Como o Metaverso irá impactar a comunicação entre marcas e pessoas?

No final de 2021, quando anunciada a mudança de nome da empresa Facebook para “Meta”, o mundo foi apresentado ao conceito de Metaverso.

Desde então, a busca pelo termo no Google vem crescendo exponencialmente. Isso acontece porque a ideia dessa nova tecnologia que irá mudar completamente a forma como pensamos e interagimos com a internet ainda é desconhecida para muitas pessoas.

Leia mais:

>> Estudo: tendências do mercado de tecnologia na imprensa

>> Inteligência em comunicação: como a tecnologia auxilia nas estratégias

Mas afinal, do que se trata o Metaverso?

Trata-se de um universo virtual que utiliza tecnologias de Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Inteligência Artificial e a conectividade da internet para criar uma realidade digital totalmente imersiva. 

É possível pensar em todas as esferas da vida no Metaverso, como as transações bancárias, as aulas da escola, encontros de família, compras no shopping e estar presente em um ambiente de trabalho sem sequer sair da sua casa.

A verdade é que em alguma medida, já estamos vivendo uma nova era da Realidade Virtual, ainda que não seja uma experiência completa. Segundo uma pesquisa da Squarespace, 60% da Geração Z e 62% dos Millennials acham que a maneira de se apresentar on-line é mais importante do que a forma como as pessoas se mostram pessoalmente. 

Por tudo isso, discutir os possíveis impactos do Metaverso em todas as instâncias da nossa vida é fundamental. Mas quais serão os impactos dessa nova tecnologia na comunicação e na relação das pessoas e das marcas? Vamos falar sobre esse questionamento ao longo do texto. Acompanhe. 

O metaverso na prática

Atualmente, grandes marcas utilizam o metaverso para se posicionarem e explorarem a convergência dos mundos físico e digital. Por mais que ainda esteja em construção, esse é o momento para as empresas buscarem esse espaço de mercado que tem grande potencial para realizarem seus testes.

Serviços financeiros

No momento, uma das indústrias que mais vem sendo afetada pelo Metaverso é a de serviços financeiros. Já é possível observar as primeiras comunidades dentro dessa realidade moderna introduzindo novas criptomoedas como Decatraland (MANA), Solana (SOL) e Sandbox (SAND). 

NFTs

Algumas marcas de consumo estão entrando no Metaverso, em diferentes níveis. A Nike começou pelo jogo Roblox, configurando o ambiente NIKELAND. Já a Adidas também iniciou um mercado NFT (token não fungível) que oferece bens e experiências digitais e físicas.

Games 

No entretenimento, também é possível ver o Metaverso dando os primeiros passos nos jogos digitais, que apresentam as mais robustas plataformas de experiências imersivas atuais. 

Shows e eventos

Podemos pensar também na possibilidade da realização de eventos virtuais como shows, festas, jogos e campeonatos. Se, durante a pandemia de coronavírus, nos acostumamos com as transmissões online ao vivo, agora elas podem se tornar ainda mais interessantes dentro do Metaverso. 

Como é possível perceber, essa tecnologia já é uma realidade. A Gartner prevê que até 2026, 25% das pessoas vão passar pelo menos 1 hora do seu dia dentro do Metaverso. Mas como será que a comunicação será inserida neste novo mundo?

Mudanças na forma de se comunicar

Aproximar as relações de comunicação, as produções de conteúdo e estreitar o caminho das mensagens entre emissor e receptor já é uma realidade do Metaverso. 

Este novo ambiente virtual proporcionará oportunidades que hoje não são mensuráveis. Tudo devido à interação que o espaço permitirá. Por isso, é possível dizer que ele será um terreno para construir novas formas de relacionamento repleto de desafios para a comunicação e engajamento das pessoas.

Vamos elencar algumas novidades que o Metaverso pode trazer para os profissionais da comunicação. 

Redes sociais de avatares

As redes sociais já são, nos dias de hoje, um mundo à parte para muitas pessoas. No Instagram, por exemplo, buscamos construir uma identidade digital, selecionando determinados momentos para exibir aos outros. 

Imagine com a migração dessas redes sociais para o Metaverso? Você vai interagir com seus seguidores, mas provavelmente por meio de avatares. Para as marcas, é a oportunidade de criar um avatar que personalize o seu branding. 

Afinal, mesmo sendo personagens virtuais, eles humanizam a marca e interagem com os clientes.

Anúncios no metaverso

A tendência é que as plataformas de realidade virtual pensem em espaços para anunciantes, a fim de monetizar a presença das marcas. Para criar anúncios relevantes, as marcas dependem de dados sobre os usuários. 

Embora ainda não esteja claro como o Metaverso irá lidar com a privacidade, já existem leis de proteção de dados pessoais em diversos países, que valem também para as realidades virtuais. Assim, é preciso estar de olho nas modalidades que serão criadas neste novo formato de interação.

Inteligência Artificial e influenciadora

Sabemos que na atualidade, os influenciadores digitais se tornaram um dos principais caminhos das marcas para se comunicar com o seu público. No Metaverso, esse tipo de parceria dará um passo à frente: agora quem estabelecerá a comunicação nesse ramo serão os influenciadores de inteligência artificial.

Com eles, as pessoas (ou seus avatares) irão se relacionar dentro do Metaverso para acompanhar todas as dicas e referências de produtos ou serviços que serão contratados no mundo real. Ou seja, mesmo que não existam de verdade, eles continuarão ditando tendências fora desses universos paralelos.

Então, o marketing digital deve voltar sua atenção para eles.

Estude a posição da concorrência nesse meio e não abandone os canais já existentes! 

Se você deseja sair na frente na corrida para se destacar em mercados cada vez mais tecnológicos, inovadores e competitivos, é fundamental estudar o posicionamento da concorrência. 

Quais empresas já estão atuando? O que elas têm feito para ganhar atenção do público? Quais seus pontos fracos e fortes? 

Essas respostas podem ajudar a gerar insights certeiros para o seu negócio. Mas saiba que o novo universo virtual não substitui o que já temos atualmente de uma hora para outra. 

Desta maneira, continuar direcionando as ações de marketing digital para as redes sociais e canais de conteúdo será essencial para qualquer empresa, esteja ela atuando no B2B ou B2C.

Os meios atuais de comunicação poderão servir como caminho para impactar os consumidores e levá-los ao seu espaço no Metaverso. A integração de todos os canais, físico, online, virtual e 3D provavelmente é o que irá prevalecer nos próximos anos. Você concorda?