Inteligência em comunicação: como a tecnologia auxilia nas estratégias

Estamos na era da tecnologia. O futuro imaginado nos filmes de ficção científica de décadas passadas, no qual as máquinas tornavam-se inteligentes a ponto de serem capazes de substituir os humanos, já é uma realidade (pelo menos no que diz respeito a algumas atividades mais operacionais). E a inteligência em comunicação faz parte deste contexto.

Dessa forma, empresas que resistem a automatizar sistemas e implementar soluções baseadas em dados e inteligência artificial, por exemplo, já sentem os sinais da obsolescência.

Então, em vez de resistir aos avanços tecnológicos, que tal aprender a usá-los a seu favor? O mercado está cada vez mais competitivo. E ganha quem tiver a capacidade de agilizar processos e prever cenários.

Leia mais:
>>
Comunicação corporativa: por que usar ferramentas de inteligência
>> Inteligência em comunicação: 6 passos para orientar ações por dados

Tenha a inteligência em comunicação como aliada

A inteligência em comunicação é a melhor estratégia para conhecer a concorrência, os clientes e, até mesmo, o seu próprio negócio.

Essa abordagem permite às organizações e aos profissionais de comunicação perceber de maneira sistemática o que acontece no seu entorno para agir com foco e eficiência.

Atualmente, a disponibilidade de dados aumenta em velocidade exponencial.

Essas informações – criadas em uma crescente rede de pontos de contato entre pessoas e corporações – tornam-se um ativo estratégico. E saber usá-los com inteligência potencializa os resultados corporativos. 

Assim, com uma estratégia de inteligência em comunicação bem estruturada, sua empresa sabe em que lugar quer chegar e o que vai fazer para que isto aconteça.

E a tecnologia se transforma na chave para expandir negócios. Além de te ajudar a se manter sempre à frente no mercado.

Com a utilização de uma plataforma de inteligência em comunicação capaz de centralizar e compartilhar informações relevantes, sua empresa consegue coletar, mensurar e utilizar de forma muito mais proveitosa estes inúmeros dados em suas estratégias e decisões.

Como desenhar estratégias de inteligência em comunicação usando tecnologia?

Uma estratégia de inteligência em comunicação tem como base planejar, coletar, analisar e disseminar as informações.

E essas práticas devem ser realizadas com eficiência para que sua empresa se torne verdadeiramente competitiva. 

Nesse contexto, a tecnologia auxilia na automação e na agilidade para execução destes processos.

Com a ajuda das plataformas da Knewin, por exemplo, é possível focar a pesquisa no que realmente importa e fazer isto de forma muito mais rápida e automática. 

A seguir, elencamos alguns exemplos da utilização da tecnologia para a criação de estratégias mais efetivas para o seu negócio. Confira:

1. Redução no tempo de pesquisa e coleta de dados

A cada segundo, milhões de informações são geradas no mundo. E saber filtrar os dados que realmente sejam de interesse da empresa é uma tarefa extensa e complexa.

Mas, com o auxílio de um software de inteligência em comunicação e com as ferramentas corretas, sua organização poderá coletar informações das fontes certas sem perder tempo com aquelas que não agregam valor às estratégias.

A pesquisa e a coleta de dados podem ser feitas sobre assuntos específicos. Ou até mesmo por palavras-chaves. Isso de forma automática, com rapidez e eficiência.

Sua equipe terá mais tempo para realizar funções mais criativas e menos operacionais. Assim, é possível focar em estratégias e novas ideias para aprimorar a gestão de marcas.

2. Sua empresa sempre de olho na concorrência

Com ajuda de uma plataforma de inteligência em comunicação, todas as informações importantes sobre os passos dos seus principais concorrentes e do mercado de maneira geral não sairão do radar.

Afinal, informação é poder. E antecipação é a chave do sucesso de uma organização.

Estes dados são muito importantes para, além de analisar como as outras empresas estão se comportando, ter os insumos necessários para prever cenários em longo prazo.

Acima de tudo, eles ajudam você a ter tempo hábil para criar, adaptar ou mudar suas estratégias de acordo com os fatores externos que podem vir a afetar a imagem da marca.

3. Melhora na organização e análise dos dados

Para ter melhores insights, é fundamental contar com as informações certas. E isso só é viável por meio de organização e, principalmente, por uma boa preparação dos dados. 

Com um software de inteligência, é possível armazenar as informações dos clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros de forma sistemática e organizada, facilitando a manipulação e uso desses dados.

Com isso, é possível analisar os dados e, até mesmo, cruzar as referências para a criação de padrões e estratégias mais personalizadas, efetivas e lucrativas.

4. Compartilhamento de informações eficiente

Uma comunicação só se torna eficiente quando é devidamente compartilhada com todas as pessoas que fazem parte de um mesmo processo.

Neste ponto, muitas empresas acabam falhando, principalmente no ambiente interno. Afinal, não dividem de forma completa e clara suas estratégias com todas as equipes de trabalho.

Em resumo, para um plano funcionar, ele precisa da colaboração de todos.

E, para que isso aconteça, os colaboradores precisam se sentir parte de todo o processo.

Com uma plataforma de inteligência em comunicação, notícias, insights e ações podem ser compartilhados com toda a organização de forma rápida e com agilidade.

Isso pode ser feito por meio de newsletter com disparo automático ou com a permissão de acesso nos arquivos da própria ferramenta. 

Além disso, a troca de experiência fica facilitada. E a empresa pode contar com a colaboração de toda a rede para melhorar suas estratégias.

Com um compartilhamento eficiente, sua empresa ganha agilidade nas operações, aumenta o fluxo de ideias e melhora o clima organizacional. Isso reflete em resultados positivos internamente e externamente.

Contar com a tecnologia para melhorar sua coleta de dados e estratégias é muito efetivo. Que tal iniciar agora mesmo a transformação digital na sua empresa? Entre em contato com a Knewin e descubra o que um trabalho com inteligência em comunicação pode fazer pelo seu negócio!