Como aliar inteligência de dados às tendências do mercado?

Não é possível olhar para o futuro dos negócios sem pensar em inteligência de dados, Transformação Digital e Cultura Data-Driven. A tecnologia e a ciência de dados são cada vez mais decisivas para um melhor direcionamento sobre as decisões tomadas pelos gestores de empresas de diferentes mercados. 

Aliar a inteligência de dados às tendências do mercado é um passo fundamental para se destacar no mercado. Esse processo consiste na mineração, levantamento e análise dessas informações com o objetivo de tomar decisões mais precisas. 

Ao longo deste texto, você vai ver diferentes formas de aplicar essa tendência tão essencial para entender o mercado em que o seu negócio está inserido. Vamos lá?

Tenha a inteligência de mercado como aliada

A inteligência de mercado, também chamada de Inteligência Competitiva, é um processo no qual são coletados e analisados dados externos – pertinentes ao setor de atuação de um negócio, com o objetivo de contribuir para tomadas de decisões mais certeiras. 

Para que ela funcione, é preciso manter um processo contínuo de monitoramento de informações sobre o setor e os competidores da empresa. Com esses dados, as equipes responsáveis pelo monitoramento e levantamento podem gerar análises que viabilizem a rápida tomada de decisão. 

Quando analisados e interpretados, esses mesmos dados se transformam em relatórios que oferecem conhecimento para as lideranças das empresas tomarem decisões a curto, médio e longo prazo. 

  • Nutrição de dados para a tomada de decisão nas empresas

Segundo o relatório de pesquisa da Business Future de 2021, nas próximas décadas, as organizações se tornarão empresas científicas para lucrar com a próxima onda de inovação. Essa é uma tendência irreversível. 

Essa mesma pesquisa mostra que, atualmente, 97% dos executivos de alta administração entrevistados estão utilizando cada vez mais tecnologias digitais para acelerar a evolução, a inovação e se adiantarem diante da concorrência. 

Significa que a inteligência competitiva tem como objetivo se antecipar tendências do mercado, por meio de um processo de análise e captação de dados sobre a concorrência.

  • Cultura de dados e tendências de mercado

A cada dia que passa, o mercado se torna mais competitivo pelo aprimoramento dos processos tecnológicos das empresas que buscam a competitividade e o pioneirismo no segmento. Nesse cenário, a cultura data-driven é essencial para antecipar tendências. 

Ser data-driven é uma filosofia de atuação em que os dados estão no centro de todo o processo decisório corporativo. Com essa estratégia, é possível conquistar um olhar muito mais cuidadoso em relação às informações que você precisa analisar diariamente. 

E isso traz resultados cada vez mais assertivos para alavancar a competitividade de marcas no cenário digital. Com esse recurso, é possível conhecer de maneira mais profunda o público-alvo e suas necessidades e anseios. 

Somado a isso, a análise de mercado possibilita identificar oportunidades, potencial de crescimento e outros pontos relacionados.

Como utilizar o monitoramento para antecipar tendências de mercado?

O monitoramento de mídia é a base para que você seja capaz de antecipar tendências de mercado.  Portais de notícia, artigos, estudos, pesquisas, veículos jornalísticos tradicionais e digitais, vídeos, e redes sociais precisam ser acompanhados rotineiramente. A análise de conteúdos, aliado a inteligência de dados, exige sempre um olhar estratégico, partindo de objetivos e de critérios bem definidos.

Para ter o monitoramento de mídias como princípio de sua estratégia para antecipar tendências é necessário cumprir 2 etapas fundamentais:

  • Acompanhar da concorrência

Monitorar os passos dos seus competidores é essencial para entender o terreno no qual se está pisando. Avaliar os movimentos da concorrência permite observar como cada marca se posiciona, como é vista pelos consumidores, quais os pontos fortes e fracos. 

Para uma estratégia competitiva efetiva de acompanhamento dos seus concorrentes é preciso monitorar palavras-chave relacionadas ao nome das empresas e aos seus produtos. Tudo isso se torna fonte de informações valiosas para entender como as outras organizações se posicionam, no que estão investindo e quais os gaps que você pode cobrir.

  • Monitoramento das movimentações do nicho de mercado

Uma boa estratégia competitiva exige o acompanhamento de tudo o que você está relacionado ao mercado no qual você atua. Para tomar decisões assertivas, é importante acompanhar:

  • Estudos
  • Tendências
  • Novidades técnicas ou tecnológicas.

Busque construir buscas específicas para cada área ou tema relevante, de forma que essas ajudem a acompanhar, de forma constante, todos os conteúdos que estejam relacionados ao seu nicho de mercado. 

Procure orientar seus profissionais de análise para identificar gargalos, gatilhos de passos em falso e oportunidade de crescimento. 

Depois, organize um processo de disseminação destas informações. Um grande erro e que impacta a conquista de uma estratégia competitiva efetiva de monitoramento é não conseguir fazer com que os dados coletados com tanto esforço cheguem às mãos dos decisores em tempo hábil.

Confira os estudos de mercado e pesquisas da Knewin

Quando trazemos o foco para a gestão de marca, seja para evitar crises ou acompanhar o mercado, um estudo bem estruturado e com uma boa análise de dados pode produzir insights poderosos. Além, é claro, de garantir a competitividade do negócio. Veja alguns materiais que desenvolvemos por aqui:

Tendências do mercado de moda na imprensa brasileira

O setor de moda vem ganhando cada vez mais espaço no cenário econômico mundial. E, buscando compreender o que causou esse avanço, analisamos as principais tendências do mercado de moda na imprensa brasileira. Veja mais.

Tendências do mercado de energia na imprensa brasileira

Apesar da crise energética e ambiental, as fontes renováveis vêm ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo. Pensando nesse contexto, nós fizemos uma análise das tendências no setor de energia. Baixe o estudo completo.

Tendências do mercado do mercado de tecnologia na imprensa

O mercado de tecnologia é um dos setores que têm forte influência em todas as áreas econômicas. Por isso, trouxemos mais uma análise das tendências no setor de tecnologia. Quer acessar o estudo completo? Clique aqui!

E tem muito mais! Através da nossa tecnologia de monitoramento, a nossa equipe desenvolveu estudos completos sobre educação, beleza e até agronegócio. Falando em soluções tecnológicas com foco em monitoramento e análise…

Quer saber como implementar uma solução efetiva no dia a dia da sua equipe de comunicação? Entre em contato com a nossa equipe. Nós podemos ajudar a desenvolver um estudo sobre o seu mercado. Conte com a Knewin.

gestão de reputação