Clipping: como usar o monitoramento na estratégia de comunicação

Todos que trabalham com comunicação á ouviram (ou pelo menos deveriam ter ouvido) falar de estratégia. A definição de um plano para divulgar a marca, seus produtos ou serviços é essencial para o sucesso do negócio e depende, em grande medida, da capacidade de conhecer e acompanhar os movimentos do mercado. E é aí que entra o clipping.

Leia também:
Artigo: Como elaborar uma estratégia de comunicação?

Artigo: 6 passos para uma estratégia de comunicação efetiva

O monitoramento de mídias é um insumo precioso para qualquer atividade empresarial que necessite de informação primária. Notícias, artigos e citações são o alicerce para o entendimento do cenário econômico e empresarial e, logo, precisam ser identificados, coletados e organizados de forma precisa e dinâmica.  

A importância do clipping para a estratégia de comunicação

Teóricos do marketing e da comunicação apontam sete passos para definir uma estratégia de de sucesso. 

  1. Avaliação de cenário
  2. Entendimento do público-alvo
  3. Definição de objetivos
  4. Identificação de canais, ferramentas e modelos de atuação
  5. Definição do orçamento
  6. Plano de ação
  7. Implementação, avaliação e controle

A informação de qualidade é a base de todo este processo, e o clipping acaba sendo imprescindível em três deles. A seguir, falaremos brevemente sobre cada um destes passos. 

1. Avaliação de cenário

O clipping é o ponto de partida para uma boa avaliação de cenário de mercado. Ele é essencial para quem precisa acompanhar informações externas sobre o nicho de atuação da empresa, assim como movimentações políticas, econômicas e sociais.

Ao desenhar um bom plano de monitoramento de mídias é possível acompanhar assuntos como:

  • Ações dos concorrentes.
  • Novidades tecnológicas.
  • Quedas e as ascensões econômicas.
  • Crises políticas.
  • Comportamento do consumidor.
  • Novas leis sancionadas.

Leia também:
Artigo: Monitoramento de mercado: por que inserir na estratégia de clipping?

Mas é importante ressaltar que o cenário corporativo e social em que vivemos é extremamente volátil. Com mudanças rápidas e inesperadas, o monitoramento de cenário de mercado precisa ser um trabalho sistêmico, que servirá de base para a definição da estratégia de comunicação e seus futuros – e certamente necessários – ajustes.

2. Identificação de canais, ferramentas e modelos de atuação

Os conteúdos jornalísticos também são insumo para identificar oportunidades de comunicação. Informações sobre audiência de canais, novas tecnologias, cases de sucesso servirão como direcionadores da estratégia.  

Com dados corretos e atualizados em mãos, o time de comunicação pode estruturar um plano de ação consistente, fugindo de achismos e palpites. 

3. Implementação, avaliação e controle

Não é novidade que o monitoramento de notícias é valioso para demonstrar a percepção de imagem da empresa por parte dos veículos jornalísticos. Mas não é só isto. 

O serviço de clipping também é essencial para avaliar e acompanhar os resultados obtidos a partir da implementação da estratégia de comunicação.

A partir da análise de palavras-chave previamente escolhidas – sobre a marca, produtos, serviços, concorrentes, etc – a equipe pode avaliar métricas e indicadores previamente definidos. 

Ao acompanhar os veículos de comunicação – impressos, digitais, TV, rádio – as empresas podem também: 

  • Entender como a imprensa vê a marca.
  • Identificar gatilhos de crise.
  • Antecipar problemas.
  • Gerenciar a reputação da marca na mídia.
  • Entender os veículos que pautam a marca.
  • Acompanhar as ações da concorrência.
  • Monitorar as movimentações políticas e econômicas.
  • Identificar associações de imagem.
  • Analisar o sentimento das menções.
  • Obter dados para ajustar a estratégia de comunicação.

Como transformar o clipping em ferramenta estratégica

Se você ainda vê o clipping como uma entrega banal, feita diariamente por estagiários ou profissionais em início de carreira para não ser lido por ninguém, esqueça! 

Hoje, os times de comunicação precisam estar prontos para entregar relatórios de monitoramento e análise de notícias que reportem resultados de comunicação, mas que também sirvam como insumos para tomadas de decisões estratégicas em todas as áreas da empresa.

Para chegar a isso, é preciso construir uma boa metodologia de monitoramento de notícias, baseada em palavras-chave estratégicas, escolhidas a partir dos objetivos da companhia.

É necessário também estruturar um processo de trabalho capaz de varrer milhões de fontes rapidamente, identificar o que é relevante para a marca, segmentar e classificar estas informações para que sejam facilmente analisáveis pelos profissionais competentes.

Leia também:
Artigo: Como fazer um bom monitoramento de notícias

Estruture seu trabalho

A primeira etapa de um bom monitoramento de notícias é a definição de objetivos. A partir do planejamento estratégico da empresa, são definidos os temas a serem acompanhados.

Com as categorias de monitoramento definidas – clientes, marca, concorrência, cenário político, por exemplo – é chegada a hora de escolher as palavras-chave que serão monitoradas. São elas a base da busca por conteúdo no meio digital. 

Dependendo do volume e abrangência do monitoramento desenhado até agora será necessário prever ferramentas e soluções de clipping mais robustas, capazes de varrer  jornais impressos, rádio, TV e canais digitais em tempo real. Em outras palavras, aqui é o momento de escolher alternativas para otimizar o clipping e trazer resultados efetivos.

Para potencializar seu monitoramento, não deixe de conhecer as soluções da Knewin. Para pedir uma demonstração basta clicar aqui.