Como os dados podem te ajudar a entender opinião do consumidor?

Conhecer a opinião do consumidor e entender as suas necessidades é uma das ferramentas mais importantes para as marcas se posicionarem competitivamente no mercado. Afinal, descobrindo o que o cliente deseja, é possível ter informações consistentes para direcionar o negócio.

Para fazer isso, estabelecer uma relação de confiança e troca de informações é essencial. Essa estratégia permite saber com antecedência qual é o melhor caminho a seguir, reduzindo, por consequência, a margem de erro de uma iniciativa ou ação. 

Leia também:

>> Ferramentas de monitoramento de redes sociais: como saber qual é a melhor?
>>  Data-Driven marketing: o impacto dos dados na rotina profissional
>> Análise de sentimentos nas redes sociais: por que fazer?

Como implementar essa previsibilidade no dia a dia?

Sem dúvidas, a melhor maneira de entender a opinião do consumidor é colocando em prática uma cultura data-driven na sua organização. Segundo a pesquisa Evolution Report Latam, conduzida pelo MIT Technology Review, 89% dos entrevistados concordam que são os dados que melhoram as decisões de negócios. 

Por isso, hoje, em média, 9,2% do orçamento para marketing de uma empresa é destinado a um trabalho de análise de dados.

E convenhamos: os dados são essenciais justamente porque vivemos na era da informação. 

Inclusive, pesquisas mostram que essas informações, quando mal coletadas, podem custar em média, 30% da receita de uma empresa. A consultoria Gartner descobriu que o custo médio da baixa qualidade de dados nas empresas chega a algo entre US$ 9,7 milhões e US$ 14,2 milhões por ano. 

Então, se você é uma pessoa conectada ao mundo digital, deve saber que pouco adianta ter boas campanhas publicitárias e oferecer soluções eficientes se você não compreende a opinião do consumidor e não posiciona sua marca de acordo com as necessidades e exigências do seu público. 

Por isso, transformar dados em informação útil é central para saber direcionar sua estratégia! Como disse Bill Gates, fundador da Microsoft, sobre o valor que tem a visão estratégica sobre uma informação:

“O modo como você reúne, administra e usa a informação determina se vencerá ou perderá”.

Por isso, este artigo dará a você algumas dicas de como orientar os dados rumo a uma estratégia para alinhar sua marca às expectativas do seu consumidor. Vamos lá?

Utilize os dados de redes sociais para entender a opinião do consumidor

As redes sociais têm se tornado cada vez mais um espaço para compartilhamento de experiências, tanto positivas quanto negativas. No mundo corporativo, a forma como os consumidores se relacionam entre si e com as marcas é atravessada por discussões que ocorrem nessas plataformas.

Por conta disso, a reputação de uma marca está muito relacionada à informação que os consumidores transmitem sobre ela nas redes.

Um estudo realizado pela MindMiners, mostrou que 54% dos consumidores seguem os perfis de suas marcas favoritas nas redes sociais. Dados também apontam que cerca de 71% das pessoas que têm uma boa experiência com uma marca nas redes sociais tendem a indicá-la para outras pessoas.

Por isso, além dessas plataformas representarem uma fonte de informação ou de divulgação de produtos e serviços, elas também são vitrines para demonstrar os valores da empresa, aquilo que determinada organização acredita e defende. 

O case do BBB22 e a opinião pública

Ao longo da transmissão do BBB22, vimos a expulsão de uma das participantes. No caso, após ter agredido outra sister no “Jogo da Discórdia”, muitas pessoas criticaram a sua postura das redes sociais, o que gerou uma grande pressão sobre os patrocinadores do programa nas redes sociais.

Segundo a Uol, as marcas estavam sendo publicamente “cobradas” e não queriam associar sua imagem à participante.

De fato, na época, bastava abrir qualquer publicação nas redes sociais para encontrar centenas de comentários a favor da expulsão da participante. Mensagens como “Vocês são coniventes em patrocinar agressividade no BBB?” ou “Essa marca apoia agressão” eram destinadas a essas empresas.

Assim, com os consumidores cada vez mais conectados e atentos, as mídias sociais acabam sendo uma maneira de manter um diálogo entre a empresa e seus clientes. E para lidar de forma assertiva com esse cenário, é indispensável monitorar e analisar os dados.

Afinal, quem é o consumidor digital?

Uma pesquisa da Hootsuite em conjunto com a WeAreSocial afirmou que  o Brasil está entre os três países do mundo que mais utilizam as redes sociais. Esse público conectado é o que se chama de  “consumidor digital” ou “consumidor 4.0”.

Separamos três características importantes para você entender um pouco mais sobre ele:

  • Exigente em relação aos padrões éticos da marca: esse tipo de consumidor costuma preferir as marcas com as quais sente certa identificação que ultrapassa a qualidade do produto oferecido. 
  • Interativo por diferentes canais: se a comunicação corporativa não se dava por diferentes vias, o consumidor 4.0 interage diretamente com as publicações das marcas, participando ativamente da repercussão.
  • Curioso sobre o produto: não deixa passar uma dúvida sequer sobre os produtos que deseja. Ele não se satisfaz com informações básicas e busca análises, depoimentos e outros argumentos que comprovem a relevância e a qualidade do que pretende comprar.

Assim, saem na frente as empresas que adaptam suas soluções, atendimento e comunicação aos hábitos, necessidades e valores dessas pessoas. 

E não podemos esquecer: as redes sociais oferecem uma riqueza de dados sobre os consumidores, o que seria inimaginável décadas atrás. Ou seja, saber aproveitar isso e se aproximar do seu público para engajá-lo é um diferencial que não pode ser deixado em segundo plano.

O monitoramento de mídias sociais é o seu principal aliado

Quando falamos de opinião do consumidor e análise de dados, o monitoramento de redes sociais é etapa primordial para equipes de comunicação.

Mas quais são os principais pontos a serem observados? Descrevemos abaixo alguns lembretes para você não deixar escapar nada. Veja:

  • Monitore o nome da marca e suas variações mais comuns, se houver.
  • Os nomes dos principais produtos e serviços da empresa.
  • As menções com tags e hashtags no Twitter, Instagram e Facebook. 
  • Palavras-chave que tenham proximidade com o assunto da marca, produto ou serviço. 
  • Busque por menções dos principais concorrentes, para entender qual a percepção do público sobre as empresas do mesmo nicho de mercado.

Knewin Social, por exemplo é uma plataforma profissional para monitoramento de redes sociais. Com ele, a rotina de profissionais que precisam monitorar as marcas no meio digital se torna mais otimizada e menos desgastante. 

Afinal, a tecnologia fica responsável por capturar menções nas redes sociais, agilizar a classificação do sentimento dos conteúdos e gerar gráficos que ajudam a orientar o trabalho de comunicação por dados. 

Se quiser conhecer outras vantagens do Knewin Social, solicite um teste gratuito em nossa plataforma completa para monitoramento e análise de mídias sociais.