo de tomada de decisão preciso e de resultados.

Assim, saiba que é possível contar com a ajuda da tecnologia. 

Sim, da mesma forma que a tecnologia é aliada do serviço de finanças, ela assume papel importante no monitoramento de informações.

O Knewin News, por exemplo, é nossa plataforma completa para captura e análise de informações noticiosas. 

Com ele, você tem toda a liberdade para construir buscas que contenham as palavras-chave mais estratégicas para a sua Fintech.

Essas palavras podem ser termos relacionados à sua marca, aos seus concorrentes e ao nicho de mercado.

Além disso, é possível agrupar todo o monitoramento em uma só plataforma. O Knewin News permite que você monitore veículos impressos, digitais, televisivos e radiofônicos com facilidade.

Ou seja, olhar 360 graus sobre todos os assuntos relevantes para a sua empresa de tecnologia voltada para finanças.

Outra vantagem do Knewin News para a Fintech é a funcionalidade de Smart-report. O relatório inteligente garante uma análise qualitativa e quantitativa sobre as notícias monitoradas. Isso te ajuda a entender o cenário no qual você está inserido.

Por fim, para conhecer todas as vantagens do monitoramento de mídias para o posicionamento da Fintech, solicite uma demonstração gratuita no Knewin News e entenda o real impacto das notícias na imagem da sua marca. É só clicar aqui.